Registam as sessões digitais no BGG? Porquê?

Há uns tempos ao ver o registos de jogos de alguém fiquei intrigado porque ele registava as sessões digitais de jogos de tabuleiro. Apesar de utilizar regularmente o BoardGameArena nunca me passou pela cabeça registar essas sessões no BGG.

Sinceramente não me estou a ver a mudar isso, no entanto fico curioso com a justificação para o fazerem ou não.



Pessoalmente não o faço porque considero as sessões digitais como estando noutra "esfera" de interesses com registo próprio.


Também não costumo registar as sessões digitais, senão teria sem sombra de dúvida muitos mais jogos registados de Star Realms!

Tal como tu considero isso outra "esfera"

Bem, no meu caso o Can't Stop (que nunca joguei num tabuleiro real) daria um salto imenso para o primeiro lugar no meu top :smiley:

Eu jogo já há alguns anos e há uns tempos decidi começar a registar as sessões no bgg. Mas foi solo de pouca dura.

Mesmo as sessões físicas, nunca percebi bem o interesse de as registar…

se calhar é por ser mais jogador a solo/coop do que outra coisa, mas é mais uma tralhinha (quando por exemplo em gloomhaven, SoB, Myth, etc, já tenho de registar alterações nas personagens, etc.).

Qual é a motivação e o interesse de registar as sessões (ainda para mais quando o registo é feito estilo pontos, quem ganhou, que é uma info tão básica que nem dá para lembrar uma sessão em concreto.

Para mim é pura perda de tempo, mas gostava de perceber se de facto sou eu que estou a perder alguma coisa por não as registar.



Quanto às digitais, prefiro tirar screenshots de situações in-game "fora do normal" (sejam resultados ou tableaus verdadeiramente bons para recordar estratégias).

Acho que além de ter que ver com a forma de vermos o próprio hobby, tem que ver como cada pessoa é. Pessoalmente registo também o que leio (livros), ouço (música) e vejo (filmes), portanto registar os jogos foi um passo natural e faço-o desde que comecei a jogar (sensivelmente ano e meio). Por incrível que pareça não registo nada em termos de LEGO (o meu principal hobby) apesar de há uns bons anos (17?) atrás até ter criado uma ferramenta para o fazer…

Apesar de registar as pontuações e tempo, não ligo muito a essas coisas, mas mais ao total de jogos que vou fazendo e de que jogos. Faz-me perceber se determinado jogo que comprei valeu realmente a pena ou até fazer-me lembrar de um jogo que experimentei há uns meses atrás. É excelente quando vou comprar um jogo e dar uma vista de olhos nos que já joguei e reparar que jogo x ou y seriam excelentes na minha colecção.

Além disso dá para ver o h-index que me parece uma escala excelente para perceber se estamos a distribuir bem as nossas atenções :slight_smile:


No BGG, eu registo apenas as vezes que jogo cada jogo (versão fisica) para ter uma noção se este tem ido á mesa ou não, servindo também para ajudar a decidir sobre uma possível venda/troca. Em relação às versões digitais apenas coloco o meu rating.

comecei a registar as plays apenas no inicio do ano, só mesmo o jogo e nº de vezes, não meto com quem, pontos, vencedor, sitio, etc

e só para os jogos "mais a sério", deixo fillers de parte para não ficar com a estatistica marada



ainda não joguei nenhum desta categoria online, mas se o fizer vou registar normalmente



a ideia vai ser no final do ano (por exemplo) poder ver que jogos estão no meu top e foram pouco jogados, e tentar fazer 1 esforço para organizar umas sessões.



visto que demora ai 5 segundos cada registo acho que vale a pena :stuck_out_tongue: vou tentar continuar pelo menos até ao fim do ano

pessoalmente registo no BGG todas as minhas partidas no tabuleiro e as digitais apenas as que são exatamente iguais à versão solo do jogo físico. Hoje em dia 80\90% do que jogo é solitário, comecei mais a sério nos jogos solo em 2015.



Eu já registo desde 2012, e antes disso fiz um levantamento por alto daquilo que já tinha jogado e coloquei um número redondo em alguns deles (ex: xadrez, damas, etc…), outros ainda me lembrava do que tinha jogado, porque tinha entrado no hobby mais a sério apenas em meados de 2010. 



O motivo porque o faço, adoro estatísticas… registo sempre todos os jogos. Tento colocar alguma informação útil nos comentários, quantos éramos e quem ganhou, no caso dos jogos solitário se ganhei\perdi, que expansões inclui, que pontuação alcancei, porque perdi, etc…



E não é porreiro saber que neste momento já joguei 6496 partidas, das quais 4129 solitário. Que o meu H-Index é de 38. Que o meu jogo mais jogado é o Onirim.

Provavelmente a nível digital devem ser perto das 500 partidas no máximo das 4129. Grande maioria é Onirim.



Acho que no final das contas cada um faz o que quer e utiliza as ferramentas como acha melhor. Depende do teu nível de Geekness… wink


Eu não registo a sessões digitais. De facto o pouco que jogo jogos de tabuleiro em formato digital é no telemóvel.



Hoje em dia com tantas soluções como BoardgameArena, Tabletopia, etc…, em que a única diferença é mesmo o suporte (digital vs. cartão/madeira), e os jogadores são pessoas, as regras são exactamente as mesmas, compreendo o porquê de registar essas sessões.



Do outro extremo da linha estão pessoas que só registam jogos que jogam mesmo a sério, i.e. se foi jogar para explicar as regras a um grupo esse jogo não é contabilizado.



Mas como alguém disse já, cada um regista o que quer e faz desse dados o que lhe apetece.



Eu registo os jogos essencialmente para saber quantas vezes joguei um jogo, e para me recordar dos jogos que já joguei, por vezes há jogos que jogo apenas uma vez e sem esse registo dificilmente me lembraria mais tarde.

Apenas registo os jogos fisicos que faço. Joguei no passado, muito pouco, jogos de tabuleiro online (penso que apenas Hive, Stone Age e Carcassonne) e nunca registei no BGG (para mim, é outro tipo de registos). Por vários motivos, já há uns anos que não jogo online e que evito.

 

Quanto a registos no BGG, gosto de registar tudo. Entendo que registar esteja relacionado com gostos (e manias) pessoais. No meu caso, sempre gostei de ter os meus registos. Lembro-me de há muitos anos ter listas com os CDs que tinha, bares onde gostava de ir, aniversários, etc, etc… enfim, manias :S

 

Quanto aos registos no BGG, gosto de saber quando joguei pela última vez um determinado jogo (e com quem), gosto de ver as análises que são feitas com esses dados pelo Extendad Stats, etc, etc, etc…