Recomendações e alternativas, venham elas.

Olá a todos,



Sou novo por estas bandas e, até agora, tenho-me limitado a "dar uma olhada" no que os outros escrevem.



Alem de ser novo nestas bandas, sou ainda relativamente novo no boardgaming. Isto é, já joguei muito aos jogos comerciais tradicionais, como o monopoly, risk, cluedo, tivial pursuit, etc

Apesar de me divertir bastante com os mesmos, tambem começo a achar que por vezes se tornam demasiado superficiais ou demasiado dependentes da sorte aos dados, perdendo alguma piada à segunda ou terceira vez que se joga.



Há pouco tempo joguei ao Catan em casa de um amigo e adorei, percebendo que há alternativas bem melhores do que os jogos "de supermercado".

No entanto, à semelhança da minha atitude com jogos de computador, considero que deverei ser um "casual gamer", e tendo eu uma filha com 7 anos que gosta de jogar comigo, não me estou a ver a jogar jogos com regras demasiado complicadas ou que demore demasiado tempo (pelo menos para já).



Há pouco tempo, precisamente a pensar na minha filha, comprei um jogo chamado Forbidden Island (no caso foi a versão portuguesa, da Devir), e passou a ser um vício quase diário cá em casa com ela. Encontrei ainda perdido num baú o meu velhinho Petróleo, que estou a ver se a convenço a jogar um dia destes, mas o flavor a puxar para o financeiro não a seduz por aí alem.







Bom, com isto em mente, gostaria de ter recomendações para adquirir alguns jogos e reunir uma pequena coleção com alguma diversidade:



 - 2 ou 3 jogos com um nível de dificuldade semelhante ao Forbidden Island, ou seja, que dê para jogar com crianças na idade da minha filha mas que já lhes puxe minimamente pela cabeça. Haver versões em português neste caso ajuda bastante.



 - 1 jogo que dê para jogar a solo para quando está tudo a dormir. Este já não me importo que seja mais "pesado" e envolvente, mas dava jeito se fosse minimamente portátil (que às vezes estou fora em trabalho).



 - 1 jogo de corridas em alternativa ao velhinho Formula 1 da Majora, penso que o Formula D ou o Rallyman podem ser jogos engraçados, mas gostaria de ter mais opiniões.



 - 1 boa alternativa para o Risk



Bom, e se houver mais ideias interessantes, venham elas claro.

Ah, é escusado recomendar o Catan, que esse já vou comprar de certeza…



Obrigado,

João Marques


Ora boas, João, e sê bem vindo ao AoJ.



É verdade que existem muitas e boas alternativas aos jogo de supermercado. Creio que a maioria das vezes é uma questão de gosto pessoal, por isso recomendações podem sempre ser suspeitas.



Posso tentar dar alguma alternativas:


  • Stone Age, Pandemic, Ticket to Ride, Takenoko, Carcassone, Kindgom Builder, Augustus; - jogos com dificuldade semelhante ao Forbidden Island. Não creio que hajam versões em português de nenhum deles, mas são praticamente todos independentes de lingua, pelo que não creio que haja grandes problemas em jogar qualquer um deles com crianças.


  • Jogos a solo, dificilmente se encontra algo fora da gama Wargame, embora possam haver excepções. Agricola e/ou Caverna, Le Havre, são jogos mais pesados que dão para jogar sozinhos. Há também o Hornet Leader, Thunderbolt Apache Leader, Labyrinth, Cuba Libre. Contudo nenhum deles será especialmente portatil…


  • Jogos de corrida há alguns interessantes. Os já mencionados Formula D e Rallyman e ainda PitchCar, Snow Tails, Powerboats, Bysicle/Roadsterz, que representam desportos mais comuns. Há ainda mais invulgares como por exemplo Salmon Run ou Jungle Ascent.


  • Arriscando-me a ser snob, acho que qualquer alternativa ao Risk é boa. :slight_smile: Mas dentro do género, consigo recomendar Warrior Knights, Nexus Ops, Senji, Wallenstein/Shogun, Kemet, Smallworld, Cyclades. Há muitas opções e não teria espaço para todas.



    Para melhor consulta recomendo vivamente usar com regularidade o site BoardGameGeek (afectuosamente conhecido entre nós como BGG), pois é a mais completa base de dados do hobby: https://boardgamegeek.com/



    Cumprimentos.


Subscrevo as recomendações, adicionando na categoria solo o Mage Knight, Robinson Crusoe, Friday, Onirim, Urbion



Na categoria family game Flashpoint, Hey That's My Fish, 7 Wonders, Thebes




Parece-me que as propostas apresentadas são todas óptimas (sempre dependedo muito do tipo de jogador).



