O que são as Quartas dos Boardgamers de Lisboa? São encontros semanais, realizados todas as quartas-feiras, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.
A quem se destina? O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.
Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa? Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.
Que jogos se jogam? Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.
Mas os jogos são de quem? Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.
Então e onde se come e bebe? É habitual jantarmos no centro comercial Acqua Roma, que fica a 3 minutos a pé, onde existe diversidade de escolha nos menus, por um baixo preço. Na Magic Pool, local do encontro, existem bebidas disponíveis para consumo bem como algumas coisas para comer.
E quais as possíveis utilizações desta página de internet? Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.
Relembrem-me lá entre que horas é o encontro? A partir das 18h00 já encontrarás pessoas a jogar, finalizando o encontro às 2h00 da manhã, hora de fecho da Magic Pool. Dentro desse horário podes aparecer quando quiseres.
O jogo na versão Standard joga mto parecido com o AoS à excepção do novo esquema de tracks de income e VPs separadas, o que obriga os jogadores a pensar em como alocam os pontos das entregas de cubos. O Vital acabou por dar uma tareia nos restantes 4, talvez por termos deixado que ele ganhasse os primeiros leilões todos e levasse a locomotiva para casa. Como as linhas dele resultaram bem e tinha entregas p fazer, o jogo esteve sempre na mão dele.
Pareceu-nos aos restantes que devíamos ter arriscado numa estratégia diferente para contrapôr, tipo pedir mto dinheiro baixando o income drásticamente mas depois com mto dinheiro na mão podería-se ganhar leilões e fazer face às despesas.
Resumindo, o sistema novo requer alguma adaptação e experiência até se perceber quais as melhores formas de o usar.
Quanto aos componentes, melhores e mais atractivos que o AoS, o Vasco até disse que só de olhar dava vontade de jogar. Fica por experimentar a versão Base que me parece ter os seus pontos de interesse também.