Quartas-feiras de Lisboa 31 Março

A minha primeira reacção a ler o teu post foi: "hmm? o quê? qual jogo no carro? quem é esta pessoa?" Só depois de ver o teu perfil é que finalmente descobri qual o nick/avatar da nossa querida Susanita. Smile É um longo processo, mas aos poucos vou começando a associar os posts ás caras.

Como tu dizes no teu perfil:

[quote="Arkangel"]

O que esperas/gostavas de encontrar neste site

Ao contrário dos jogos... assim que entrei neste site passei a dar uma importância maior à ORGANIZAÇÃO:p isto é uma ganda confusão:p

[/quote]

Apoiado! Eu até gosto do site, mas para mim pessoalmente é uma confusão entender ás vezes quem está a dizer o quê e a falar com quem. Tive a vida toda habituado a forums PhP BB / Vbuletin, por isso talvez seja problema meu. Undecided

Por mim quando houver tempo e tiveres disposição para isso não me importo de experimentar os robots (não me recordo do nome agora). Não sei se é muito a minha "onda" ou não, sem jogar nunca se sabe, mas a mecânica pareceu-me engraçada e original para não falar que a companhia é sempre boa. Wink (Calma RedPiss calma!). Até lá então. Beijitos.

* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek *

("Shameless Plug:" GM de Roleplay de L5R á procura de jogadores na área de Lisboa interessados em participar/experimentar)

~Nuno Carreira / Strilar

Do jeito que a coisa vai, qualquer dia já estamos a iniciar a "noite dos boardgamers" ás 9h da matina, é sair da cama para ir para o tabuleiro! Ashamed GEEKS!

Que inveja não poder fazer isso... tambem quero! Cry

("Shameless Plug:" GM de Roleplay de L5R á procura de jogadores na área de Lisboa interessados em participar/experimentar)

~Nuno Carreira / Strilar

tem calma que isso de acordar e ir po tabuleiro só nas férias e arranja-se sem problemas :p

Eu tirei dois dias de férias e a unica coisa que consegui jogar foi um dominion e um carcassone. Frown

Fico então á espera do vosso convite, que isto de jogar o dia todo das 10h até ás 2h na TrincaCon "soube-me a pouco" Laughing

~Nuno Carreira / Strilar

Pois se falei em testar...

:)

* WARNING: Long Post!*

Ora cá vai finalmente a minha "to-play" list para esta semana... se tiverem dispostos a ensinar algum jogo, a repetir algum ou a aprender um novo é só dizer, independentemente de estarem nas listas abaixo ou não.

Os "discos pedidos" (marcados a itálico e com *) foram listados noutro post acima, mas volto a repeti-los aqui por conveniência. Se não tiverem possibilidade de levar não há problema, não é prioritário, pois nunca teria possibilidade de os jogar a todos.

Resumo: Rythme and Boulet (???), Settlers of Catan (Elsa?), Keltis (Espanhol?), Castle Panic (???), Red Dragon Inn (Hélio!), Manthatan (VHC?), Shadows over Camelot (Helena?), Mr.Jack (Diana?), "Jogo dos Robots" (Susana!), Race for the Galaxy (???), Stone Age (Marco?)

Há coisa de um mês estabeleci um "objectivo" de em cada encontro nos boardgamers 1) aprender um jogo novo, 2) repetir um jogo que goste e 3) ensinar um jogo a quem não conheça. Até agora acho que tenho conseguido cumprir pelo menos um jogo de cada lista o que era exactamente o que pretendia. Com um pouco de organização torna-se muito mais fácil decidir o que jogar e arranjar pessoal para isso.

Segue-se a To-Play List:

(Irei actualizando, com 10 jogos no máximo por categoria conforme sugestões, disponibilidades, preferências)

(Jogos em Itálico * poderão não estar presentes no encontro desta semana)

1) Jogar e aprender um jogo novo que nunca experimentei. (Alguem disposto a levar/jogar/ensinar um destes?)

• Inkognito (O Rui sabe que gostamos de jogos de "dedução" da outra vez queria tê-lo experimentado mas não tive oportunidade, vamos a ver se é desta)
  • "Jogo dos Robots" (Não sei o nome do jogo, mas a Susana tiver interessada em ensinar, eu jogo)
  • Rythme and Boulet * (Um party game divertido que depois de o ver em acção na Con quero experimentar)
  • Keltis * ("Lost Cities" mas melhor e para mais jogadores? Yes please!)
  • Castle Panic * (Não sei se alguem tem, mas é um cooperativo que adorava experimentar)
  • Shadows over Camelot * (Outro cooperativo, ou não? que já estou para aprender/jogar á algum tempo)
  • Mr.Jack * (Jogo de dedução para 2 jogadores que gostava que a Lady Di me ensinasse)
  • Atlantis (O Vasco recomendou-me aprender este á algumas semanas, ainda estou á espera de uma oportunidade)
  • If Wishes Were Fishes! (Parece um jogo giro de jogar, e bom para ensinar mais tarde tambem)
  • Race for the Galaxy * (jogo tipo San Juan, aparentemente popular, gosto da mecânica)

2) Voltar a jogar um jogo que goste/conheça junto com outros que gostem/tenham jogado tambem (Alguem gostava de voltar a jogar algum destes?)

• Red Dragon Inn * (Um dos meus jogos preferidos até 8 jogadores, gambling, drinking & punching)
  • Carcassonne c/ Expansão "Torre" (Ofereceram-me a expansão, experimentei uma vez e gostei, quero repetir)
  • Liar's Dice (Jogo de Bluff com dados, uma semi-versão de "Pow Wow" ao contrário.)
  • Dixit (Agora já tenho o jogo tambem, mas já que levam a expansão aproveito para experimentar)
  • Endeavour (Agora que já o aprendi, não me importava de o repetir com quem sabe jogar tambem)
  • Vasco da Gama (Aprendi-o na Con, tou pronto para um "jogo a sério")
  • Longshot (Joguei 2 vezes, ganhei 2 vezes, jogava uma 3ª)
  • Metropolis (Bom "gateway" que gostaria de experimentar com "boa" concorrência)
  • Torres (Só joguei uma vez mas gostei, quem sabe consigo repeti-lo?)
  • Manhattam * (Não está actualmente na caixa do Vasco, mas é um jogo que tenho vontade de repetir)

3) Ensinar um jogo novo a alguem que nunca o tenham jogado (Alguem gostaria de aprender algum destes?)

• Settlers of Catan * (Para ensinar ao Tiago/Vanessa, alguem pode levar?)
  • Lobisomem ("O" jogo de convivio para se jogar com montes de pessoal, faz tempo que não se joga)
  • Stone Age * (Bom jogo para ensinar tambem se alguem levar, o RedPiss já aprendeu, Susana queres experimentar?)
  • Metropolis (Até agora sempre que ensinei este jogo a alguem gostaram sempre.)
  • Longshot (Jogo com sorte mas divertido, simples e para até 8 pessoas)
  • Diamant (Idem, sempre um sucesso com jogadores novos)
  • Dixxit * (Vejo-o muitas vezes por lá e esqueço-me de o ensinar, bom jogo, muito sucesso e agora c/expansão)
  • Endeavour (Aprendi a jogá-lo a á pouco tempo mas estou disposto a ensiná-lo sem problemas)
  • Samurai (O meu jogo preferido para ensinar e jogar com quem é novo ou não conhece)
  • Pow WoW (Um dos meus party-games preferidos, não me importo de o ensinar todas as noites)

Outras:

Não inclui o "Legends of the Five Rings" na lista pois é para Card Gamers e Roleplayers (i.e. not a boardgame)

Jogos que por algum motivo não me apetece muito para esta semana (mas não me importo de experimentar numa outra):

• Devil's Horseman, Alhambra, Ticket to Ride, Tigris & Euphrates, Jungle Speed, Climb, Los Banditos, Bang, Coloretto, San Juan, Bohnanza

Jogos que não conheço, não sei nada sobre eles, não fui espreitar no BGG, mas que possivelmente poderia experimentar:

• Merchants of Amsterdam, Klondike, Zapp Zerapp, Frakenstein, Relikt, Cafe International, China, El Paso, Razzia, Street Illegal, Carolus Magnus, Golden City, Meuterer, Rheinlander, Magna Grecia, Wongar, Felix Cat in the Sack

À medida que o pessoal for postando vou actualizando a lista até se ter decido o que jogar em concreto.

