Quando acabam as cartas no San Juan

Olá,

Joguei o San Juan 2 vezes e gostei imenso do jogo, por ser um simples jogo de cartas, mas ao mesmo tempo intrincado, com tantas variáveis! Aguçou-me o apetite para jogar o Puerto Rico, sem dúvida.

Estranhei apenas que, a certa altura do jogo, as cartas tenham acabado... Estávamos 4 pessoas a jogar e duas delas estavam a acumular cartas sob a capela, algo previsto nas regras do jogo. Ficámos sem saber se devíamos terminar o jogo naquele momento, ou se devíamos esperar que voltassem cartas para a mesa, prejudicando alguns jogadores. Não encontrámos nada nas regras do jogo sobre isto.

Já aconteceu a alguém? O que fizeram?

Estive a ver a pagina do jogo e encontrei o topico onde dizem que formas um novo baralho a partir do descarte.

Pois, isso aconteceu várias vezes, mas o problema é que, a certa altura, o descarte também acabou...

O tipico é temos pena: alguem que descarte ou nao ha mais cartas para a capela.... Mas sairem da capela (marcando os pontos) não faz sentido...

Pois, até porque as cartas sob a capela são "menos interessantes"... Basicamente, o jogo fica sempre desvirtuado... Não devia acontecer isto. Talvez o mais lógico seja acabar o jogo nesse momento.

Não joguei suficientes vezes o san juan, mas nesse tipo de jogo existem várias estratégias. Experimenta adoptar uma estratégia diferente do normal e podes ficar surpreendido por ganhares. Funciona um pouco como as quintas do carcassonne: se toda a gente perder tempo a jogar para elas, claro que ganha quem tiver a maior quinta.

Experimenta ver este post . Talvez não seja novidade para ti, mas pode ser uma leitura interessante...

O meu inglês está um pouco enferrujado... Vou precisar de tempo, mas vou ler, sem dúvida! Obrigada.

De certeza que estão a fazer tudo correcto?

Vê este thread a ver se não terás algum dos problemas com as regras aí levantados:

https://www.boardgamegeek.com/thread/344606

Principalmente, atenção ao pormenor de terminar o jogo com 12 edifícios púrpura ou não. Era este o problema que o jogador tinha. Também não esquecer o limite de cartas na mão no início da ronda.

Parece que é uma situação possível, em casos extremos, se todos os jogadores optarem por estratégias muito apoiadas na produção de recursos. Neste caso, aparentemente, o jogador que optar por uma estratégia diferente, assente na construção, deverá levar vantagem porque em vez de acumular recursos os utiliza para construir edifícios rentáveis.

Have fun!

Ok, era mesmo isto! Parece que fizemos o mesmo erro... Entendemos que o jogo acabava com 12 edifícios violeta e não com 12 no total. A pessoa que ganhou teve uma pontuação de 60, o que é demasiado, certo?

Obrigada pela ajuda!

Nada a agradecer. É também para isso que aqui estamos.

Vi que estás localizado no Porto. Não queres aparecer num dos encontros? Aí poderás ver outros jogos, conhecer outros jogadores e, quem sabe, jogar um Puerto Rico connosco.

Vê os tópicos do Grupo do Porto ou os Eventos futuros para mais informação.

Abraço!

Obrigada, vou dar uma olhadela. :)