Quartas-feiras de Lisboa - 8 de Julho

Fotos do Local:

O que são as Quartas dos Boardgamers de Lisboa?
São eventos semanais, realizados todas as quartas-feiras, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de diversão e descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O evento é aberto ao público em geral, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Realiza-se onde e a que horas?
O local do evento é na pastelaria Tentações (ver localização aqui). A partir das 18h já encontrarás pessoas a jogar (regra geral até antes), finalizando o evento às 00h (meia noite), hora de fecho da pastelaria Tentações. Dentro desse horário podes aparecer quando quiseres.

Que jogos se jogam?
Estarão disponíveis jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples e divertidos, outros mais complexos e estratégicos, todos eles com os mais variados temas. Podes ver aqui o que temos andado a jogar ultimamente. Uma coisa é certa, o entretenimento é garantido pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada evento uma oportunidade de conheceres mais bons jogos.

Mas os jogos são de quem?
Para além de diversos jogos que pertencem à ludoteca do Grupo, estarão disponíveis outros jogos que são trazidos voluntáriamente pelos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no evento... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Porquê o evento neste local?
Para além da sua excelente localização (perto do metro - linha amarela - e no coração de Lisboa - zona de Picoas), a pastelaria Tentações disponibiliza-nos amavelmente o seu espaço amplo, agradável e bem iluminado para podermos todos jogar tranquilamente, bem como possibilita comermos refeições com qualidade e a um bom preço na mesma sala do evento, na qual não é permitido fumar.

Então e o que se pode comer e por quanto?
A pastelaria Tentações disponibiliza pratos por preços abaixo dos 6 euros. Existem também alternativas como sopa, sandes e sobremesas. Ao longo do evento estão também disponíveis para consumo artigos de pastelaria e bebidas.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, basta aparecer. No entanto, é importante referir que o local do evento é um espaço comercial, e como tal, é-nos cedido gentilmente para utilização mediante o pressuposto dos participantes do evento, globalmente, efetuarem um consumo dos seus serviços de restauração e de pastelaria que justifique a sua abertura para o nosso evento. Assim sendo, não existe nenhum custo obrigatório ao nível individual, mas apelamos à consciência de cada um para o facto de estes eventos só serem possíveis graças ao contributo de cada um, seja através de um jantar ou de uma simples bebida.

E quais as possíveis utilizações desta página de internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

O que se jogou?

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa'); ?>

Visita a nossa página oficial Subscreve a nossa newsletter
Segue-nos no Facebook Vê as nossas fotos
Junta-te ao nosso grupo de partilha de informação Vê os nossos vídeos

Conforme combinado, vou levar e posso explicar o melhor dudes on a map que anda por aí, mesa aberta…

Kemet

Kemet

Hora: 18h00m

Duração: 90m - 120m

N.º de jogadores: 2 - 5

Boas Pedro,

Gostaria de entar na batalha fighting

Abraço

Telmo

Olá Pedro,

Confirmo, posso lá estar às 18h.

Levo também comigo o Age of Imperialism

https://boardgamegeek.com/boardgame/2718/war-age-imperialism

mais por curiosidade do que por outra coisa, pois parece que não é grande espingarda (5.60/10 no boardgamegeek)

(Very) Nwebie gamer

Se houver lugar, também gostaria de entrar.

Também gostava de entrar nessa batalha.

Boas,

Já temos o limite máximo de cinco jogadores, o que é bom porque o jogo fica mais interessante  com 4 ou 5, senão ficam áreas no mapa que não são jogadas, o que para mim é sempre um detrimento na ambiência do jogo.

Tenho noção que somos todos portugueses, mas vamos arrancar mesmo às 18h00.

No início vou fazer uma explicação do jogo, mas para quem quiser adiantar:

Kemet regras pt_br

Watch It Played - Come LEARN and PLAY Kemet with us!

Até quarta!

O video é muito bem feito e foi realmente útil, porque o jogo não é assim tão simples de apreender, principalmente em função das multiplas opções de acções, e também em função das dezenas de "mosaicos" diferentes, cada um com poderes diferentes/especiais, etc.

A sensação que tenho é que já sei as regras mas ainda não sei jogar…o que acho ser normal, pois não tendo noção da importância (nem do custo) dos poderes e das cartas, fica difícil estabelecer objectivos/estratégias.

E só vi o video uma vez mas já não me lembro da função dos marcadores prateados e dourados (ter uma função extra por turno, talvez?)

Outra noção estranha (mas talvez realista) é a possibilidade de o lado que tem mais perdas numa batalha poder ser o vencedor!..

Enfim, muitas dúvidas, mas também muitas que se dissiparão com a mecânica do jogo, talvez lá para a 4ª ou 5ª vez que o jogar comece a dar alguma luta!..

Boas,

O jogo não tem regras muito complexas e, na minha opinião, favorece bastante a interação e jogo "diplomático" entre todos os jogadores.

Muitas vezes, os jogadores vão se "aconselhando" uns aos outros para que cada jogador tome a decisão que mais prejudique os outros adversários e menos a ele próprio e vão lançando "alertas" quando alguém na mesa se começa a destacar em demasia. O fenómeno de "bash the leader" aparece invariavelmente. Os jogadores muito analíticos e que gostam de estratégias rígidas e predefinidas não apreciam esta mecânica, eu normalmente gosto desta "respiração" social de altos e baixos repentinos no nosso controlo das situações táticas do jogo. Para mim, é muito mais uma experiência lúdico-social do que um exercício analítico e lógico. O jogador mais analítico e conhecedor das regras se tiver a mesa virada contra si não ganhará de certeza.

Quanto às regras que referes:

• o marcador prateado, tem de ser jogado junto com outro marcador regular de ação, ou seja, na tua vez realizas duas ações em dois lugares distintos vagos na pirâmide de ações (mesmo com seis marcadores jogas cinco vezes no Day phase, não tens um turno extra a seguir a todos os jogadores);

• o marcador dourado também tem de ser jogado junto com outro marcador regular de ação, mas neste caso, na tua vez só podes realizar mais uma ação nos dois lugares do nível do topo da pirâmide de ações - ou movimento ou recrutar;

• O atacante ganha um ponto de vitória se conseguir derrotar o adversário e se tiver tropas para controlar totalmente o território conquistado. As tropas defensoras podem ter sido derrotadas, mas ainda manterem forças resistentes no seu território que inviabilizam o seu domínio.

Para terminar, esta será a terceira vez que jogo o Kemet e nunca o ganhei, por isso estou muito longe de ser mestre da coisa, aliás, não o pretendo ser. Apenas quero passar mais uns momentos agradáveis e divertidos com pessoas interessantes.

Cumprimentos

Sei que é um pouco em cima da hora mas…

Alguem tem e quer levar algum destes jogos:

Caylos Magna Carta

Deus

Royals

The voyages of Marco Polo

Podes contar com este.

Até logo

Pessoal, que vou eu jogar hoje?

Aceito sugestoes :smiley:

Adicionado o que se jogou? Desconfio que faltem algumas coisa. Help! surprise