Todas as quartas-feiras depois do trabalho e das aulas, ao final da tarde, há jogatana de boardgames e wargames na loja Runadrakea partir das 18:00. Este evento semanal é organizado pelo grupo Boardgamers - Lisboa, que convida todos os interessados a aparecer.
Não têm tempo? Apareçam por uma hora ou duas! É o que basta para jogar um ou mais jogos excelentes e alegrar toda a semana; vão ver que depois de lhe ganharem o gosto a vossa agenda como que por magia começa a ficar mais livre às quartas-feiras. Não conhecem ninguém? Metidos em casa também não vão conhecer; nenhum de nós se conhecia de nenhum lado até termos aparecido para jogar juntos, e desafio-vos a encontrar pessoas mais educadas, civilizadas, amigáveis, prestáveis ou simpáticas do que aquelas que todas as semanas aparecem para jogar.
O que se joga? De tudo, dos Eurogames aos Wargames, dos mais recentes aos clássicos! Lendo os comentários a este post poderão ficar com um pequeno feeling do "cardápio" de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento, e há sempre alguns eternos favoritos que são presenças constantes e outros que estão na loja disponíveis para quem quiser. Sintam-se à vontade para trazerem os vossos jogos favoritos; interessados neles não hão-de faltar.
Como se joga? Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide pelos jogos mais apetecidos. Há sempre para todos os gostos: curtos, longos, mais a brincar, mais para fritar o cérebro, etc. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que o dono do jogo ensina toda a gente a jogar e depois... joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo; não há maus perdedores nem maus vencedores, apenas bons amigos.
O que se janta? Se vieres ao final da tarde com ideias de ficar para a noite, o pessoal costuma organizar-se para jantar (tipicamente encomenda-se Telepizza, ou vai-se ao centro comercial ali ao lado onde há uma selecção decente de fast food), mas podes ir jantar onde quiseres e voltares quando estiveres despachado.
Aparece! Há sempre um espaço vago a contar contigo!
O Illuminatti é sem dúvida um grande jogo, onde há mesmo regras para fazer batota. No entanto:
-O jogo é incrivelmente porco, temos que estar sempre a lixar os adversários.
-O jogo ocupa um espaço na mesa enorme, que aumenta quanto mais jogadores estiverem a jogar. Não comecem a jogar numa mesa pequena com 6 jogadores porque senão 4 dos 6 jogadores acabam a jogar no chão.
-Se o reprint for igual ao original, então comecem a poupar em moedas ou tokens, porque os tokens que vêm dentro do Illuminati são tão pequenos e fiddlies que se tornam virtualmente inuteis.
Fora isto, o jogo é um espectáculo, mas comprem as expansões, isso é obrigatório, o jogo sem expansões sabe a pouco.
A samurai once asked Zen Master Hakuin where he would go after he died. Hakuin answered ‘How am I supposed to know?’
‘How do you know? You’re a Zen master!’ exclaimed the samurai.
‘Yes, but not a dead one,’ Hakuin answered.
Se o Vasco e DrZ vão os dois jogar não sei qual deles é que devo tramar … ai ai as escolhas que temos de fazer … Vasco não comeces já a choramingar … MENINA!!
Encomendei directamente da SJG. Eu tinha uma versão "brasileira" da qual me desfiz, e como eles iam fazer o reprint, encomendei. 37 US$ se bem me lembro.
Tenho a primeira expansão também.
Relativamente ao dinheiro, são umas notitas de cartão, que não são muito más desde que se jogue sem vento!
A parte menos boa do jogo é quando o pessoal entra numa de fazer acordos e perde horas em discussão. Mas desde que se mantenha uma certa "seriedade" a coisa corre rápidamente.
Acho que a questão de ter de estar sempre a tramar os outros nem se põe tanto, porque se se perde muito tempo em trapaça, fica-se sem tempo para completar os próprios objectivos.
É certo que quando um dos jogadores está quase a ganhar todos se voltam contra ele, mas é tudo uma questão de equilíbrio (até porque o dinheiro não é eterno).
Um excelente jogo, mas é como dizem as regras: Joguem com bons amigos ou com pessoas que nunca mais vamos voltar a ver!!!!
Yeap, absolutamente. Este jogo faz lembrar o Diplomacy, pois é provavel que amizades possam acabar depois de uma jogatina.
Seja como for, saiu a nova expansão, Bavarian Fire Drill, que é muito boa.
A samurai once asked Zen Master Hakuin where he would go after he died. Hakuin answered ‘How am I supposed to know?’
‘How do you know? You’re a Zen master!’ exclaimed the samurai.
‘Yes, but not a dead one,’ Hakuin answered.
[quote=MGBM]Yeap, absolutamente. Este jogo faz lembrar o Diplomacy, pois é provavel que amizades possam acabar depois de uma jogatina.[/quote]Bom, eu, o Rui e o Hélder (ainda não registados aqui) estivemos a experimentá-lo anteontem e não me pareceu assim tão intriguista É assim tão diferente se for jogado a quatro? Parece-me que o Diplomacy é bastante pior, na medida em que podes ser lixado apenas porque sim.
Com o grupo certo, ou melhor dizendo, com o errado, o Illuminati faz parecer o Diplomacy brincadeira de crianças. Quantos mais jogadores mais porco o jogo fica, e acredita, o Illuminati pode ficar feio num instante. Claro, o Illuminati pode ser jogado de diferentes maneiras e pode ser jogado casualmente sem intrigas, mas bem, quando há intrigas, o jogo torna-se imensamente porco.
A samurai once asked Zen Master Hakuin where he would go after he died. Hakuin answered ‘How am I supposed to know?’
‘How do you know? You’re a Zen master!’ exclaimed the samurai.
‘Yes, but not a dead one,’ Hakuin answered.