Que futuro para o Encontro Nacional em Bragança?

Ca vem outra vez o chato de Bragança com mais um topico a chatear o pessoal... Eu sou mesmo assim. Lol

Mas penso que sera relativamente importante para os futuros Encontros em Bragança.

A minha questão é os próximos Encontros Nacionais em Bragança serao novamente mais um pequeno "fim de semana de ferias" em que por acaso um dia é dedicado aos BoardGamers?

Ou a ideia sera transformar os Encontros em Encontros idênticos aos outros eventos Nacionais em que se tenta estar sempre a jogar?

Passando agora a citar o sr. Pombeiro

"Em balanço, o fim-de-semana valeu essencialmente pela viagem (o meu miúdo viu e brincou pela primeira vez com neve), pela boa comida (aquela posta Mirandeza e aquele Tiramisú caseiro 'tavam divinais), e pelo convivio, com todos os que apareceram.

Se olhar para o fim-de-semana pela divulgação e pelos jogos jogados, sinceramente não faz a contabilidade sair do vermelho. Fazer quase 1200 quilómetros, a somar a dormida, etc, não compensou. Pode ser que a balança saia um bocadinho mais do negativo, caso a tal TV local faça aparecer a reportagem que lá foi fazer."

Concordo claramente com o que ele diz, e percebo que para todos (excepto talvez para o pessoal do Porto) Bragança fica muito afastado, e só a viagem fica alem de cara muito demorada para todos.

Isto é ainda mais problematico se as pessoas de Bragança não aparecerem, nos Encontros Mensais têm sido sempre os mesmos e embora no próximo mês vá apostar em publicidade na rádio não sei ate que ponto a aderência irá aumentar.

Se os encontros se mantiverem no mesmo molde e no mesmo local (que por exemplo no domingo fecha as 20 horas embora va tentar alargar o prazo) os encontros serao tal como ja disse um fim de semana de ferias para o pessoal, onde verao algumas paisagens, comerao algo que não comem todos os dias e jogar-se-ao uns joguitos no Domingo. Além do mais não serao todos os anos a ter neve por ai. O que tornou este encontro muito especial para alguns (especialmente para quem demorou 10 horas de autocarro do Porto a Bragança).

Por outro lado a outra hipotese sera arranjar um espaço onde os boardgamers possam estar durante os 3 dias. Ja ando em contactos para tentar encontrar um.

Mas para alem desse espaço que estou a pensar não ser mesmo em Bragança (mas a 5 Km) este Encontro ainda estaria mais dependente do pessoal do abreojogo, visto que se as pessoas de Bragança, não aparecem em Bragança muito menos aparecerão noutro espaço.

Este outro espaço tem ainda outra coisa tem custos em principio maiores (ainda não os sei mas ja pedi orçamento) e penso que so compensara se forem semelhantes aos gastos que têm nas outras Cons.

Se bem me lembro no encontro em Bragança, o gasto para voces por casal foi cerca de 100 euros (Hotel cerca de 80 as duas noites, o jantar de sabado, parte do jantar de domingo e mais uma despesa ou outra).

Caso seja possivel para ter uma ideia de qual seria o gasto maximo possivel para um Evento destes agradecia que me dizessem quanto gastaram em media com hotel e refeições nos Encontros em Leiria e Abrantes.

Embora saiba que as despesas de transporte são superiores para Bragança e alem do mais sei que o Encontro em Bragança nunca ira ser como o LeiriaCon e TrincaCon a nivel de organização e participação.

Como o espaço que estou a pensar é uma quinta que faz casamentos tambem so tera interesse pensar em ideias destas se a participação por parte dos membros do abreojogo for bastante superior ao ano passado. Não faz sentido nenhum alugar um espaço destes para 20 pessoas.

Alem do mais também preciso de saber a partir de que altura estariam em Bragança para se iniciar o Encontro e a que horas iriam embora. Este ano tal como no anterior temos o feriado de 5 de Outubro numa segunda feira, por isso precisava de saber a que horas seria para arrancar no sabado e a que horas seria para finalizar na segunda. principalmente para saber o nº de refeições.

