Quintas dos Roleplayers de Lisboa

Todas as quintas-feiras depois do trabalho e das aulas, ao final da tarde, há jogatana RPG na loja Runadrake a partir das 18:00. Este evento semanal é organizado pelo grupo Roleplayers - Lisboa, que convida todos os interessados a aparecer.

Não têm tempo? Apareçam por umas duas ou três horas! É o que basta para jogar um daqueles jogos de RPG rápidos que de outro modo nunca teriam hipótese de experimentar pois estão comprometidos com campanhas longas e com outros grupos de jogo.

Não conhecem ninguém? Metidos em casa também não vão conhecer; nenhum de nós se conhecia de nenhum lado até termos aparecido para jogar juntos, e desafio-vos a darem-se a conhecer.

O que se joga? De tudo, desdo os mais tradicionais aos mais experimentais com preferência para aqueles que durem pouco tempo e que dêm para jogar satisfatoriamente só numa sessão! Lendo os comentários a este post poderão ficar com uma pequena ideia da lista de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento. Sintam-se à vontade para trazerem os vossos jogos favoritos nem que seja para mostrá-los e angariar interessados para uma outra semana ou para estabelecer novo grupo de jogo.

Como se joga? Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide pelos jogos mais apetecidos. Há sempre para todos os gostos: mais tácticos, mais temáticos, mais psicológicos ou dramáticos. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que quem leu as regras ensina toda a gente a jogar e depois... joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo; não há maus perdedores nem maus vencedores, apenas bons amigos.

O que se janta? Se vieres ao final da tarde com ideias de ficar para a noite, o pessoal costuma organizar-se para jantar (tipicamente encomenda-se Telepizza, ou vai-se ao centro comercial ali ao lado onde há uma selecção decente de fast food), mas podes ir jantar onde quiseres e voltares quando estiveres despachado.

Aparece! Há sempre um espaço vago a contar contigo!

Nota: Obrigado grupo de Boardgamers - Lisboa pelo texto modelo!

Eu sugiro o Beast Hunters:

[quote=Berengad Games]

You are an elite warrior who stalks the monstrosities that threaten your tribe and savage your land.

With every tattoo inked in the blood of the beasts, you claim more power. With every kill, you prepare to face stronger foes.

Only the most skilled and most cunning Beast Hunters survive.

Will you?

Beast Hunters provides you with all of the tools you need to create characters and run games in the evocative setting of the tribes of Chel'qhur. The game uses innovative mechanics for the negotiation and resolution of social, mental and physical conflicts that allow the players to use their creativity to come up with their own actions and solutions. Beast Hunters is based on a limited budget and freely adjustable difficulty level for the challenges in the game and includes numerous beasts with 15 custom tattoo designs, adventure seeds, detailed advice for how to play and run the game, and more.

[/quote]

Dêm uma vista de olhos na demo (ler só até à página 6), na cábula do jogo, nas personagens a escolher e numa preview do livro completo.

Ou então o Wilderness of Mirrors, um jogo diferentes de agentes secretos e espiões sobre Planeamento, Perícia e Confiança. Mais info aqui e aqui.

E vocês?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Infelimente nao posso ir nesta quinta feira, mas se este encontro semanal for para continuar, hei-de aparecer algumas vezes. Pode ser que seja desta que ganho coragem para comecar a mestrar umas aventuras…

Estou nessa, contudo só devo conseguir chegar por volta das 21h30, alguma coisa mais específica que deva ler entretanto ou explicas tudo na hora?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Explica-se tudo na hora mesmo. Os jogos que sugeri são apenas algumas das possibilidades pois a ideia é toda gente levar coisas que se joguem numa sessão e depois se decidir o que se joga.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Azar, não posso estar presente nas próximas duas semanas. Mas gostava de fazer um playtest do jogo em que estou a trabalhar (devagar, muito devagar) na sessão seguinte. No entanto ela calha no dia 1 de Novembro que, se a memória não me falha, é feriado. Porque não a 4ª feira 31? Bem sei que é noite de tabuada mas uma mesa de roleplay não deve causar grande inconveniente.

Quanto ao jogo, pretende ter um sistema de jogo simples e com um mínimo de contabilidade. O mundo pode ser um de dois, ou a Ásia de Mendes Pinto ou - a minha opção preferida - um universo de fantasia em que tenho vindo a trabalhar. Sem elfos, anões, magia ou dragões.

Caso haja candidatos podemos avançar com a criação de persos na net. Assim no dia da sessão passamos logo à acção.

Seja na hora então.

A cena de toda a gente levar jogos e decidir na altura parece-me que pode correr mal, até porque prefiro chegar e começar a aprender/jogar a estar a perder tempo a discutir isso.

Parece-me melhor no inicio de cada semana, os participantes que querem ser experimentar um jogo qualquer, chegarem-se à frente e dizerem o querem jogar e depois o pessoal vai respondendo e vendo que grupos é que dá para fazer para cada jogo.

Excelente iniciativa!

E claro, tinha que ser na altura em que estou mais ocupado...

Para o mês que vem devo poder aparecer depois de jantar. Suponho que o jogo já esteja a meio por essa hora... :(

Se me parece que é apenas o RPL que está disponível então devo aparecer só por volta das 21h na Runadrake. Se alguém está a pensar aparecer antes comente aqui ou mande um mail directo pelo sistema do site.

Bem para uma tentativa apressada de se fazer algo parecido com as Quartas dos Boardgames não pode dizer que correu mal!

Eu cheguei por volta das 21h30m e já tinha o Bedlam à minha espera (já há 1h pelo que parece) que tinha sido contacto para o efeito pelo RedPissLegion. Entretanto encontrei o Barendd que se encontrava lá por acaso e recrutei-o para jogar connosco. Deu para explicar por alto o universo do Beast Hunters e alguns aspectos da mecânica do jogo.

Entretanto chegou o RPL e depois de explicada começamos a jogar. A batalha pelo acampamento dos refugiados da aldeia da tribos dos nossos Caçadores de Bestas ficou a meio mas foi pontuada por investidas ferozes de mastins de guerra, tácticas militares precisas de exércitos caídos de graça e a presença sombria do capitão do exército implacável perto da orla da Floresta Inundada além das mostras claras de bravura física e engenho mortal dos nossos heróis Olar, Khelkhas e Quioquhe.

Tivemos ainda a observação cuidade e crítica do João e do seu amigo que que nos fizeram companhia e serviram de audiência no desenrolar desta demo. Ficou desde já combinado acabar a o Desafio para a semana, das 21h em diante ficando de sobra tempo para se jogar outra coisa qualquer com quem quiser.

Obrigado a todos por participarem e quando tiver mais tempo faço um Relatório de Jogo mais completo.

Parabéns pela iniciativa, Mariano. Acho que a ideia de fazer sessões de demonstração às quintas feiras uma forma de promover o RPG e mostrar jogos novos muito válida. Ainda tem a vantagem de não exigir grandes comprometimentos, que por vezes são dificeis de fazer.

Da minha parte, apesar de ter declinado jogar BeastHunters (apesar de depois me ter arrependido), gostei muito de assistir a alguns aspectos da sessão:

A aventura:

três guerreiros-caçadores a organizar a defesa de uma aldeia(?) contra o ataque de um exército, ao género dos 7 Samurais do Kurosawa é um conceito que, definitivamente, agarra.

Para além de mais, para adicionar interesse, os jogadores têm objectivos secundários a cumprir, tais como expor o traidor ou ? (infelizmente não me lembro de mais nenhum objectivo secundário).

A mecânica: Gostei do que assisti. Pareceu-me que o jogo tende a recompensar as descrições dos jogadores, e a premiar ideias eficazes, tudo estruturado num mecanismo de conflito em 3 fases com negociação de resultados entre o mestre e os jogadores - a rever.

Os jogadores são induzidos assim a fazer descrições criativas, brutais, violentas, sagazes e eficazes dos seus conflitos.

Quanto melhor o mestre achar que é a descrição do jogador, mais pontos de vantagem atribui à acção, e se o jogador-narrador não ficar contente com esses pontos, pode sempre não os aceitar e optar por lançar dados para obter pontos de vantagem aleatoriamente.

Os jogadores são encorajados em manter nas suas descrições elementos do setting ou da sua personagem (é parecido com a mecânica do Sorcerer/Dictionary of Mu - aliás, os settings têm parecenças também).

Assim, a descrição da preparação da defesa da aldeia, com estacas, covas de lobo, poços de ácido sulfúrico, bem como em tudo o mais, é recompensada mecanicamente, aumentando as suas hipóteses de sucesso e provocando mais dano nos adversários.

Gostei da ideia de que os jogadores possam optar por transportar sucessos (resultantes das suas descrições) para acções posteriores, como pontos de vantagem, em vez de efectuar logo os golpes.

Acho que estas mecânicas vão longe no sentido de criar eficazmente a história interactiva dos 3 Caçadores (perdão, dos 7 Samurais).

Mas o que mais me colocou com vontade de experimentar o jogo foi o facto de, para além dos conflitos físicos (os únicos que foram testados), existe ainda suporte mecânico para conflitos sociais e mentais - dando azo a conflitos muito mais variados e potencialmente interessantes.

Por fim, fica a promessa que sempre que possa - não será sempre - irei aos encontros de quinta feira.

Estarei disponível para jogar alguns jogos e correr outros.

Como sugestões deixo aqui o POISON'D do Vincent Baker e uma demonstração de BURNING WHEEL.

Para além da continuação de BEAST HUNTERS, haverá muitos outros jogos que são talhados para sessões introdutórias de demonstração, como o TSOY, o FAERY TALES e muitos outros.

E existe ainda a oportunidade acompanhar o playtesting dos jogos do Sérgio Mascaranhas, figura notável da RPG.Net, onde nos tem brindado com as suas colunas sobre GAME DESIGN ao longo dos últimos anos.

Por todas estas razões, esta iniciativa de quinta feira está de parabéns, e tem de continuar!

J.

Excelente comentário, João, melhor ainda que o meu mini-report. Apenas um aparte: ontem jogámos uma demo porque esta era interessante mas principalmente pequena e auto-suficiente. Espero jogar outros jogos, que não demos, que apesar de completos sejam de duração mais curta que o normal. :wink:

Eu cá gostei e gostava de chafurdar mais um bocado nas mecânicas do jogo, especialmente em termos de evolução de PC (se existir), Morte de PC, fazer um PC, montar os desafios, etc. mas suponho que a maior parte dessas coisas só quando tiver mesmo o livro à frente.

Na próxima sessão (como já disse ao JR) gostava que tentassemos também fazer alguns desafios ou mentais ou sociais, para ver como a coisa corre.

Para a semana lá estaremos de novo.