Boas pessoal,
ontem quando sai da InvictaCon, fui para casa de um amigo para o aniversário da filha que fez 8 anos… como ia da Con levava comigo alguns jogos e acabamos por jogar King of Tokyo…
Depois estive muito tempo à conversa com esse meu amigo, que não fazia ideia da dimensão da industria dos jogos no mundo e que ficou bastante entusiasmado com a coisa, principalmente para introduzir um aspecto lúdico e educacional na filha, a miuda está a aprender Inglês e ele vê nestes jogos uma forma de ela desenvolver quer o Inglês quer uma vertente de pensamento lógico que ele verificou exixtir nos diversos jogos que lhe mostrei…
Obviamente que os jogos que tenho não serão os mais indicados para uma miuda de 8 anos, e como ando nisto há muito pouco tempo, gostava de pedir a vossa opinião para jogos que esse meu amigo possa comprar para a filha, para lhe meter o bichinho e depois conforme for crescendo ser introduzida a novos jogos…
Como disse ele teria interesse num jogo com algum texto em Inglês, mas nada muito complicado, mas não há problema se for um jogo mesmo sem texto, desde que a faça pensar um bocadito ![]()
Eu pensei no Stone Age, mas não sei se será adequado…
De qq das formas fico a aguardar as vossas sugestões
Obrigado
Para começar, que tal o Love Letter? Bastante simples e com um pouco de texto ![]()
Jogos cooperativos que obrigam a pensar QB, algum texto que os pais podem explicar muito facilmente ![]()
Obrigado pelas sugestões…
Espero por mais umas quantas e depois transmito os resultados ao pai da criança ![]()
O Dixit costuma funcionar bem com crianças dessa idade, não tem texto, são apenas umas cartas grandes com ilustrações, muito bonitas, diga-se de passagem… tem o seu quê de lógica porque obriga a criar ligações de vários temas às imagens de cada carta…mas tanto quanto sei as crianças costumam gostar bastante dele.
O Forbidden Island é do mesmo tipo que fez o Pandemic, por isso a mecânica acaba por ser muito semelhante e acho que é mais simples que o Pandemic. Não é necessariamente mais fácil de ganhar, mas sempre que o jogo fico sempre com a impressão de ser mais acessível que o Pandemic… O tema também pode ser mais cativante para crianças, ou não, também depende se elas acham mais piada à ideia de andar a curar doenças pelo mundo fora ou a salvar tesouros de uma ilha que se está a afundar…
Eventualmente, o Munchkin também poderá ser engraçado. Já tem texto em inglês, obriga a algum raciocínio e capacidade de bluff e negociação e matar monstros é algo que geralmente costuma agradar aos mais pequenos…
Ambos jogos de corridas e faceis. O snow tails obriga a umas contas de somar e subtrair para avançar/virar/travar o trenó ![]()
Não desfazendo as sugestões anteriores penso que se poderia dar uma vista e olhos nos seguintes:
Guillotine - Uma edição inglesa tem algum texto simples e dá-se a volta ao tema algo "gruesome" com alguma facilidade.
Bang - A Cat Ballou chegou a usar este com um grupo de crianças para lhes incentivar o uso do inglês com bastante sucesso.
Citadels - Também tem algumas cartas com texto e pode recorrer-se aos nomes dos edifícios para usar o inglês.
Bohnanza - Se a negociação for feita em inglês há muito por onde praticar.
Para os objectivos propostos penso que os jogos devem implicar a conversa entre os jogadores…
Lembras-te de alguém sugerir a visita à InvictaCon pelo aniversário? Tinha sido perfeito… ![]()
… não são a minha especialidade, mas julgo que TICKET TO RIDE, LOVE LETTER, FOR SALE, HEY! THAT'S MY FISH!, TOBAGO, ZOOLORETTO, UBONGO, JAMAICA, CARTAGENA, MONDO, ISLA DORADA e A LA CARTE deverão cumprir bem o propósito que se pretende.
![]()
Mais uma vez agradeço todas as vossas sugestões…
Eu não lhes falei para irem à Con porque eles têm uma outra filha de 4 anos que é um TERROR absoluto… ela sozinha conseguia destruir a Con toda… acreditem no que vos digo!