recomendações para o Natal?

No meu caso, precisava de hipóteses para oferecer um gateway de tema económico sem language dependence que dê para quatro jogadores - e não estou a conseguir cruzar estes critérios todos numa busca no BGG Ashamed

Powergrid?

;)

[quote=Nazgul]Powergrid?

;)[/quote]É pá, ao menos dizias Stone Age :P

[quote=Rick Danger]

[quote=Nazgul]Powergrid?

;)[/quote]É pá, ao menos dizias Stone Age :P

[/quote]

E até tinha dito...se tivesses indicado um "pré"-económico...

Tongue out

Container, Power Grid, Logístico e Chinatown.

Tendo em contas os critérios que defines (gateway, económico, language independent, para 4 jogadores) sugiro-te algumas das hipóteses:

- Chicago Express;

- Power Grid;

- Hab & Gut;

- Goa;

- Acquire.

Existiriam outras posibilidades mas que já não se enquadrariam no perfil que definiste (Power Grid - Factory Manager, Steam, Brass, Le Havre, Agricola, ...) pois não são, por certo, "gateways".

Sem dúvida que eu escolheria o Power Grid, no entanto, caso o/a destinatário/a já o possua, as outras hipóteses que te coloquei são agradáveis também.

Ainda não o experimentei, mas se quiseres investigar, o Machtspiele (ou Power Struggle) que foi lançado este ano em Essen parece estar a surpreender os boardgamers...

Espero que te tenha ajudado, e não baralhado ainda mais... Embarassed

Abraço Ricardo.

[quote=Dugy]

Ainda não o experimentei, mas se quiseres investigar, o Machtspiele (ou Power Struggle) que foi lançado este ano em Essen parece estar a surpreender os boardgamers...

[/quote]

Este não é definitivamente um "gateway".

Curtia oferecer um Power Grid, mas vocês acham que é um gateway?
Vamos partir do pressuposto que o limite da complexidade é um Settlers of Catan, ok? :) Stone Age e Chicago Express até é capaz de dar, mas Container não me parece (até porque dava jeito que eu também gostasse do jogo :P).

Estou a estudar as vossas sugestões. Obrigado.

Chicago Express parece-me mais complicadito de perceber e de saber jogar do que o Power Grid.

Isto é apenas a opinião de um "quase newbie", mas acho que o Power Grid apenas é considerado gateway por quem já jogou a algumas coisitas. As mecanicas até são simples e funcionais, mas quando explico o jogo pela primeira vez a alguém que já jogou TTR, Stone Age ou Catan (p.e), normalmente acham as regras do PG complicadas.

concordo o Power Grid para este nível e complexo por causa das regras e estou falar contra mim ja que a edição portuguesa tem lançamento previsto para inicio de 2010

Runadrake

Tel.: 934770690
Site: www.runadrake.com
e-mail: [email protected]

Estou de acordo. O Powergrid é um bom jogo, não é muito complicado, mas não me parece que seja um gateway.

Dentro dos critérios, parece-me que o melhor candidato é o Acquire - um jogo económico clássico que é ao mesmo tempo simples de jogar e tem doses maciças de estratégia.

https://www.boardgamegeek.com/boardgame/5

As recomendações vão para: Chinatown, Santiago, Union Pacific, Hab & Gut.

A meu ver o Goa, Container, Powergrid não são gateway games...

E Chicago Express quase nem se qualifica como jogo =)

Da minha colecção, Wishlist incluída, diria:

Acquire

Bohnanza (Fazer trocas para ganhar moedas. É económico.)

Cuba (tremido... quase não será um gateway, mas é levezinho. Depende de quem o vai receber.)

For Sale

Hacienda (o dinheiro conta muito e não é muito complexo, está ali com o Cuba nos tremidos...)

Modern Art (Leilões são sempre coisas económicas)

Settlers of Catan (Porque não? Não é dos gateways que mais gosto de usar, mas tem negociação e um sistema económico interno, de trocas directas)

Mas a escolher só um destes, seria o Bohnanza.

Boa sorte!

De facto, gostava de poder oferecer o Power Grid, mas falta ali qualquer coisa que facilite a introdução a um novato, talvez se tivesse um design mais atraente (nomeadamente a nível do mapa dos esgotos :P). Por exemplo, o Stone Age também não é um gateway, mas é tão visualmente apelativo que certamente deve ser fácil de ensinar e motivar a jogar.

O Acquire está bastante recomendado e o tema está mais que apropriado, mas acho demasiado abstracto. Olho para o tabuleiro e adormeço :) não sei o que é que o presenteado iria achar. Também já notei que há muita gente que adora o Bohnanza, mas não consigo perceber porquê.

Apesar de gostar do que leio sobre o Hab & Gut, acho que é preferível o For Sale pela sua simplicidade e estou a gravitar para esta opção, sendo que até posso oferecer dois jogos. Como a pessoa em causa também gosta de aviões, estou a ver que tal é o Jet Set. Consigo compreender muito mais uma obcessão com aviões do que com comboios ;)

também és pouco esquisito :P

[quote=Hélio]

E Chicago Express quase nem se qualifica como jogo =)

[/quote]

Thumbs Up

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=Crashburner]

também és pouco esquisito :P

[/quote]

Ás vezes, há que fazer escolhas. Em geral, jogo qualquer coisa.