Rede Regional de Ludotecas - Projecto Aprovadíssimo!!!

Foram anunciados ontem os resultados das votações nos projectos propostos para o Orçamento Participativo de Portugal.

É com grande entusiasmo da minha parte que partilho a notícia de que o projecto "502 - Rede Regional de Ludotecas" é um (o grande) vencedor, arrecadando mais de oito mil votos (mais precisamente 8373 votos).
(se não me engano é dos projectos com mais votos, senão memso aquele com mais votos)

Descrição do projecto:
"Criação de uma rede de ludotecas com o objetivo geral de divulgação e recuperação do jogo de tabuleiro como ferramenta lúdico-pedagógica, de socialização e integração. Objetivos específicos: - Introdução do jogo de tabuleiro no seio familiar como ferramenta potenciadora de criação/restabelecimento de laços; - Apoio a lares de idosos em atividades potenciadoras do exercício mental; - Apoio a escolas na criação de atividades alternativas geradoras de melhoramentos ao nível do raciocínio, concentração, persistência, ao mesmo tempo que se promove o alargamento dos grupos; - Estabelecer protocolos de colaboração com bibliotecas municipais, associações de moradores, lares residenciais de jovens ou idosos, hospitais, centros de dia, entre outras; - Criação de uma unidade móvel (ludoteca integrante). Prevê-se que o investimento neste projeto não deverá exceder os 50000,00€, tendo em conta os meios e recursos a afetar. O período de execução deverá ser de 24 meses."

https://opp.gov.pt/projetos/todos/502-rede-regional-de-ludotecas

Muitos parabéns à equipa que elaborou este projecto (José Alberto Pereira e a sua Cidade Curiosa*), e não se cansou de o divulgar. O resultado está à vista!!!



* peço desculpa se me esqueço de alguém, ou se há alguma incorreção.

Uma excelente notícia para quem gosta de jogos de tabuleiro!



Há muito tempo que lamentamos a exiguidade do hobby dos jogos de tabuleiro em Portugal. As pessoas jogam pouco porque há poucos jogos modernos traduzidos em português; e há poucos jogos em português porque há poucas pessoas a jogar. Os jogos são caros porque há poucas pessoas a jogar e há poucas pessoas a jogar porque os jogos são caros. E assim por diante.



Este projeto pode ser um grande contributo para quebrar estes círculos viciosos. Parece-me bem esguelhado o enfoque nos idosos e nos jovens: os primeiros pelo tempo livre que têm e pelos benefícios que podem retirar em termos de interação e de atividade inteletual; e os segundos porque é crucial socializar deste cedo nos jogos de tabuleiro. Uns e outros podem ser as pontas-de-lança para a introdução em massa dos jogos de tabuleiro nas famílias.



Também me parece que a abordagem pelas bibliotecas e por uma unidade móvel é certeira. Um dos maiores obstáculos para o take-off dos jogos em Portugal é o preço dos jogos. Não temos salários alemães. Pagar 50€, 40€ ou até 30€ por um jogo é puxado para a maior parte das famílias em Portugal. Sempre me pareceu que as bibliotecas/ludotecas municipais e de freguesias seriam o target ideal para os jogos de 30€ para cima. Há 307 câmaras e cerca de 3000 freguesias em Portugal. Suficiente para compensar uma edição. 



Tenho muita curiosidade em seguir este projeto - espero que haja um blogue, página de internet, etc. que vão dando conta de como as coisas estão correr. Podemos tirar lições valiosas para aplicar noutras regiões do país. Por isso, boa sorte aos promotores. E quem sabe? Se calhar daqui a muitos anos nos lembremos deste momento como o início da massificação dos jogos de tabuleiro modernos em Portugal. :slight_smile:


…a toda a comunidade, e em particular ao Alberto de Braga, que tanto quanto sei, foi o grande dinamizador da proposta e do fabuloso resultado obtido. Isto não é um marco para um hobby ou uma região, isto poderá ser a próxima etapa no dinamismo dos jogos de tabuleiro. Todos os que exploram um pouco ficam a gostar, o problema são as conhecidas barreiras de etiqueta que ainda vão subsistindo. Vejamos que frutos irá colher o tempo após a criação destas ludotecas. 

Bem visto Goryon, em expor este assunto no AoJ. Não haverá outro tão meritório de momento. 

Obrigada a todos e todas que votaram no nosso projeto e acreditam em nós :slight_smile:

Obrigada pelas palavras de incentivo e de acreditar.

Podes seguir os nosso trabalhos no nosso canal you tube www.youtube.com/cidadecuriosa ou página de facebook www.facebook.com/cidadecuriosa o nosso site https://cidadecuriosa.webnode.pt . Tentamos ter tudo ao máximo atualizado. Temos a promeça de uma empresa de nos fazer um site com outras condições :slight_smile:

Obrigada pelas palavras. Estamos muito motivados e confiantes :slight_smile: