Agora que o grupo está criado, deixo aqui as minhas sugestoes. Sao sugestoes apenas, porque temos de chegar a um consenso total.
Não façam "citar" a este tópico. Escrevam apenas os nomes dos topicos (a negrito) aos quais querem fazer comentarios. Se concordarem, a não ser que seja para reforçar com alguma frase, não digam nada. Assim facilita a leitura...
- Objectivo: com pouco dinheiro ter acesso a mais jogos do que conseguiriamos comprar sozinhos. Por exemplo, as novidades normalmente são mais caras, mas assim o seu preço ficaria diluido. Um membro pode fazer encomendas individuais para aproveitar descontos ou portes gratis. Jogos (promoções) dados pela loja, são jogos da comunidade.
- Fasquia: 30 (20?) euros para cima, para cada jogo.
- Onde: sempre no sitio mais barato, nem que isso implique fazer duas ou tres encomendas independentes. Caso alguma seja na runadrake, talvez não houvesse problemas do phillip guardar alguns dos nossos jogos. O que acham de comprar tambem no ebay: demasiado risco, confusao e lentidao?
- Pote: os membros contribuiem com 50? euros em cada 3? meses. Se entrar dinheiro na comunidade, acumula para o pote seguinte. Os restos do pote acumulam para o pote seguinte.
- Donos: os membros são os donos dos jogos, logo teem SEMPRE preferencia em jogar, sobre todos os outros, mesmo que o jogo não esteja alocado a eles.
- Escolha: Toda a gente dá sugestoes de jogos a comprar. No final, envia-se uma folha de excel a todos os membros para votarem. Os que nao tiverem votos negativos, fazem automaticamente parte da encomenda. Em seguida tenta-se preencher o restante do pote, tendo em conta que um membro nao pode ficar contrariado em mais de um jogo (se não gostas de dois, não vamos comprar os dois). A lista tem de ser pelo menos 166% do pote (500 euros) e os votos positivos de cada membro teem de ser pelo menos 133% do pote (400 euros) (porque senao estavam a escolher directamente a encomenda).
- Aluguer externo: os jogos que já não são requisitados, podem ser alugados a uma pessoa da confiança de um membro, para ajudar a contribuir para o proximo pote. A responsabilidade é do membro, apesar do proveito ser para a comunidade.
- Aluguer interno: como temos confianca para trocar jogos, tambem podemos colocar alguns dos nossos proprios jogos para aluguer. Cada aluguer seria de 2? euros por 2,3? semanas. Um euro para a comunidade (proximo pote) e um euro para o dono do jogo (paga menos um euro na proxima). No fundo paga-se menos de dois euros porque tambem esta a contribuir para o pote. Talvez esta sugestão não faça muito sentido, porque eu nunca me importei de emprestar jogos sem compensação.... mas um pote grande é bonito.
- Danos: Se o jogo ficar danificado alem do jogavel, o membro responsavel pelo jogo paga 50% do jogo à comunidade (não o iliba de fazer a sua contribuicao normal para o proximo pote). Danos minimos implicam multa?
- Novos membros: eu pensei no numero 6 (sendo par facilita as contas) porque se formos poucos, nao compensa, e se formos demasiados, é dificil chegar a consensos (pensem na uniao europeia) e a rotação é mais lenta. O tintaazul (alcobaca) manifestou interesse em entrar. Eu sei que ele vai cuidar bem dos jogos, mas falem sem problemas.... Se o tereso continuar a vir às quartas, os jogos transitam facilmente. Mas tambem é verdade que estamos todos em lisboa...
- Site: vou fazer um site para termos ferramentas de consulta: creditos, potes, onde estao os jogos, jogos para aluguer, resultados das votacoes, etc, etc....
- Desistencia parcial: - se um membro disser que nao quer mais mexer num jogo, entao recebe um credito de 50% da sua contribuicao, para o jogo na proxima encomenda. Ex: num jogo de 60E cada membro contribui com 10E. Se nao quiser jogar mais, significa que na proxima encomenda paga 45E (em vez dos 50). Vantagem para ele: pagou 5 euros para experimentar um jogo caro, na proxima encomenda paga menos 5 euros e o aluguer de um jogo continua a contribuir para o seu pote. Vantagem para os outros: o jogo pode ficar quieto mais vezes (roda menos), e se um membro for o ultimo pode compra-lo (acrescentando ao pote) um jogo caro por um preco residual ( 50% de custo menos a contribuicao. Ex: num jogo de 60 euros, se for o ultimo pode compra-lo por 25 euros (60-10=50) e na ebay deve valer mais. Claro que pode nem sequer compra-lo, e o jogo fica sempre na casa dele, mas ainda pode ser alugado. Caso todos desistam, é vendido na ebay para ajudar o proximo pote. (nota: perde a preferencia de dono do jogo). Caso extremo de toda a gente desistir parcialmente: se revendermos a 60% do preço, págamos 80 euros num ano para jogar jogos no valor de 1200 euros
- Desistencia total: se um membro nao quiser continuar a fazer encomendas, continua a ser dono dos jogos para os quais contribuiu (mas não dos proximos). Se quiser sair totalmente, talvez possa comprar um jogo a 50% do preco... nao sei, este topico esta muito nublado para mim....
- Emprestimos: um jogo pode ser emprestado a outra comunidade (Ex:Leiria) se nenhum membro quiser requisita-lo, e se o outro jogo rodar por todos os nossos membros.
- Alterações ao funcionamento: para a primeira encomenda vamos todos chegar a um consenso (100%) quanto ao funcionamento. No futuro, se mais do que uma pessoa discordar de uma tentativa de alteração, então não se altera. E devemos falar sem medos: amigos amigos, negocios à parte.
Quando chegarmos a um consenso, coloco-o na descrição do grupo para estar sempre à vista.
Considerem este tópico COMPLETAMENTE cheio de pontos de interrogacao. Digam de vossa justica... afinal estamos a falar do nosso dinheiro....