O texto já vai longo e deixo então a pergunta principal. Que futuro para o Encontro em Bragança? Um bom fim de semana de ferias com boardgamers para relaxar? Ou um fim de semana só dedicado aos BoardGamers?

Contas.

Porque não realmente se partilhar as contas, para termos a noção de quanto se gasta a ir aos encontros nacionais.

Fazendo as contas para 2 pessoas, vindas de lisboa:

(Tenho aqui umas anotações feitas na altura, não sei se estão exactamente correctas que a memória já falha, mas devem estar)

Bragança:

Transportes: 37 euros (autocarro ida) + 36 euros volta (carro)

Estadia: 75 euros (hotel)

Refeições: cerca de 32 euros (todas desde o jantar de sabádo ao almoço de segunda)

Total estimado para 2 pessoas: 200 euros

Leiria-Con

Transportes: 16 euros (carro)

Estadia: 110 euros

Refeições: almoço + jantar de sabádo + almoço de domingo = 75 euros

Lanche aka jantar de domingo: (tostas lol) - 7 euros

Total Estimado para duas pessoas: 208 euros

Trinca-Con

Transportes: 10 euros (carro)

Refeições: almoço+trinca = 36 euros

Total Estimado para duas pessoas (só um dia!): 46 euros.

A coisa é obviamente proporcional à distância/número de dias de con.

E claro excluem-se gastos de jogos comprados + rifas, etc, que são "gastos opcionais" de cada um lol

Acho que Bragança teve o grande mérito de conseguir praticamente igual o preço do leiria, apesar da muito maior distância (os descontos que conseguiste nas refeições, o hotel não ser muito caro, etc, compensaram a viagem, e isso foi uma grande mais valia que acho que é de não se perder). Gostei bastante do formato que teve...não sei até que ponto seria necessário "muito mais". Talvez realmente a única coisa se prenda com os horários de fecho... mas mesmo assim ainda conseguimos umas boas horas de jogo.

Devo admitir que na altura fui mais por "loucura" que por outra razão. Penso que um evento bem publicitado aqui no abre o jogo (coisa que o ùltimo não foi muito) pode mudar o número de comparências até porque este ano pelos vistos está a tornar-se o ano das convenções nacionais! Já é quase um "rally das tascas" nacional mas em vez do álcool temos jogos!

A ùnica coisa que penso que possa afectar esse encontro é o mau tempo, que da ùltima vez pregou-nos uma partida, fechando o IP5 e dificultando a nossa vida.

Quando a vitória sobe à cabeça...

Obrigado pelas vossas respostas, assim da para mostrar que uma vinda a Bragança não fica assim tão mais cara que a um dos outros locais.

Eu sei que paguei um almoço, um lanche e ainda ajudei no jantar mas sinceramente tinha ideia que voces tinham gasto mais neste encontro.

Este ano logo no fim do outro encontro decidi escolher a data. Tal como se falou na altura só um fim de semana com um feriado tinha logica. So havia 2 no ano com essas caracteristicas por isso foi facil a decisao. Baseado no frio que voces parece que gostaram.

Vou esperar mais respostas e vou vendo as condições que me oferecem no local que vos falei.

É uma quinta que costuma fazer casamentos, é muito perto de Bragança e tem casas de turismo rural mesmo la no local para 50 pessoas.

Penso que seria uma boa experiencia e que seria muito diferente de todos os Encontros.

O local em que estivemos é engraçado, tem pouca gente no domingo, tem mesas e cadeiras suficientes, em termos de luz penso que é bom.

Além do mais na altura que eu tinha falado em mais gente eles ate falaram em por mesas, por isso ainda tem mais espaço.

Mas sei que voces vêm para jogar e embora ainda se jogasse das 9 da manha até as 20 horas, com umas pequenas paragens para almoço e lanche sei que sabe sempre a pouco.

Tambem seria interessante saber que se fosse um encontro para ser mais tempo, desde sabado a segunda, a que horas poderiam chegar sabado e a que horas partiriam na segunda.

E marquem já na agenda é no fim de semana do 5 de Outubro.

Realmente, devido à distancia, o melhor seria o encontro durar dois dias (e aproveito a segunda para fazer a viagem de volta). De qualquer das maneiras, estarei lá.

também sou da opinião que devia ser 2 dias para compensar o tempo e dinheiro gastos. E deixo uma sugestão: não se arranja por aí dormida sem pagar, mesmo que seja para dormir em saco cama no chão? Tipo numa escola ou algo assim. Eu não me importaria nada de dispensar o conforto por uma noite e com isso poupar dinheiro, não que isso seja problema para mim. Mas pode ser para outras pessoas...

Quanto aos 2 dias não existe problema nenhum.

Os unicos problemas que eu tenho com o espaço onde foi o encontro é apenas a hora a que aquilo fecha.

A ideia entao seria começar sábado e acabar domingo. Sábado não sei se dara logo de manha (devido às vossas viagens) mas depois de almoço de certeza que ja conseguem estar ca.

O problema é que o espaço fecha no sabado as 23 horas e no domingo as 20 horas. De resto não há problema nenhum em ser os dois dias.

Quanto às dormidas podia tentar arranjar um espaço assim. Mas em Bragança arranja-se espaço para dormidas baratos. O Poças (o restaurante que se falou muito na altura) tem uma pensao para onde costumam ir os Dj's quando temos festas. Nunca ng se queixou, só tem um pequeno problema não tem casa de banho no quarto. Mas para quem quer dormir num saco cama numa escola penso que sera melhor. O custo se não me engano é 10 euros.

Tambem existe pousada da juventude que tambem não sera muito caro, ate tendo a vantagem de que se houver mt gente a Associação tira cartão de alberguista e voces não precisam.

Se for mesmo necessario poderei ver essa questão da Escola, mas penso que consigo arranjar dormida barata para quem precisar.

Por último tal como no ano passado tenho uma verba na Associação para alimentação, e essa verba sera para pagar as refeições durante o Encontro, tal como no ano passado enquanto tiver dinheiro voces não pagarão nada.

Eu gostei muito de ter estado aí no encontro, acabei por conhecer o pessoal de Bragança o que, só por si, valeu bem a pena. Depois, aquilo que o Tiago se queixa mas que, para nós (desculpa Tiago :)) foi delicioso - a neve, os nevões e tudo o que está relacionado com isso. Foi muito bom.

Este ano não sei se vou. Desculpem todos os envolvidos na organização, sobretudo o João, mas, a família irá aumentar, mais ou menos, nessa altura e, com a barriga assim quase tão grande como a minha, será difícil a viagem. Mais tarde confirmo a ida, ou não, mas é mais para o não que para o sim.

Abraços

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Desde já os meus parabens por mais um filhote...

É uma pena se não puderes vir pois para todos os efeitos foi por tua causa que me introduzi neste mundo dos boardgamers.

Mas claro que entendo isso e não precisas de pedir desculpa nenhuma.

Se quiseres podes vir noutra altura e ver Bragança sem o frio.

Por exemplo aparecer num encontro mensal ou se puderes 12 de Agosto que vamos realizar o Dia da Juventude e iremos ter os BoardGamers presentes.

[quote=soledade]

Eu gostei muito de ter estado aí no encontro, acabei por conhecer o pessoal de Bragança o que, só por si, valeu bem a pena. Depois, aquilo que o Tiago se queixa mas que, para nós (desculpa Tiago :)) foi delicioso - a neve, os nevões e tudo o que está relacionado com isso. Foi muito bom.

[/quote]

Não posso dizer que não tenha gostado da neve, com o motorista besugo que tínhamos é que quase me arrisquei a passar a noite numa camioneta no meio de nenhures. Foi castigo por querer ir dar um passeio por Bragança e não ter esperado pela boleia do Pombeiro!

E já agora obrigado por por esse pequeno gamer que vem a caminho, dá jeito para sermos muitos! :D

Quando a vitória sobe à cabeça...