Rascunho inicial do funcionamento

Texto:

Agora que o grupo está criado, deixo aqui as minhas sugestoes. Sao sugestoes apenas, porque temos de chegar a um consenso total.

Não façam "citar" a este tópico. Escrevam apenas os nomes dos topicos (a negrito) aos quais querem fazer comentarios. Se concordarem, a não ser que seja para reforçar com alguma frase, não digam nada. Assim facilita a leitura...

- Objectivo: com pouco dinheiro ter acesso a mais jogos do que conseguiriamos comprar sozinhos. Por exemplo, as novidades normalmente são mais caras, mas assim o seu preço ficaria diluido. Um membro pode fazer encomendas individuais para aproveitar descontos ou portes gratis. Jogos (promoções) dados pela loja, são jogos da comunidade.

- Fasquia: 30 (20?) euros para cima, para cada jogo.

- Onde: sempre no sitio mais barato, nem que isso implique fazer duas ou tres encomendas independentes. Caso alguma seja na runadrake, talvez não houvesse problemas do phillip guardar alguns dos nossos jogos. O que acham de comprar tambem no ebay: demasiado risco, confusao e lentidao?

- Pote: os membros contribuiem com 50? euros em cada 3? meses. Se entrar dinheiro na comunidade, acumula para o pote seguinte. Os restos do pote acumulam para o pote seguinte.

- Donos: os membros são os donos dos jogos, logo teem SEMPRE preferencia em jogar, sobre todos os outros, mesmo que o jogo não esteja alocado a eles.

- Escolha: Toda a gente dá sugestoes de jogos a comprar. No final, envia-se uma folha de excel a todos os membros para votarem. Os que nao tiverem votos negativos, fazem automaticamente parte da encomenda. Em seguida tenta-se preencher o restante do pote, tendo em conta que um membro nao pode ficar contrariado em mais de um jogo (se não gostas de dois, não vamos comprar os dois). A lista tem de ser pelo menos 166% do pote (500 euros) e os votos positivos de cada membro teem de ser pelo menos 133% do pote (400 euros) (porque senao estavam a escolher directamente a encomenda).

- Aluguer externo: os jogos que já não são requisitados, podem ser alugados a uma pessoa da confiança de um membro, para ajudar a contribuir para o proximo pote. A responsabilidade é do membro, apesar do proveito ser para a comunidade.

- Aluguer interno: como temos confianca para trocar jogos, tambem podemos colocar alguns dos nossos proprios jogos para aluguer. Cada aluguer seria de 2? euros por 2,3? semanas. Um euro para a comunidade (proximo pote) e um euro para o dono do jogo (paga menos um euro na proxima). No fundo paga-se menos de dois euros porque tambem esta a contribuir para o pote. Talvez esta sugestão não faça muito sentido, porque eu nunca me importei de emprestar jogos sem compensação.... mas um pote grande é bonito.

- Danos: Se o jogo ficar danificado alem do jogavel, o membro responsavel pelo jogo paga 50% do jogo à comunidade (não o iliba de fazer a sua contribuicao normal para o proximo pote). Danos minimos implicam multa?

- Novos membros: eu pensei no numero 6 (sendo par facilita as contas) porque se formos poucos, nao compensa, e se formos demasiados, é dificil chegar a consensos (pensem na uniao europeia) e a rotação é mais lenta. O tintaazul (alcobaca) manifestou interesse em entrar. Eu sei que ele vai cuidar bem dos jogos, mas falem sem problemas.... Se o tereso continuar a vir às quartas, os jogos transitam facilmente. Mas tambem é verdade que estamos todos em lisboa...

- Site: vou fazer um site para termos ferramentas de consulta: creditos, potes, onde estao os jogos, jogos para aluguer, resultados das votacoes, etc, etc....

- Desistencia parcial: - se um membro disser que nao quer mais mexer num jogo, entao recebe um credito de 50% da sua contribuicao, para o jogo na proxima encomenda. Ex: num jogo de 60E cada membro contribui com 10E. Se nao quiser jogar mais, significa que na proxima encomenda paga 45E (em vez dos 50). Vantagem para ele: pagou 5 euros para experimentar um jogo caro, na proxima encomenda paga menos 5 euros e o aluguer de um jogo continua a contribuir para o seu pote. Vantagem para os outros: o jogo pode ficar quieto mais vezes (roda menos), e se um membro for o ultimo pode compra-lo (acrescentando ao pote) um jogo caro por um preco residual ( 50% de custo menos a contribuicao. Ex: num jogo de 60 euros, se for o ultimo pode compra-lo por 25 euros (60-10=50) e na ebay deve valer mais. Claro que pode nem sequer compra-lo, e o jogo fica sempre na casa dele, mas ainda pode ser alugado. Caso todos desistam, é vendido na ebay para ajudar o proximo pote. (nota: perde a preferencia de dono do jogo). Caso extremo de toda a gente desistir parcialmente: se revendermos a 60% do preço, págamos 80 euros num ano para jogar jogos no valor de 1200 euros

- Desistencia total: se um membro nao quiser continuar a fazer encomendas, continua a ser dono dos jogos para os quais contribuiu (mas não dos proximos). Se quiser sair totalmente, talvez possa comprar um jogo a 50% do preco... nao sei, este topico esta muito nublado para mim....

- Emprestimos: um jogo pode ser emprestado a outra comunidade (Ex:Leiria) se nenhum membro quiser requisita-lo, e se o outro jogo rodar por todos os nossos membros.

- Alterações ao funcionamento: para a primeira encomenda vamos todos chegar a um consenso (100%) quanto ao funcionamento. No futuro, se mais do que uma pessoa discordar de uma tentativa de alteração, então não se altera. E devemos falar sem medos: amigos amigos, negocios à parte.

Quando chegarmos a um consenso, coloco-o na descrição do grupo para estar sempre à vista.

Considerem este tópico COMPLETAMENTE cheio de pontos de interrogacao. Digam de vossa justica... afinal estamos a falar do nosso dinheiro....


Acho que 20€ foi o mínimo que já paguei por um jogo, por isso se for para comprar jogos "grandes", proponho que seja dos 30/40€ para cima.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Nunca comprei nada na eBay, mas podemos tentar uma vez ou duas a ver como é que corre, se a experiência for boa não vejo motivo para não levar esse meio em consideração.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Concordo com essa ideia mas tenho uma pergunta a fazer, quem é que fica com eles?

Combinamos que cada um de nós vai ficando à vez com as ecomendas, é na linha dos gostos pessoais, outra qualquer hipótese?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Neste campo sou capaz de ter um problema, vocês estão muito mais dentro deste assunto do que eu, por isso, se não se importarem, a não ser que me chegue aos ouvidos/olhos algo que me pareça realmente ao meu agrado, vou abster-me de fazer sugestões nos primeiros tempos (mas meto o guito hehe).

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Cada jogo na folha excel vai ter duas colunas: Sim ou Nao. Se te for indiferente (seja por que razão for) não marcas nada. Os primeiros jogos a serem escolhidos são aqueles sem votos negativos (e quanto menos votos indiferentes melhor). No site, estarao todos os graficos disponiveis, bem como as ordens de preferencia.

Eu sugeri o Traders of Genoa, mas deves marcar Nao porque não é o teu estilo. Eu quero-o muito, mas todos os jogos que vão chegar eu quero experimenta-los todos (excepto 1 no máximo). Se esse jogo não entrar, eu posso compra-lo individualmente (aproveitando os portes).

Eu não sugeri o BattleLore mas provavelmente vou ser o único a marcar um Nao. A opinião de cada um é o que faz a comunidade.

qual folha de excel??? podias criar uma no google spreedsheet e assim qq um podia aceder ao excell via net e alterar.

Ao principio temos de escolher uma ordem num dos topicos do forum. Eu abstenho-me, porque como vou todas as quartas feiras, provavelmente jogarei-os a todos sem precisar de requisita-los. Como membro podes requisitar qualquer um dos jogos e fica contigo (fim de semana com os amigos, férias, whatever...).

Quando requisitas o jogo falas com o membro sobre onde se vão encontrar (a vantagem de Lisboa é que provavelmente vai ser à quarta ou num encontro/torneio). E ele pode aproveitar e dizer-te para lhe levares um jogo que tu tens em casa, e com um unico encontro ficaram dois gajos contentes. Quando tivermos 12 jogos, cada membro tem em MÉDIA dois jogos ;-)

Sem esquecer a possibilidade de alguns jogos estarem na runadrake.

A ideia com esta iniciativa é focarmo-nos em comprar jogos acabados de sair para irmos experimentando as novidades, é mais para comprar os que já se conhecem ou é o que der na real telha de cada um?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Na real telha da cada um. Depois da votação, vê-se os matches de forma a que TODOS fiquem contentes.

Concordo com a primeira parte, se alguém quiser sair do grupo continua a ter acesso aos jogos para os quais contribuiu como se ainda fizesse parte do grupo. Se quiser fazer mais compras então faz por si e cada um funciona no seu ramo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Ebay é muito bom, na minha opinião. Consegues grandes compras a preços mais baratos para além de conseguirmos comprar jogos que não existem em mais lado nenhum. Só tem a desvantagem de demorrar algum tempo até recebermos os jogos. Se comprarmos com PayPal o risco é mínimo. Se comprarmos nos EU o risco é quase zero, uma vez que lá quase que não se perdoa uma review negativa.

Bora a isso.
Lista, lista, quero votar!!!

Aqui vão as alterações que foram discutidas ontem (infelizmente o Gonçalo não pode às quartas):

- Fasquia - deixa de existir, com a votação de cada um a resolver esta questão

- Escolha - a lista passa a ser de 200% (600 euros) e a escolha de 150% (450 euros) para ver se conseguimos atingir o pote sem termos votos negativos.

- Alugueres - deixam de existir. Talvez ao fim de algumas encomendas este topico volte a ser falado.

- Alterações ao funcionamento - como não foi possivel chegar a um consenso, utiliza-se o caso extremo: não pode haver alterações sem unanimidade.

 

Agora os tópicos que ainda estão abertos e é conveniente fecharmos isto porque mais tarde é mais complicado:

- Danos insignificantes - falou-se de aplicar uma multa a quem fosse "apanhado" tres vezes. O que vos parece?

- Danos alem do jogavel - falou-se em substituir completamente o jogo (o roubo julgo que tambem está incluido neste caso: eu tive de comprar novamente o carcassonne porque queria mesmo o jogo)

- Novos membros - Não falei nisto ontem para não gerar entropia e/ou ferir susceptibilidades. Aceitam-se novos membros ou não? Este ponto pode ser discutido mais tarde....

- Desistencia total a 100% - neste caso ele não quer ter mesmo nada a ver. Falou-se que poderia adquirir 50% da sua contribuição em jogos (como se fossem novos). Duas hipoteses: cada membro escolhe X jogos que não podem ser escolhidos, ou marca-se uma reuniao para se decidir.

Agora digam coisas, porque quando isto estiver pronto, vamos finalmente fazer uma encomenda.....

Para mim o problema dos danos insignificantes é que podem passar despercebidos e ser culpabilizados a quem não é responsável, por isso a cena das três vezes parece-me justo.

Só acho que deviamos acrescentar algum tipo de limite de tempo para a substituição da peça ou jogo que ficou para além do jogável, tipo até à data da próxima encomenda.

Considerava tentarmos uma ou duas encomendas e depois se correr bem talvez falar com mais gente. Pessoalmente gosto mais de grupos pequenos, mas se acharem que há vantagens nisso, força.

Gosto dessa opção para a desistência total.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Isto está complicado de tempo. Na ultima quarta falámos de:

- Danos insignificantes - multa de 2 euros

- Danos alem do jogavel - ficou por falar?

- Desistencia total a 100% - escolhe 50% da sua contribuição. Cada outro membro pode salvar dois jogos.

- Novos membros - pelo menos nas duas primeiras encomendas tentamos manter os 6 membros para ver como corre. Infelizmente o Caetano está com falta de tempo, por isso convidámos o Luis Drzodiacus para se juntar a nós.

Já estou a falar com as lojas, e a acabar o site para votação.

Além do jogável … Repor a peça através de compra ou substituição/Comprar um novo

Concordo com o Sgrovi, aliás acho que chegámos exactamente a essa conclusão também.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"