A maioria das coisas de ontem por pagar identificaram-se (certo Vasco?) por isso penso que se resolveu.
Mas a questão aqui levantada pelo Pombeiro é que acho que é pertinente. Acho que deviamos era fazer pausas de grupo e iamos todos até ao bar consumir. Porque seria bom descomprimir por um bocado, beber um copo para hidratar (e assim ajudar o estabelecimento fazendo despesa), falar com o Júlio/André que estão de serviço no bar, conversar sobre outras coisas que não "O jogo" por uns minutos, ver se há miúdas giras com decotes a jogar nas mesas, etc, um sem número de vantagens. Porque os jogos servem acima de tudo para socializar. E antes mesmo de voltar à mesa, realinhar estratégias de batermos no Vasco, ou na falta dele, no Tereso.
Podiamos combinar que após meia-hora ou 1h de jogo faz-se uma pausa. Dou o meu exemplo de ontem no Twilight, tava tão viciado a jogar aquilo, que nem dei pelo tempo (foram quê, 4 horas?) nem pelas minhas necessidades alimentares! E não gostei da sensação de sair a abanar...
Infelizmente esqueci-me de pagar à saida. Ontem telefonei para lá para denunciar a minha fuga, e hoje vou voltar para me entregar. Vou ter de passar a pagar logo na altura do pedido....
É que este tipo de conversa nem sequer devia de existir.
O bom senso manda a que se consuma qualquer coisa quando se vai a um bar ou a um restaurante.
É que apesar de tudo, e apesar do exagero, é a imagem do hobby que está em jogo.
Qualquer dia andamos a pedinchar um sítio e alguém diz: “É pá, esse gajos? Nem pensar. Ocupam as mesas todas e não consomem nada!”
Eu senti-me bem em poder estar a jogar e beber uma cerveja depois dum dia de trabalho.
Boas. penso que se exige um comentário meu. Por enquanto está tudo bem porque vinte e poucas pessoas numa sala que neste momento não está a ser utilizada regularmente não é muito relevante e como nós tambem jogamos acaba por ser a nossa contribuição para o crescimento desta actividade com todas as vantagens associiadas como conhecer outros jogadores e outros jogos mas, o hobbie há-de cativar mais adeptos e no futuro corremos o risco de ter 50 ou 60 pessoas a jogar com um consumo médio de €0.25 o que não é viável. Não quero de forma nenhuma pressionar o pessoal para gastar muito, estou apenas a chamar a atenção para a possibilidade de no futuro se terem de tomar decisões dificeis como limitar os jogos a apenas uma sala ou pior. Sei que isto soa um bocado mal mas estou apenas a pensar no futuro porque era muito agradavel para todos que a médio/ longo prazo os boardgames ganhassem alguma relevancia no funcionamento diário do bar e esta como todas as relações tem de ser cultivada e alimentada para dar frutos. De qualquer forma estes comentários são sempre injustos para o pessoal que tem a noção do que vale ter um tecto para jogar no centro de lisboa e se esforça para conpensar as "vistas curtas" de alguns,acho que seria muito agradavel para qualquer um de nós chegar ao bar em qualquer altura e saber que vái sempre encontrar pessoas com quem jogar porque todos nós temos sessões privadas mas não é a mesma coisa pois não?
Perdoem-me alguma acidez mas estou convencido que está aqui muita coisa em jogo (oops, um trocadilho) e seria uma infantilidade perder esta oportunidade de criar um espaço que se pode tornar uma referencia para os boardgamers portugueses.
Acho que as pessoas que aparecem nos encontros, quando teem disponibilidade para consumir, tambem teem o bom senso de o fazer. Independentemente do número de pessoas que apareçam, julgo que haveremos de arranjar maneira de compensarmos de várias formas pelo espaço que nos agrada. E claro que o feedback é importante para aprendermos o outro lado.