Qwinto

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Sinopse:

Em Qwinto os jogadores vão otimizar os resultados dos dados de forma a completarem o maior número de linhas e colunas. No final o somatório das casas preenchidas menos as faltas cometidas vão definir o vencedor.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe:

  • 1 folha de registo
  • 1 lápis

⇒ Desenvolvimento

No seu turno o jogador ativo decide se quer lançar 1, 2 ou 3 dados.

Lança os dados escolhidos e anuncia o valor obtido pela soma de todos eles. Em seguida pode optar por lançar uma segunda vez, se não estiver interessado no valor obtido, no entanto, para o fazer tem de lançar novamente TODOS os dados. Não são permitidos mais de dois lançamentos!

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Assim que o jogador ativo estiver satisfeito com o resultado obtido, anuncia-o em voz alta, agora, todos os jogadores podem registar esse valor na folha de registo obedecendo às seguintes condições:

  • Só se pode registar um número numa coluna da cor dos dados usados, ou seja, se o jogador lançar três dados o número obtido pode ser registado em qualquer uma das três linhas, no entanto, se escolher apenas um dado, o número só poderá ser registado na linha igual à cor do dado escolhido.
  • O número pode ser colocado em qualquer uma das casas que a linha tem, no entanto, tem sempre de obedecer a uma ordem ascendente, isto significa, que nunca se pode colocar um determinado número à direita de um número maior que ele, por exemplo, à direita de um número 7 nunca poderá estar um 6.
  • Nunca se pode repetir números numa coluna (três casas, uma de cada cor).

Na eventualidade do jogador ativo não conseguir inscrever o número obtido depois de fazer os lançamentos, terá de colocar uma cruz na linha de falhas (quatro casas por baixo das três linhas de cores).

⇒ Fim do jogo

O jogo pode terminar de duas formas:

  • Um jogador completar todas as casas de duas cores;
  • Um jogador completar todas as casas da linha de falhas.

Pontuação:

  • Pontos por cada uma das linhas de cores:
    • Linha incompleta: 1 PV por cada número inscrito;
    • Linha completa: PV = ao maior número da linha.
  • Pontos por colunas completas (três casas preenchidas):
    • Adiciona-se o valor que estiver na casa pentagonal em cada uma das colunas.
  • Subtraem-se cinco pontos por cada cruz na linha de falhas
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O vencedor será o jogador que tiver a maior pontuação.

Avaliação:

Qwinto é um jogo de cartas que segue o trilho deixado pelo aclamado Qwixx e procura dar continuidade ao sucesso alcançado pelo primeiro título.

Qwinto é fácil de aprender, com regras muito simples. A opção de lançar 1 a 3 dados e a associação das cores à forma de registar os números, dá-lhe uma alguma densidade estratégia.

A experiência de jogo e a diversão que nos dá ao jogá-lo permitem-me dizer que vale a pena o investimento, uma vez que é um jogo barato.

Se gostam de Qwixx vão certamente gostar deste Qwinto também!