Mas aproveito para falar dos jogos a solo, pois compreendo perfeitamente esse problema.



Para mim jogos como o Caverna, o Mage Knight e o Robinson Crusoe são óptimos para o solo. Mas é verdade que são um bocadinho "pesados" para andar a acartar de um lado para o outro. Se for para manter em casa, sugiro um desses (se calhar com preferencia para o robinson ou o mage knight, porque têm muita variedade, com diferentes cenários).



Ao nível de "cartas" solo tens opções como o Sentinels of the Multiverse ou o Countdown Special Ops. Que, apesar de serem de tabuleiro, estão mais ligados às cartas. Ou mesmo o Pathfinder adventure card game. São um bocadinho pesados, mas, se for bem planeado consegue-se transportar facilmente, porque não é preciso levar tudo.



Outras opções solo são o pandemic e o flashpoint fire rescue. Não são muito dificeis de transportar ou de preparar.



Jogos cooperativos regra geral podem ser jogados solo (como o forbidden island). Podes sempre experimentar o Forbidden Desert, que vem supostamente melhorar o forbidden island.



Eu, apesar de não gostar do Catan (jogos "abstractos" não é comigo), tenho um jogo solo muito portatil que é o Catan Dice. É óptimo para quem gosta do Catan, apesar de ter dados e é só 5 ou 6 dados e um caderninho para servir de tabuleiro descartavel. Muito prático.



Jogos de corridas conheço relativamente poucos, mas tb sugeria o formula D. Se bem que as ouras opções dadas tb sao muito boas.



Como já disseram aqui, qlq alternativa ao risco é boa (eu tenho um odio de estimação ao risco, na medida em que acho que para desfazer amizades é quase tão bom como o diplomacy lol), mas na mesma linha tens o excelente Risk Legacy. É um jogo que evolui à medida que se vão fazendo os 15 jogos que compõem a campanha completa. Mas tens opções como o civilization, o nations (que tb pode ser jogado a solo), ou o through the ages para uma experiencia menos bélica e mais cultural (mas que tb passa por guerras), ou o axis and allies (uma serie ja enorme).



Por último, duas notas. Uma para o Catacombs que é um jogo fantástico que acabou agora o kickstarter para a nova edição. É um jogo para 2 em que se "chutam" discos com os dedos (estilo jogar ao berlinde), mas em mapas de masmorras e com diversas missões. Fica de olho nisso pois eles no final do ano vão lançar o jogo nas lojas.



E agora aquilo que talvez me leve à crucificação massificada, mas não interessa porque acho que há vezes em que uma pessoa está sozinha e gostava de jogar um jogo, mas ou se nao tem (porque é caro ou já não há), ou não há gente para jogar no imediato, ou simplesmente poruqe é muita maçada montar o jogo, jogos no IPAD e IPHONE.



Ok, sei que nem toda a gente tem (eu não tenho, mas a minha irmã tem e de vez em quando empresta-me para "matar o vício"), e que o mercado android é fraquinho (android tenho e já falo disso).



No Ipad/Iphone tens agricola, Lords of Waterdeep (que aconselho para iniciar o vício), eclipse, le havre, warhammer quest, etc. etc.



No Android tens jogos como Smallworld (não gosto muito, mas é engraçado), Catan (sim…), Carcassonne, Arcane Quest (que imita o warhammer quest, conseguindo ser bastante bom), Elder Sign (tenho, gosto da ideia, mas não aconselho devido à vontade suprema de querer atirar o tablet para o chao e parti-lo aos bocadinhos quando depois de 24 dados rolados não sai uma porcaria de um simbolo… exasperante, mas engraçado). Ou mesmo o Ticket to Ride.



Para quem quer levar os jogos para todo o lado e jogar sozinho, o tablet/Ipad/Iphone começa a ser uma boa alternativa. Para quem não quer gastar balurdios com o ticket to ride e com o small world porque só joga de vez em quando, tb é. E dá para jogar com mais gente passando o tablet de mão em mão, ou online.



