Fiquei de tal forma surpreso com o desenrolar da nossa última sessão de D&D que achei por bem partilhar dois dedos de conversa com os interessados.
Eu sou o tipo de DM apologista da boa preparação das campanhas de role, achando que o improviso é excelente mas que não dá tão bons resultados como o trabalho e a preparação. Felizmente para humanidade, por vezes até eu me engano...
Então a situação aconteceu na nossa campanha a decorrer nos Silver Marches (Forgotten Realms). Supostamente, os PC queriam ir ao acampamento dos bárbaros dar uma olhadela numa tapeçaria antiga que poderia, ou não, guardar um segredo.
O pobre e inocente DM pensa o seguinte: "Bem, isto é pacífico... eles chegam lá, fazem um bocadinho de role para negociar com os bárbaros, olham para o tapete e vão-se embora, até porque o real destino deles são as Night Trees onde têm um confronto marcado com um evil druid..."
Até aqui estava tudo bem... o que eu não contava é que o meu clérigo caído em desgraça se envolvesse numa discussão teológica com o comandante da tribo. Pelo meio da troca de mimos, a conversa resvala para o bárbaro a ridicularizar o clérigo e a defender a supremacia do seu deus - Tempus, deus da guerra. O clérigo decide pressionar a argumentação, e no calor da disputa eu lembro-me de o desafiar para um duelo, que ele aceita.
O jogador até fica contente, pois sendo um clérigo/weretiger está plenamente convencido que consegue lidar com um mero bárbaro. O problema é que o bárbaro, além de ter mais 2 níveis do que o clérigo... é ele próprio um werewolf! E isto não foi impingido por mim, pois o NPC vem mesmo descrito no livro de recursos!
Em pouco tempo, o que eu sempre assumi que seria apenas um ponto de paragem temporário, escala para um grande banquete, com longas piras a iluminar a noite fria das montanhas, e os bárbaros a dançar e a tocar tambor, aos quais se juntou o monge do grupo, ele próprio de ascendência bárbara e praticante de um estilo de dança único.
Chega o momento do duelo, e os contendentes colocam-se na arena. Eu passo os olhos rapidamente pelo PHB, um pouco nervoso por não ter quaisquer estatísticas preparadas para esta personagem, dispondo apenas da referência que vem no livro de recursos: Morgwan, CE human Brb 7 werewolf. Faço umas contas rápidas e começa o duelo.
Eu começo a pensar: "Ele não vai aguentar... o bárbaro é mais forte... tem o dobro dos HP... e ele nem desconfia que o bárbaro também é um licantropo... vai levar uma tareia...". O clérigo, mal leva uma porrada, transforma-se em weretiger, convencido que acaba de ganhar uma grande vantagem, mas em resposta a isso o bárbaro também revela a sua natureza. O duelo desenrola-se com o clérigo a levar forte e feio e a ter que usar os seus feitiços para recuperar os HP. Chegamos a uma situação em que o clérigo/weretiger é encostado ao limite da arena, e está grappled pelo bárbaro/werewolf, tem apenas 2 HP e basta o bárbaro empurrá-lo para fora da arena e este perde o duelo. É então que, quase em desespero de causa, o clérigo decide entrar em opposed grapple checks e strength checks para tentar levantar o bárbaro e atirá-lo por cima do seu corpo, para fora da arena. Lançamos os dados... e empatamos o strength check! Ficámos de tal forma surpresos pelo sucedido, que decidi que ambos rebolavam para fora do limite da arena e empatavam. Foi um episódio memorável, que levou inclusive no dia seguinte a que a ranger da tribo oferecesse ao clérigo um manto de pêlo (survival +10) como prova do respeito da tribo, uma vez que nunca o chefe havia sido vencido.
Em suma... nunca me passaria pela cabeça que o episódio no acampamento dos bárbaros pudesse ter este desfecho, mas creio que no fundo é isso que nos vicia em role-play!
Como já levei porrada neste fórum por colocar actual plays, deixo o convite a quem quiser visitar a página que tenho estado a fazer para a campanha: