Todas as quintas-feiras depois do trabalho e das aulas, ao final da tarde, há jogatana RPG na loja Runadrakea partir das 18:00. Este evento semanal é organizado pelo grupo Roleplayers - Lisboa, que convida todos os interessados a aparecer.
Não têm tempo? Apareçam por umas duas ou três horas! É o que basta para jogar um daqueles jogos de RPG rápidos que de outro modo nunca teriam hipótese de experimentar pois estão comprometidos com campanhas longas e com outros grupos de jogo.
Não conhecem ninguém? Metidos em casa também não vão conhecer; nenhum de nós se conhecia de nenhum lado até termos aparecido para jogar juntos, e desafio-vos a darem-se a conhecer.
O que se joga? De tudo, desdo os mais tradicionais aos mais experimentais com preferência para aqueles que durem pouco tempo e que dêm para jogar satisfatoriamente só numa sessão! Lendo os comentários a este post poderão ficar com uma pequena ideia da lista de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento. Sintam-se à vontade para trazerem os vossos jogos favoritos nem que seja para mostrá-los e angariar interessados para uma outra semana ou para estabelecer novo grupo de jogo.
Como se joga? Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide pelos jogos mais apetecidos. Há sempre para todos os gostos: mais tácticos, mais temáticos, mais psicológicos ou dramáticos. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que quem leu as regras ensina toda a gente a jogar e depois... joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo; não há maus perdedores nem maus vencedores, apenas bons amigos.
O que se janta? Se vieres ao final da tarde com ideias de ficar para a noite, o pessoal costuma organizar-se para jantar (tipicamente encomenda-se Telepizza, ou vai-se ao centro comercial ali ao lado onde há uma selecção decente de fast food), mas podes ir jantar onde quiseres e voltares quando estiveres despachado.
Aparece! Há sempre um espaço vago a contar contigo!
Conhecimento dos jogos ou de RPGs em genérico não é requisito e é apreciado.
Pessoal, devo confessar que não conheço NENHUM dos jogos que estão no menú. Deve ser por ser o noob do fórum...
De certeza que uma pesquisa rápida na net deve ser suficiente para me inteirar da coisa mas sugerem algum "spot" em especial onde obter informação? E já agora isso são RPG's ou boardgames ou quê?
Pois infelizmente não vou poder aparecer por isso não podemos continuar o Beast Hunters (além da Beatriz não poder aparecer). Mas não se acanhem e joguem!
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Todos além do Once Upon a Time (uma espécie de cardgame onde se conta histórias de fadas) são RPGs.
E todos são novos ou não muito conhecidos. Mas não estranhes, basta alguém propôr jogar algo mais conhecido que o pessoal alinha. Tens alguma coisa em mente?
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Em mente, tenho o que costumo jogar - D&D, Vampire, GURPS, d20 Modern - não sei se se poderão chamar os clássicos mas para mim são os habituais.
Óbviamente que estou sempre disposto a experimentar novos sistemas e acima de tudo novos settings que, para mim, acabam por ser uma das partes mais importantes.
É claro que em algumas situações, o sistema em si é incontornável - estava a lembrar-me do mítico Rolemaster... ora aí estão tabelas para todos os gostos e feitios. Mas ainda assim tenho de admitir que apesar do inferno dos cálculos sempre me diverti que nem um perdido, principalmente quando algum crítico acabava por esmagar um baço ou arrancar uma perna a alguém - isso é que é diversão
[quote=RedPissLegion]Conhecimento dos jogos ou de RPGs em genérico não é requisito e é apreciado.[/quote]
E como disse o JR, são todos RPGs hehe, alguns mais conhecidos do que outros é verdade, mas ainda assim.
Eu estou numa de usar estas quintas-feiras para descobrir e explorar jogos novos, todo o pessoal novo que se queiram juntar a nós é bem vindo, por isso vem e trás amigos.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Bem, então na ausência de Burning Wheel, Beast Hunters e Poison'd, irei levar o Spirit Of The Century, a demo de The Shadow Of Yesterday e o Wushu Open.
Para além disto ainda temos o jogo do Sérgio, por isso acho que estamos bem servidos de jogos, só falta a população hehe, mas acho que nos safamos, só iram fazer falta os que aparecerem hehe.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Quando cheguei já estava em acção o grupo do D&D. Fiquei a assistir ao jogo até ver se aparecia outro pessoal. Sobre o jogo cabe aos seus protagonistas pronunciarem-se.
(I ended writing in Portuguese, so here goes a sumary in English for Olivier: Yesterday I had my first playtesting session for two players with only a passing rpg experience. It didn't go too far as a game but it was very useful as playtesting. It will help me in deciding several aspects about the game system. I'll present these in future postings.)
A certa altura apareceram o Gustavo e a Isabel, jogadores ocasionais de rpg. Decidimos começar um cenário centrado em Ridgeworld. Comecei por explicar o universo de jogo e passámos à criação das personagens. O Gustavo decidiu jogar um mercador Illuv e a Isabel uma artesã Ramleh. Eu não vou explicar os detalhes do cenário pois pretendo voltar a jogá-lo com outro grupo.
Aliás, falar de cenário é um grande exagero. Como eu não tinha a certeza de ter jogadores tinha apenas algumas notas muito básicas. A ideia era mesmo improvisar e foi o que fiz. Como é evidente tratando-se de um jogadores que conhecem o universo e o sistema pela primeira vez, as coisas não decorrem com fluidez. Pior que isso, eu próprio não tinha um sistema completo para apresentar.
A verdade é que ainda não me decidi sobre várias alternativas no que respeita aos mecanismos do jogo, e isso veio ao de cima na noite de ontem. Acima de tudo direccionei o jogo para ensaiar várias soluções. O resultado foi, como não poderia deixar de ser, que o Gustavo e a Isabel pouco perceberam da forma como o jogo é suposto decorrer. Devo dizer que ficaram mesmo muito confusos. Compreende-se. No entanto gostaram do universo de jogo, o que é excelente.
Pelo meu lado foi muito útil. Permitiu-me decidir várias coisas que vão redireccionar o meu esforço de design em direcções que não eram as que eu estava a pensar seguir até ontem. Ou seja, é tempo de voltar ao trabalho e refazer boa parte do sistema. Nos próximos dias vou precisamente explicar o que eu tinha feito, o que decorreu na sessão de 5ª e o que estou a mudar.
E daqui para a frente? A minha ideia é só voltar a jogar Ridgeworld daqui a duas semanas. Na próxima 5ª estarei na Runadrake mas como jogador. Quem sabe se do Burning Wheel. Entretanto começarei a postar aqui no blogue ficheiros com mais informação do universo de jogo e do sistema, incluindo mapas e folha de personagem. Assim os candidatos a jogadores poderão chegar à mesa de jogo daqui a duas semanas já com uma ideia do que têm pela frente.