Espero que ajude :slight_smile:

A este vício :slight_smile:



Aqui por casa também somos todos muito da classe "casual gamer" sendo que alguns dos jogos que tenho e que têm resultado bastante bem são



Jogos que são pequenos mas que jogamos bastante para mais que 2 jogadores são:

Coloretto, Bohnanza e 6 Nimmt



Outros:



Dixit mas apenas caso tenhas intenção de jogar com 4 ou mais pessoas, o mínimo são 3 mas acho que só começa a ser realmente divertido com 4 ou mais :slight_smile:  (episodio do tabletop caso queiras ver)



Alhambra acho que é também um jogo engraçado em que tentas construir a tua pequena cidade e penso que nesse aspecto é bastante apelativo visualmente, há regras para 2 jogadores. (episodio do Tabletop caso queiras ver )



Jaipur é um bom jogo para 2 jogadores, adquiri à pouco tempo mas temos jogado bastante :slight_smile: (video com explicação em portugues e neste aqui um video com uma partida completa)



BattleLine ou Schotten Totten são apenas para dois jogadores e embora seja um tema colado pode dar algum sentimente de batalha/confronto, sendo que optaria por jogar sem as cartas táticas de início.



Ubongo: Duel se quiseres um jogo muito simples em termos de explicação mas que ainda tem que se lhe diga :slight_smile: fará talvez lembrar o tetris e há uma versão que dá para mais jogadores



Hive também é apenas para 2 pessoas e cá por casa achamos que é basicamente um xadrez em ponto pequeno, muito portátil e resistente mas com um tema que acho muito bem conseguido embora podesse ser jogado de forma abstrata. (acho que colmeia, favos de mel e abelha fazem sentido mesmo quando se olha para o jogo sem nunca o ter jogado)



Speed ou Blink é um jogo que demora…1/2 minutos e que me apresentaram na InvictaCon e que acho engraçado para qualquer altura :slight_smile: apenas para 2 jogadores



Fast Flowing Forest Fellers é um jogo de corrida com uma grande vertente de tentarmos prejudicar os restantes através das correntes do rio.





Dos já mencionados recomendo porque tenho:

Takenoko (até pelo tema penso que será ideal)

Kingdom Builder

Ticket to Ride



Obrigado a todos pelas sugestões colocadas.



Irei ponderadamente digeri-las para ver por onde começar :slight_smile:

Por muito tentador e "fácil" que possa parecer a alternativa do tablet, irei tentar evitá-la o quanto puder. Já trabalho com computadores o dia todo, e quero mesmo evitar essa opção… Mais que não seja para sentir o cheirinho do jogo quando abro a caixa :slight_smile:



No entanto obrigado pela ideia, e obrigado por todas as outras sugestões, as quais irei ponderar.

Penso que com tantas e boas sugestões, passarei a ter é dificuldade de saber por onde começar…



Muito obrigado pelas sugestões!

Bem-vindo ao AOJ! yes



… acho que o melhor mesmo seria se conseguisses aparecer num dos encontros com entrada livre que se realizam por este país fora e onde poderias conhecer muitas pessoas com este hobbie em comum e experimentar com elas dezenas de jogos antes de os comprares: https://www.abreojogo.com/ajuda/introducao_aos_jogos_de_tabuleiro/onde_jogar/encontros_de_jogos_de_tabuleiro_e_rpg_em_portugal smiley



… para quando bem-vindo a um dos eventos? surprise

Epá, isso parece-me uma excelente ideia!

Pelo que vejo no calendário, há um encontro hoje… Se conseguir ainda lá apareço!

[quote=Johnnybone]Epá, isso parece-me uma excelente ideia!

Pelo que vejo no calendário, há um encontro hoje… Se conseguir ainda lá apareço![/quote]



Sim, hoje há o evento mensal do Grupo de Boardgamers de Lisboa. Começa pelas 15h e termina lá para as 3h da manhã. Aparece que haverá com certeza muitos jogos para conheceres! yes

Infelizmente, em busca de eventuais jogos no sótão, acabei de me espalhar do escadote abaixo… Vamos é a ver se não vou meter o pé direito de gesso ainda hoje, pela pinta do inchasso…

Enfim, não contem comigo hoje, pois não me parece nada provável que lá apareça nestas condições. Belo começo…

Mas depois de ver o teu post nao consegui parar de rir. Espero que nao seja nada de grave e que melhores rapidamente, mas a ironia da coisa…



Bem, de qlq das maneiras, se tiveres meo aproveita para ver o meo kanal 219944 board gamer, és capaz de gostar.

Espero as tuas rápidas melhoras.



Enviei uma mensgaem através aqui do site. Tvz tenhas de visualizar o spam do teu mail para a leres.



Abraço

[quote=Johnnybone]Infelizmente, em busca de eventuais jogos no sótão, acabei de me espalhar do escadote abaixo… Vamos é a ver se não vou meter o pé direito de gesso ainda hoje, pela pinta do inchasso…

Enfim, não contem comigo hoje, pois não me parece nada provável que lá apareça nestas condições. Belo começo…[/quote]



… o importante não é como se começa, mas como se acaba angel



Rápidas melhoras!