Quartas dos Boardgamers de Lisboa

Local: Runadrake's Colosseum Romae - Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B, Lisboa (ver mapa mais abaixo)
Descrição:

Todas as quartas-feiras depois do trabalho e das aulas, ao final da tarde, há jogatana de boardgames na loja Runadrake's Colosseum Romae (ver o mapa) a partir das 18:30. Este evento semanal é organizado pelo grupo Boardgamers - Lisboa, que convida toda a gente interessada a aparecer. Na área do grupo (ou nos comentários a este post) poderão encontrar o "cardápio" de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento, e estão vocês à vontade também para trazerem jogos vossos. No entanto, a única coisa que precisam de trazer obrigatoriamente é só e apenas vontade de jogar e de conhecer jogos novos.

Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide (se necessário) pelos jogos mais apetecidos. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que o dono do jogo ensina toda a gente a jogar e depois... joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo.

De resto, se são entusiastas dos jogos de tabuleiro e residem na Grande Lisboa, inscrevam-se na área do grupo (caso ainda não o tenham feito) se melhor quiserem manter-se a par de futuras combinações e jogatanas, ou participar nas discussões sobre a organização dos eventos. Contamos convosco!

Como combinado com o Ricardo Madeira e o Hugo Carvalho, vou aparecer às 15:00 com o magnifico jogo Die Macher (setimo no BGG). Quem quiser aparecer, fique à vontade...

Se quiserem ver o video https://www.boardgameswithscott.com/?cat=40

Epá, ainda bem que me lembras!

Já me tinha esquecido completamente disso… 15h, então!

eu aparecer apareco mas so por volta das 5/5.30 :stuck_out_tongue:

Não deve dar para ir... CryCryCryCryCryCryCryCryCryCry

O Die Macher foi dos primeiros jogos que comprei e ainda não lhe toquei...

voces vão ter de me prometer que voltam a jogar isso em breve... muito breve!

ou eu amuo e não compro mais nada!

Eu só chego lá para as 18.30. A chefe não está e então não devo conseguir sair mais cedo. Espero que sofram por eu não poder ir :slight_smile:

Eu comprei o jogo só para o experimentar uma única vez, por isso ou vais quarta ou temos pena.

E ai de ti que deixes de comprar jogos bons....

Luis, estou solidário contigo - desde logo, porque, como vos disse, também não posso ir :wink:

Por isso, qualquer que seja o resultado destas eleições, aqui fica o nosso pedido de “segunda volta”!

a ver se consigo lá estar às 15, mas se n conseguir telefono para n esperarem por mim

[quote=vch]

setimo no BGG)

[/quote]

Lamento informar, mas o 7º é, neste instante, o Battlelore!.. que por sinal já chegou… iuuupiiiii

Contem comigo às 15

então e que tal o jogo?

quero ouvir as primeiras opiniões ;)

Sem dúvida um dos melhores jogos do ano (mesmo assim um bocadinho abaixo do chinatown se for possivel a comparacao).

Apenas fizemos a versão "curta" de cinco turnos/eleicoes o que demorou à volta de 4 horas e meia totais, mais 15 minutos para explicar as regras. Como esperado, este tempo pode ser reduzido: nunca ninguem tinha jogado, mas os ultimos turnos foram bastante rapidos.

Fomos cinco jogadores e praticamente não houve downtime. O jogo tem 12 fases e todos estão sempre envolvidos. Tematicamente achei o jogo seis estrelas (em cinco), de tal forma que as regras faziam bastante sentido para a vida real: popularidade, opinioes do partido/região/pais, divergencias de opiniao, campanhas de angariação de votos, sondagens, iniciativa, numero de membros do partido, controle da comunicação social, influencia na opiniao regional por parte da comunicação social, subornos, coligacoes de partidos (com opinioes comuns), membros do gabinete partidario, intencoes de voto previas : no fundo um jogo extremamente rico.

Alguns pormenores das diferentes mecanicas do jogo:

- Cruzamento constante entre as opinioes do teu partido com as de uma regiao, e com as do pais inteiro. Este cruzamento aliado à popularidade do teu partido permite aumentar/diminuir a importancia das tuas campanhas.

- 5 categorias diferentes para acumular os pontos finais

- em cada região toda a gente pode ganhar alguma coisa: não é apenas um valor absoluto para o vencedor

- angariacoes: perdes membros do partido quando as aceitas (chamam-lhe suborno) e ganhas membros do partido como recompensa por as não aceitares.

- timing dos votos: podes angariar alguns dos votos ainda antes das eleicoes mas tambem podes esperar para ver se as condições melhoram (ou não ;-))

- quatro eleicoes a decorrer simultaneamente (mas em cada turno apenas uma está activa) permitindo aos jogadores não "investirem" apenas na activa.

Apesar de (achar que) não gostar de jogos longos, tenho a certeza que continuaria a jogar por pelo menos mais tres horas......

O jogo é um espectáculo, e o tema é perfeito (se bem que, ao fim de tantas horas, já só vês cubinhos de madeira e cartas com símbolos à tua frente, eheh).

Demorou é como o raio, não tanto por culpa do jogo em si, mas dos jogadores. Há muita coisa para controlar e tudo interage com tudo, portanto até para as decisões mais simples o pessoal parava para pensar, e voltava atrás, e depois acabava por fazer o que já tinha decidido fazer antes, etc.

Eu lá para meio perdi um bocado de interesse porque havia algumas regras que não tinha absorvido e vários erros crassos que tinha cometido por causa disso (mas não só, eheh); pensei que estava irremediavelmente para trás em relação aos outros, mas afinal, e com uma pequena benesse da opinião pública nacional, fiquei no meio da tabela; os scores finais até foram bem renhidos, uau!

Definitivamente é um que temos de repetir muitas vezes mais!

PS - Estou agora a colocar online as fotos do encontro!