O que se joga? De tudo, dos Eurogames aos Wargames, dos mais recentes aos clássicos! Lendo os comentários a este post poderão ficar com um pequeno feeling do "cardápio" de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento, e há sempre alguns eternos favoritos que são presenças constantes e outros que estão na loja disponíveis para quem quiser. Sintam-se à vontade para trazerem os vossos jogos favoritos; interessados neles não hão-de faltar.
Como se joga? Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide pelos jogos mais apetecidos. Há sempre para todos os gostos: curtos, longos, mais a brincar, mais para fritar o cérebro, etc. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que o dono do jogo ensina toda a gente a jogar e depois… joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo; não há maus perdedores nem maus vencedores, apenas bons amigos.
O que se janta? Se vieres ao final da tarde com ideias de ficar para a noite, o pessoal costuma organizar-se para jantar (tipicamente encomenda-se Telepizza, ou vai-se ao centro comercial ali ao lado onde há uma selecção decente de fast food), mas podes ir jantar onde quiseres e voltares quando estiveres despachado.
Aparece! Há sempre um espaço vago a contar contigo!
Como é um jogo interactivo em que as pessoas estão sempre a jogar, os jogadores estabelecem o ritmo do jogo. Mesmo assim, para primeiro jogo, duas horas (com a explicacao) será mais provavel…
Vou-me picar: por acaso da ultima vez demorei 15 minutos....
Mas tens razao: eu acredito em regras mecanicas, o que podera assutar bastantes antes do jogo comecar. Tu gostas mais de regras vivas, que são muito mais descontraidas e faceis de se comecar a jogar, mas podera estragar a experiencia a alguns incautos a meio do jogo.
Vou tentar adoptar a tua estrategia de regras vivas para explicar o Bang....
A diferença é mais uma questão de postura, na base em que eu não acredito que se tenha de ganhar o primeiro jogo logo na primeira vez que se o joga, dai ir explicando as regras à medida que as situações ocorrem, acredito assim que o jogador não é logo açambarcado com 500 mil coisas pela frente, ou seja aquilo a que o Vasco chamou de regras vivas. A outra forma que eu o estava a picar e que para muitos é a única forma compreensivel de se jogar um jogo é explicar exaustivamente todas as regras do jogo de forma que não podes dizer a meio que não te tinham explicado!!! claro que levas com 500 mil regras no espaço de 15 ou 45 minutos e depois já não podes dizer que não tens hipóteses de ganhar logo no primeiro jogo!!
Há aqui uma diferença fundamental em que acredito que um jogo tem de se ir absorvendo e ir jogando e aprendendo a jogá-lo e a conhecer-lhe as manhas, em que o ganhar passa a secundário nas primeiras vezes. No outro lado da barricada tens quem advogue que um jogo tem de ter um conjunto de regras suficientemente conciso que estas explicadas em 15 a 45 minutos dão a qualquer n00b a possibilidade de ganhar o mesmo logo na primeira vez que o joga.
Passo a exemplificar: a primeira vez que joguei Bang! o bom do Sgrovi (vasco tás safo neste exemplo LOL) optou pela tecnica mecanizada, meteu-me na frente as cartas todas diferentes que existem no jogo, e explicou-me uma a uma o que cada uma fazia e possiveis interacções!! Eu ia queimando o fusivel!!! Arre!! 20+ cartas diferentes, para além das mecânicas base!!! O que eu tenho feito quando explico o Bang! (ao que o Vasco se estava a referir) é explicar as regras base, a questão das distâncias virtuais e durante o jogo qualquer jogador quando lhe aparece uma carta mais estranha na mão pergunta e é-lhe explicado o que fazer com essa carta, um processo mais evolutivo e que o jogador vai lentamente e de uma forma mais prática aprendendo as regras, inclusivé as excepções.
De resto eu e o Vasco gostamos de mandar os nossos petardos um ao outro, mas não deixa de ter mérito (quanto a mim dependendo do jogo) qualquer que seja a forma como se explica o mesmo.