A impressão que me deu é que este jogo pode ter um problema de runaway leader que não havia muito no AoS, e surpreendentemente não é tanto pela falta de income reduction.
O que se passou é que o Vital ficou com a locomotiva no primeiro leilão, fez dois shipments de 2 no primeiro turno, ficou com uma grande vantagem no income que depois usou para pedir muito mais empréstimos que os outros, dominar os leilões seguintes e ficar sempre com a locomotiva. Isso deu-lhe uma vantagem bastante grande no income e como tinha entregas suficientes e não ficou entalado (o que aqui até certo ponto parece ser mais díficil do que no AoS, por causa da produção) nunca mais ninguém o conseguiu apanhar. Acho que em parte o problema foi que estávamos todos com mentalidade de AoS e mais ninguém pediu dinheiro suficiente para não ficar com income baixo, como o Hélio referiu.
Curiosamente no bgg há gente a falar que a locomotiva é menos importante do que no AoS, mas não foi de todo a impressão que me ficou. A grande diferença que eu achei é que aqui pedir empréstimos é menos penalizador a longo prazo que no AoS, porque a redução no income é igual mas equivale a uma redução menor de pontos no fim do jogo (um income perdido é só meio ponto), para além de não haver limite. A minha impressão é que isto juntamente com não haver income reduction leva a que o dinheiro seja menos apertado do que no AoS, e os shipments iniciais muito mais importantes, porque na prática cada ponto equivale a 5 de dinheiro logo na mão - e à perda de 1 income ao longo do jogo, mas considerando que a 5 são só 7 turnos, não é díficil de ver que logo ao quarto turno é capaz de compensar transformar todo o income em dinheiro.
A outra diferença grande está na produção, agora escolhe-se um de grupos de três cubos e põe-se numa cidade na fase de construção. Acho que isto por um lado até torna a produção mais aleatória, porque antes sabia-se onde os cubos iam entrar mas não quando (e às vezes, se), agora é mais controlável mas é mais fácil de se ficar entalado se alguém roubar os cubos que queríamos para os pôr noutro sítio. Por outro lado permite jogadas do tipo de pôr cubos na mesa para se entregarem logo a seguir.
Quanto a componentes, acho que ficava melhor com uns comboinhos de plástico :D
Quanto a componentes, acho que ficava melhor com uns comboinhos de plástico :D
[/quote]
Este comentário foi muito interessante até esta frase, em que se estragou tudo. Está muito bonitinho o jogo.
Mas pronto, lendo as vossam impressões, parece que espelham o que se tem lido no bgg. Experimentarei um dia destes, quando aparecer aí no mercado negro um "fix" para transformarmos o AoS num Steam.
[...] quando aparecer aí no mercado negro um "fix" para transformarmos o AoS num Steam.
[/quote]
Experimenta ver https://www.boardgamegeek.com/filepage/39813. Acho que é o suficiente, não sei se a mistura de tiles é diferente (mas também há uma lista no bgg).
[quote=vch]Este quero experimentar, o original não tenho pressa nenhuma. Talvez até consigam convencer o Pombeiro a jogar a este ;-)[/quote]
Que dizer que se eu levar os comboinhos do RRT e/ou do TTR o jogo fica como deve de ser? Assim sim, convencem-me a experimentá-lo + depressa que o AoS!!!