Qual o vosso setting favorito?

Eis a minha pergunta, qual o setting ou mundo de RPG que vocês gostam mais de jogar, como jogador ou GM, independentemente das regras e se é ou não publicado comercialmente.

E qual o setting que gostariam mais de jogar no futuro.

Para mim são a Era Hyboriana de Conan e, no futuro, o setting do Warhammer 40000.

Quais as vossas escolhas?

Ultimamente, dou mais atenção ás personagens e à sua história do que ao "grand scheme of things", ou seja, valorizo pouco o setting. No entanto, se há algum RPG que eu jogo pelo setting é Call of Cthulhu, poderá ser esse o meu favorito. Quanto à pergunta específica de um setting futurista, penso que será Cyberpunk 2020 ou o Armageddon de Witchcraft.

Existem uns quantos settings que me deixam embasbacado apesar da sua complexidade ou estramheza ou até simplicidade e familiaridade:

Exalted, pelo seu carácter épico e síntese de elementos fantásticos;

Tribe 8, pela sua estranheza e capacidade de opressão;

Engel, pelas suas imagens neo-góticas e pela sua simbologia angélica;

Polaris, devido à sua natureza etérea e quase onírica;

Mage: The Ascension, pela síntese de ideas pós-modernas associadas à magia;

Unknown Armies, porque pega nas ideias do Mage e adiciona-lhe terror e um pouco de Tim Powers;

Stormbringer, pelo anti-heroísmo e a suas ideias fantásticas sword & sorcery;

Existem mais... deixem-me pensar um pouco. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Quando disse E qual o setting que gostariam mais de jogar no futuro. estava a querer dizer um setting que ainda não foi publicado ou escrito mas que vai ser proximamente.

Hehehehe.


I know this: if life is an illusion, then I am no less an illusion, and being thus, the illusion is real to me. I live, I burn with life, I love, I slay, and am content.

Neste momento tenho 3 settings que para mim são brutais (sem ordem):

- Don't Rest Your Head, que mais posso dizer, Mad City é para mim como um camião de chocolates para ... mim! (eu gosto de chocolates), é coerentemente insano e brilhante, com o risco de me induzir a divertir-me mais com os aspectos específicos do universo do que propriamente com a coerência da história, mas o que o torna maravilhoso é que isso é o que é suposto ser feito, porque a sua insanidade não quebra a história mas sim ajuda a contá-la;

- Exalted, porque é fantasia/medieval/magitek/anime/oriental, numa altura onde existem umas 4/5 forças nenhuma delas irrelevante e qualquer uma delas pode a qualquer momento lançar o mundo para a rotura total, o mais divertido é que podes ser qualquer uma delas hehe;

- Vampire, The Masquerade, aqui estou em dúvida se gosto apenas do feeling e da cor do setting do que propriamente da suas especeficidade. Gosto do ambiente Bizantino e quase Kafkiano da Camarilla e de toda a sua estrutura ritualistacamente opressiva, agora a maneira como eles traduzem isto para a pratica muitas vezes deixa muito a desejar.

De futuro gostava de explorar um bocado mais Vampire, The Masquerade, embora tenha jogado muitos dos meus primeiros anos nele acho que ainda não o apanhei bem.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

É um que nunca joguei e provavelmente nunca jogarei: GURPS Voodoo: The Shadow War. Poderia dizer também o de Unknown Armies, mas esse não distingo do sistema, e não acho que se possa separar. De resto, eu jogo tudo.

 

Tragedy is when I prick my finger, comedy is when you fall down a hole and die.

- Mel Brooks -

Todos os settings tem o seu lado bom pelo quenão acho que valha a pena fazer referencia a algum preferido (também não tenho preferido).

Agora quanto a algo que gostava de jogar no furturo, bom nao sei se alguem está a criar algo ou se já foi criado algo desse genero mas existe um jogo para PC chamado Arcanum - of steamworks and magika obscura. (penso ser assim que se escreve). É um mundo exelente onde a magia e a tecnologia estao em constante conflicto, alias ambas causam interferencias umas com as outras. Um mago não se pode aproximar muito de um comboio ou pode danificar a maquinaria, mas por outro lado a grande presenca de maquinaria também faz com que as magias de um mago comece a falhar ou a acontecer coisas estranhas aos spells. Acho que de qualquer maneira dava para um RPG exelente um setting assim.

O meu setting favorito é este:

The Known World

Mas não sei se alguma vez jogarei nele.

Basicamente porque, na linha do que disse o Rick Danger, tendo a valorizar cada vez menos settings e enredos pré determinados em favor de settings desenhados em pinceladas largas, que possam ser melhor detalhados durante o jogo, preferencialmente com o contributo de todos os jogadores.

Mesmo assim, o setting de Artesia exerce um grande fascinio sobre mim (old habits die hard).

Quanto ao futuro, sempre sonhei (desde o velho Rogue Trader) jogar (ou mestrar) no universo do Warhammer 40K, mas depois do que a Black Industries infligiu ao velho setting do Old World (conforme apresentado na primeira edição do WFRP), devo confessar que me sinto algo céptico.

Eu sei que sou sempre a mesma coisa, mas se vais jogar Artesia com alguém o provável é que vás jogar comigo já que também o tenho e está na minha lista a jogar. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

És sempre a mesma coisa... ;-)

Dos setting de D&D que li o que mais gostei até agora é mesmo do recente Eberron, não sendo adepto de campanhas num setting pré-feito gosto muito do estilo de Eberron.

De resto gostava de experimentar Dark Sun ou Ravenloft