Por favor não façam resposta a este post "directamente" senão já não o posso editar caso seja necessário. Tongue out

~Nuno Carreira / Strilar

Ok, então e se é um unpublished prototype, o "criador" do jogo tambem vai? Essa parte não ficou clara.

A parte estranha foi dizeres que querias testar um jogo que não conheces.

Tar a testar um jogo apenas através de um "manual de regras" e sem a pessoa que o criou estar a assistir ou a participar não tem muito sentido para mim.

~Nuno Carreira / Strilar

[quote=Strilar]

Tar a testar um jogo apenas através de um "manual de regras" e sem a pessoa que o criou estar a assistir ou a participar não tem muito sentido para mim.

[/quote]

É o chamado blind play test. Não há ali ninguém a influenciar nada no jogo. É como se o tivesses adquirido e fosses jogar com os amigos. Assim é que se faz verdadeiro playtest. Claro que isto só funciona depois do jogo estar previamente testado, para ver se não está broken, etc... É a fase final de testes.

Nuno, a versão do Keltis que eu tenho é a versão de viagem que não é bem um jogo. Eu gosto de jogar, mas não tem assim tanta estratégia e joga em 10/15minutos. É boa para se jogar no intervalo dos jogos ou depois de um jogo de 2 ou 3 horas.

Vou levar na 4ª pelo sim pelo não :)

/p>

[quote=DalimThor]

ja agora .. alguem vai aparecer cedo?? tipo 5? :P
ja não sao so vcs que andam ai sem fazer nada :P

Metes...!

[/quote]

/p>

deve ser a unica vez do ano mas tinha de me calhar um dia :D ^^

vai desaprecer com o tempo.

Basta jogar 50 senários...Ashamed

É um dos jogos barulhentos que levo esta semana

Para jogar na variante com Polícia:

Para experimentar:

Para quando estiver à espera de iniciar um jogo:

/p>

Se tivermos tempo e possibilidade, não me importava de tambem aprender/experimentar um "Cash & Guns" que por muito estranho que pareça nunca joguei.

Em relação ao Keltis, dizes que a tua versão é uma "versão de bolso"? Então isso quer dizer que existe outra versão "maior"? E se for esse o caso quem é que tem o jogo nessa versão? Por mim gostaria de experimentar os dois para ver as diferenças e qual gosto mais.

~Nuno Carreira / Strilar

Eu sei Rui, é exactamente por isso que o coloquei na lista. Wink

Normalmente espero que o pessoal coloque o que vai levar para eu criar a minha "to play list" com as preferências do que pretendia aprender/repetir/ensinar baseado no que vai lá estar "disponivel" nessa semana. Os dois jogos a bold no topo de cada lista são os mais prováveis de serem jogados conforme se for combinando. É a minha tentativa de fazer um "planeamento organizado" para cada semana. Heheheh.

Como tal espero ter oportunidade de finalmente aprender o Inkognito hoje, talvez antes de jantar ou logo a seguir? Laughing

~Nuno Carreira / Strilar

entro num a la carte se der tempo que o ppl em leiria andava bue a jogar isso e queria experimentar

Podes ensinar-me a jogar Settlers of Catan também?! É um dos jogos que quero experimentar. Devo ir com a Paulinha que esteve cmg na semana passada. O jogo dá para 5 jogadores?

Abraço

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

Terei todo o prazer em vos ensinar a jogar Catan Alex desde que alguem o leve pois eu não tenho o jogo. A Elsa costuma levar a meu pedido mas não sei a que horas ela aparece.

Infelizmente o jogo só dá para 4 jogadores, mas no entanto como está na minha lista de "jogos a ensinar" não me importo de ficar de lado a ensinar/explicar/esclarecer duvidas enquanto tu, a Paulinha, a Vanessa e o Tiago jogam. Smile

Só uma pequena nota: O Settlers of Catan será o "básico", ou seja sem expansões. Eu apenas joguei 1 das expansões há muito tempo e essa não me recordo como explicar. De qualquer maneira acho que a Elsa só leva a versão "base" e até é melhor para quem não conhece o jogo não complicar muito ao inicio.

~Nuno Carreira / Strilar

Eu estou lá por volta das 5.

Alguém interessado no Age of Empires III?

Levo também:

Caylus, Escape plan (proto de uma hora) e CO2 (proto 2 horas).

Até já.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"