Então é o seguinte, tive a imaginar noutro dia o que seria tentar explicar a alguém o que é RP, cheguei à conclusão que não era capaz, a melhor definição que encontrei foi "há tantas definições como ha pessoas dispostas a perder tempo a pensar nelas, mas no fundo é um jogo onde várias constroíem uma história e cujo único suporte é a sua imaginação", isto para ser independente de sistemas que usam cartas, moedas,dados e de haver GM, não haver, ser free form, o que fôr. Como é óbvio isto não diz absolutamente nada, por isso pensei que o melhor seria mostrar um site que falasse sobre isso, como o www.abreojogo.com, contudo parece-me que a apresentação do mesmo pode ser um bocado confusa a quem nunca veio cá e procura informação concreta, claro que pode sempre colocar um post a perguntar mas acho que é previsível a discussão que isso iria dar, para além que ia tar-se a encher o portal com posts de pessoal a perguntar "O que é RP".
Lembrei-me então de uns artigos que já foram colocados no portal sobre a história do RP, se não tou em erro pela Madame DeGuil e pelo Warman, e duma página do Vampire.PT (o site, não o forúm) onde se explica +/- os conceitos do jogo Vampire, tendo também uma página de FAQs.
A minha sujestão é então a seguinte, não seria vantajoso ter um link bem visível na primeira página do portal onde se pudesse compilar alguns artigos sobre o RP, como os já referidos da Madame DeGuil e Warman, e com algumas apresentações concretas de jogos, como a que o Bourne está a fazer para d20 Modern, para ajudar pessoas que ponham cá os pés pela primeira vez e não percebam nada disto?
[quote=RedPissLegion]A minha sujestão é então a seguinte, não seria vantajoso ter um link bem visível na primeira página do portal onde se pudesse compilar alguns artigos sobre o RP, como os já referidos da Madame DeGuil e Warman, e com algumas apresentações concretas de jogos, como a que o Bourne está a fazer para d20 Modern, para ajudar pessoas que ponham cá os pés pela primeira vez e não percebam nada disto?[/quote]
O problema das apresentações é que estão em Inglês. E bem melhor que o resumo do Bourne é a tradução Portuguesa do The Pool, que é um jogo de RPG completo e perfeitamente funcional, rápido de ler, e simples de usar.
Mas sim, temos de ter uma explicação simples, directa e clara do que é um RPG (ou um link para uma) em https://www.abreojogo.com/sobre (que está linkado na primeira página e se destina exactamente aos recém-chegados ao site, embora ainda não tenha - ainda - nada de muito útil para os recém-chegados ao hobby). Talvez reformatar o "sobre" para se tornar um FAQ em que seja mais fácil de localizar informação.
Alguém se quer aventurar numa definição de RPG que caiba numa ou duas frases? E daí, de certeza que a tradução do João Mariano já tem um parágrafozito sobre isso... se calhar basta roubá-lo e adaptá-lo.
[Edit: Sim, e criar uma página para newbies para fazer companhia à página do "Sobre" é uma excelente ideia que é importante realizar.]
[quote=RedPissLegion]A minha sujestão é então a seguinte, não seria vantajoso ter um link bem visível na primeira página do portal onde se pudesse compilar alguns artigos sobre o RP, como os já referidos da Madame DeGuil e Warman, e com algumas apresentações concretas de jogos, como a que o Bourne está a fazer para d20 Modern, para ajudar pessoas que ponham cá os pés pela primeira vez e não percebam nada disto?[/quote]
Ah, e se alguém quiser meter mãos à obra, é só clicar no link "criar conteúdo" e depois criar uma "página de livro". Uma página de livro é editável por qualquer utilizador registado, o que torna possível a toda a gente ajudar, quer seja formatando o texto para ficar mais bonito/compreensível, acrescentar mais links/info, corrigir erros, etc.
Claro que estão todos convidados a contribuir e a alterar o que está escrito já que fiz o post em forma de página de livro que pode ser alterado ao mais belo-prazer de todos além de que está bastante incompleto e talvez até um pouco confuso.
"Have fun, work hard!" ;)
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa