Race for the galaxy

Ora viva,

estou a escrevr o meu primeiro post neste forum para vos perguntar sobre este jogo, o Race for the Galaxy, já alguem jogou? o que sabem do jogo? Será que o consigo arranjar por terras lusas?

Queria compar um boardgame agora pró natal e este chamou-me à atenção, já agora digam sintam-se à vontade para recomendar qualquer outro jogo que acham que vale a pena.

 

Vão dizendo coisas,

Fiquem bem!

Para te recomendarmos algo teremos primeiro que saber os teus gostos e a configuração do teu grupo.

Quantos jogadores são? Que temas gostas? Que mecânicas gostas? Preferes jogar durante muito ou pouco tempo?

As the darkness fell and gone was solens light
the silence ruled amongst the men of heathenpride,
who gathered in a mighty battle-line
and awaited their gods to give the final sign

Como o MGBM disse, é díficil fazer uma recomendação sem saber mais dos teus gostos. Mas aqui fica uma impressão geral que talvez te dê uma ideia melhor se este é jogo para ti ou não.

Primeiro, se já conheces o San Juan, o Race é essencialmente uma versão um pouco mais complexa com um leque maior de opções e mais estratégias viáveis para ganhar.

Resumidamente, o jogo é baseado numa mão de cartas que vais tirando de um baralho comum, e que depois podes pôr na mesa para utilizar nos turnos seguintes e ganhar pontos, pagando essa acção com mais cartas da mão. A cada turno, os jogadores escolhem simultaneamente uma de um leque de 5 acções possíveis (as mesmas para todos, sendo que cada uma dá bónus diferentes na fase a que se aplica). O objectivo é acumular o máximo de pontos através das cartas postas na mesa e de pontos ganhos durante uma das acções existentes. O jogo acaba quando alguém atinge as 12 cartas na mesa ou se esgotam os pontos de uma pool inicial.

É um jogo rápido, relativamente simples, mas com bastante profundidade estratégica. Há várias estratégias possíveis para ganhar, desde produzir muitos pontos numa das fases, pôr muitos pontos na mesa, tentar acabar o jogo rapidamente com as 12 cartas na mesa (embora seja comum quem acaba o jogo dessa maneira não ganhar).

Mais aspectos: joga-se só com cartas (há gente que não gosta de jogos que não tenham tabuleiro), o tema está apropriado mas não é essencial, o jogo não é excessivamente analítico já que há variabilidade e uma certa dose de sorte nas cartas que nos vão saindo - normalmente é bom decidir uma estratégia a seguir consoante a situação inicial, mas é bastante possível que depois não se consigam arranjar as cartas necessárias e ser preciso mudar a estratégia, mas a partir do meio do jogo normalmente já é possível planear a mais longo prazo. A interacção entre jogadores é relativamente reduzida, essencialmente só aproveitar as escolhas de acções dos outros para poder fazer várias coisas no mesmo turno.

O melhor mesmo é experimentar. Se vives na zona de Lisboa, aparece na runadrake esta quarta e o jogo há de lá estar (vê o post da [url=https://www.abreojogo.com/node/4407]quarta dos boardgamers de Lisboa[/url]).