Recomendações de Jogos para crianças e para idosos

Olá.



A partir do proximo ano 2019 estou com planos de divulgar os jogos tabuleiros em escolas e centros de dias.





Recentemente fui a um centro de dia levando o Tsuro, Suspend e o Dixit e estive a explicar as regras dos jogos e ajudando os idosos a jogar. Por aquilo que comprovar é recomendavel regras simples, e nada de muito complexo e preferivel sem dependecia de linguagem nos jogos. Entre estes 3 o Suspend foi aquele que teve mais sucesso.



Acho que jogos focalizados na destreza são uma boa aposta, por norma são faceis de ensinar, e são faceis de apelar a estes grupo etários.





Eu gostava de ouvir opinões do forum sobre jogos que tem sucesso para crianças e para idosos. 

Tópico muito interessante já que no futuro poderei ter a possibilidade de fazer o mesmo. Conheço o Tsuro e o Dixit mas não conhecia o Suspend. Fiquei curioso com a sugestão de utilizar mais os jogos de destreza.

Porque não também utilizar as versões junior de alguns jogos conhecidos? Tpo Carcassonne, Catan, Stone Age, etc.

Genericamente é isso que disseste.

Nunca tentei com idosos em ambiente de centro de dia / lar mas a experiência de outros é que o problema adicional ao tempo curto para explicação de regras que também existe com crianças pequenas é o da maior facilidade que os idosos encontram em descartar-te e ignorar ostensivamente. Afinal, podiam ser teus pais ou avós… Os miúdos sempre podem sentir-se um pouco "intimidados" por um adulto e sentir-se na obrigação de ouvir… Bem sei que a ideia é que seja algo voluntário mas todos sabemos que os primeiros passos nem sempre são.



Jogos…

Destreza, sujiro também o Go Cuckoo!, Riff Raff e eventualmente o Rhino Hero mais para as crianças.

Se forem idosos que joguem à Sueca, podes tentar a aproximação com outros jogos de cartas. Será melhor uma coisa de vazas regulares (sim, eu sei que o Tichu é o melhor, mas é demasiado "diferente" para primeiro contacto) como, por exemplo, Voodoo Prince, Zen Master ou Sticheln



Depois dos primeiros passos ou sessões, apanha os que mostraram interesse e vai introduzindo coisas mais elaboradas… Carcassonne, sem as regras dos campos na primeira partida, por exemplo. Ticket to Ride, etc.



Boa iniciativa! Votos de sucesso!

_

[quote=Mallgur]

Se forem idosos que joguem à Sueca, podes tentar a aproximação com outros jogos de cartas. Será melhor uma coisa de vazas regulares (sim, eu sei que o Tichu é o melhor, mas é demasiado "diferente" para primeiro contacto) como, por exemplo, Voodoo Prince, Zen Master ou Sticheln

[/quote]



Não conheço o Tichu, nem os outros que mencionaste, mas o Wizard também me parece uma boa alternativa - cada jogador aposta no número de vazas que vai fazer - só não é em equipa, mas também não tem que ter número par de jogadores.


Para crianças, baseando-me em sucesso com crianças cá em casa, recomendo o:

- Animal sobre Animal - empilhar animais de madeira.

  • Rhino Hero - fazer um castelo de cartas.
  • Ice Cool - piparotes em pinguins tendo fazer gazeta à escola como tema.
  • Chicken Cha-Cha Cha - uma variante do jogo de memória em que acertar faz avançar a peça do jogador (tem ainda o bonus de ser um dos raros jogos em que as crianças têm vantagem).
  • Dungeon Raiders - um dungeon crawler muito simples só com cartas, para crianças um pouco mais velhas (8 ou mais anos).



    Com idosos, nunca tentei nada.


Jogo - Suspend, demora entre 10 minutos a 15 minutos, rola-se o dado para saber a peça que devemos colocar na estrutura. Tem aquele apelo do jenga para ver se estrutura aguenta.



O GB de Aveiro no ano passado também visitou um lar.



Levámos:



Bandido,

Crazy cups,

Halli galli

Pixel

go go Gelato

E uns outros que agora não sei o nome.



A sessão correu bem. Há sempre dificuldade para entenderem os jogos e perceberem os objetivos e as regras.

Há momentos em que te frustas um pouco, porque percebes que eles podem não ter entendido muito do jogo.

Desses que referi, acho que funcionou bem o bandido e o crazy cups.

O pixel também fez algum sucesso.



Qualquer dia vamos repetir a experiência e depois dou feedback.

Quem sabe sabe



Crazy cups



Katamino family



Ubongo



Double  Shutter



Tic Tac Boum



Cortex



Kaleidos


Just One