Rat Hot

Rat Hot

Introdução

Andava eu na minha senda para arranjar jogos para dois quando me deparei com este Rat Hot.

Rat Hot (Rato Escaldante) é um jogo simples e rápido. É como aquele tipo de comida que serve bem para desenjoar.

É um bom jogo dar um sabor, muito ligeiro diga-se, do que são os jogos de tabuleiros aos mais cépticos. É também um bom jogo para se jogar com pessoal mais miúdo.

Objectivo

O objectivo do jogo é simples: não ter mais do que dois ratos da sua cor visíveis.

Caso o terceiro rato da cor respectiva apareça, perde-se automaticamente o jogo.

Mecânica

Neste jogo o tabuleiro vai-se formando com as peças que se joga. Para se poder jogar uma peça, existe uma regras básica que não é mais do que:

  • a peça que se joga tem de estar adjacente a outra pelo menos por um quadrado na vertical ou horizontal

Jogo a decorrer

Cada jogador à vez tira duas peças de um monte de peças que estão viradas ao contrário. Ele pode jogar as peças pela ordem que quiser. Depois tem de as jogar no tabuleiro existente. O jogador tem de tomar atenção pois, em circunstância alguma pode ter mais do que dois ratos da sua cor (verdes ou vermelhos) no tabuleiro. Se aparecer um terceiro perde o jogo. Porquê? Porque no tabuleiro estão especiarias e os sacanas dos ratos comem as especiarias todas.

Pontuação

Cada vez que um jogador conseguir juntar dois quadrados com a mesma especiaria, ganha um ponto. Caso consiga três ou mais ganha 3 pontos. O aparecimento de um terceiro rato da mesma cor, que seja visível, no tabuleiro, implica a perda automática do jogo pelo jogador a que pertence esse rato.

Exemplo de Rato

Conclusão


O jogo é só isto. Simples e rápido. Como disse bom para jogar com cépticos e miúdos.

Dschunke: Das Legespiel

https://www.boardgamegeek.com/filepage/8852/dschunke-das-legespiel-zip