Registo de domínio, alojamento e o futuro do Abre o Jogo

Olá pessoal,



O Ricardo Madeira já passou o registo de domínio do Abre o Jogo para mim e já está pago por mais um ano.



Daqui a uns dias será também pago o alojamento.



O registo de domínio ficou por € 15,13

O alojamento será por € 59,04



Estou a pensar fazer uma rifa de alguns jogos que tenho aqui e que não jogo para ajudar a financiar isto mas esse não é o motivo deste post.



Este post tem mais a ver com os tempos futuros do Abre o Jogo e a minha ligação ao mesmo enquanto Administrador.



Já há algum tempo que ando a pensar ter um papel menos significativo na generalidade do hobby e no site e Grupo do Porto em particular.

Este ano é o 10º de existência do Grupo do Porto e parece-me uma boa altura para "dar lugar aos novos" nesse campo e também para deixar a administração do AoJ.

Paralelamente, vou ser pai em Abril e mu!ito provavelmente o meu tempo para estas coisas vai ser afectado…



Portanto tudo se conjuga para isto.



Não estou aborrecido com ninguém, não estou chateado com nada e não vou deixar de jogar e ajudar conforme possa. Simplesmente está na altura de ter um papel um pouco menos relevante.



A minha ideia é manter tudo mais ou menos como está e ir efectivando estas intenções até ao final do ano.



E é assim malta… Vamos falando até final deste ano para eu passar o registo do domínio e o alojamento para o nome de outros.



Em relação ao futuro do AoJ, acho que devemos começar a pensar numa outra plataforma… Dei uma vista de olhos pelo WordPress mas não sei se se adequa a este modelo comunitário. Fiquei com a ideia de que será possível fazer um site com vários autores mas não percebi se algo semelhante ao AoJ seria exequível…

Por outro lado, existem imensos plugins para o WP que seriam úteis ao site.



É outra coisa para irmos pensando ao longo do que resta deste ano.



Abraços!

Olá Pedro,



Antes de qualquer outra coisa, muitos parabéns! O futuro está assegurado e a eles pertence! smiley



Relativamente à continuidade do AOJ, da minha parte continuo disponível para ir mantendo (vejo diariamente os novos utilizadores e faço a sua aprovação se não forem bots; removo posts duplicados; vou mantendo a página dos eventos; se houver algum problema com o site tento resolver; faço backups; etc, etc…) mas, não tenho disponibilidade para mais do que isto. Já há muito que falamos de mudar de plataforma, mudar o layout, acrescentar funcionalidades, dar uma nova vida ao AOJ, fazer uma revisão de conteúdos, etc, etc… mas a verdade é que falta identificar malta nova com vontade e disponibilidade para o fazer.



Talvez esteja na altura de haver uma renovação nos administradores do AOJ, por malta nova com vontade, conhecimento e disponibilidade para avançar com as remodelações já há muito necessárias. Quem sabe colocar um post na homepage a dizer algo como: Queres colaborar com o AOJ? Precisa-se de ajuda AOJ para…



Abraço,

Tiago Duarte

Agora é que vais ver o que são noites mal dormidas… ehehehhe

A sério, muitos parabéns. Ser Pai é um momento único, daqueles que mudam a vida a sério. Aproveita cada minuto, parabéns :slight_smile:



Quanto ao site, sou admin cá do burgo desde que me lembro. Na altura o Ricardo Madeira convidou-me e eu aceitei. No início ainda fiz várias reviews mas depois com o tempo o meu contributo é quase só as Math Trades e pouco mais. Tal como tu, fui Pai e o meu tempo também ficou mais escasso, aproveitando a tua boleia também cedo o meu lugar aos mais novos, ainda mais porque na realidade pouco tenho feito.

Como não sei nada de programação ou manutenção de sites, basicamente a minha ajuda é na moderação de conteudos.



A renovação é de facto um assunto já antigo e confesso que merece ser discutido de novo. O AoJ tem-se mantido mais ou menos visivel, mas nos dias de hoje parece mais um site d eclassificados do que outra coisa. Contra mim falo, que não colaboro com novos conteudos, mas está na hora de repensar o site. Um anúncio a recrutar malta não é má ideia ou então, em conjunto pensamos em 4 ou 5 nomes e lançamos o convite a malta nova com espirito critico e que queira criar conteudos. Porque acho que isso é realmente o mais importante, criar conteudos.

É inegável todo teu o investimento de tempo e disponibilidade para fazer as coisas acontecerem e estás de parabéns pela nova aventura que começa para ti este mês :slight_smile:



Quanto à minha presença aqui, ainda estou cá há mais tempo que o costa :stuck_out_tongue: desde antes dos tempos do RPG Portugal. No entanto, sei perfeitamente que nisto conta o chamado "put up or shut up" e, sendo verdade que practicamente não participo no abreojogo desde que quase todos os roleplayers se mudaram para terras do Feicebu, também acho que o site precisa de ser levado para a frente por gente nova.



Aliás, na minha humilde opinião, isto aqui não precisa de tantos admins. Primeiro que se converse sobre alguma coisa, nunca mais se junta o contributo de toda a gente. Ofereço desde já o meu lugar para extinção imediata :slight_smile: O abreojogo está morto, longa vida ao abreojogo e essas coisas todas.



Para quem vier a seguir, acho que o abreojogo oferece um domínio com sólido search ranking na Google e um histórico de muitas e diversas iniciativas comunitárias. Penso que a "filosofia" Abre o Jogo tem tudo para continuar a levar jogos que vale a pena conhecer a quem ainda não os conhece (ofereço o slogan :P). 



Para além disto, penso que deve ser dado o poder e a liberdade a três ou quatro pessoas interessadas para fazerem do abreojogo aquilo que acharem melhor. Nova plataforma, novo logo, novo foco, novo modelo de monetização, acredito que há muito para fazer.


 Embora seja dos administradores mais recentes também nunca me dediquei muito a isto.



 Uma ou outra opinião e pouco mais.



 Também penso que devemos dar a oportunidade a malta nova e que aposte em conteúdos.



 O abreojogo como já foi dito está morto, nem as minhas "bocas" aos torneios da LisboaCon têm resposta.



 Neste momento o abreojogo é apenas um fórum para venda de jogos.



 Nos 10 tópicos em destaque, tenho 1 que é este, 2 encontros em Lisboa e um semanal do Porto e os outros 6 são vendas.



 Posso sempre ajudar com tempo no que for preciso, por exemplo pesquisas que sejam necessárias para guardar e compilar informação importante.



Mas conhecimento mais técnico também não disponho.


Proponho, estabelecermos metas e etapas para esta transição.

Se de repente vamos todos embora, quem vier de novo poderá sentir-se ao abandono e poderá o resultado final não ser aquele que desejamos para o AoJ.



Há aqui dois níveis de contributo que são fundamentais: um primeiro nível que está claramente ligado aos admins e que tem 2 areas de intervenção claras: técnica e moderação; e finalmente um outro nível, que não exige que se seja admin e que tem a ver com a contribuição de conteúdos para o portal.



Primeiro há que identificar quem tem conhecimentos técnicos suficientes para continuar o trabalho que está a ser feito. Até aqui, esse trabalho tem sido assegurado pelo Pedro, Tiago e Nuno ao que sei. Julgo que poderão continuar a assegurar serviços mínimos mais um pouco e agora há que identificar sangue novo. Sugestões?



Ao nível da moderação, trabalho que tem sido assegurado por quase todos nós (uns mais que outros), acho que devemos identificar um ou dois wonderkids que meter ao barulho, connosco a ajudar (e faremos todos um esforço para ajudar - eu farei) no que fôr possível o tempo que for possível. Sugestões?



Finalmente ao nível dos conteúdos acho que devemos fazer convites diretos a vários elementos da nossa comunidade e propor-lhes rubricas ou espaços para poder gerir e opinar. Não tem que ser admins, mas poderão vir a sê-lo dependendo do seu trabalho, esforço e dedicação. Sugestões?



Relativamente à questão dos anúncios, não sei se será possível, mas podemos desativar a opção de aparecer no frontpage, limpando assim a página de entrada, deixando-a livre para conteúdos.

Obrigado a todos pelos parabéns, votos de felicidades e afins!



Vejam lá se esta coisa agora não descamba para uma debandada dos administradores…



Bom.

Realmente o Abre o Jogo terá que continuar em novos moldes.

Penso que o modelo actual (Cintent Management System) e a base em que assenta (Drupal) não são os mais adequados.

Quiramos ou não, as "redes sociais" agradam à generalidade de populção e são um meio mais propenso à criação de comunidades activas.

Por outro lado, partir para uma espécie de grupo dentro de uma rede social externa, por exemplo Facebook, será perder o potencial que este site foi acumulando ao longo dos anos e estar submetido às regras e arbítrios dessa rede social para onde nos movamos.



Penso que será interessante pensarmos numa plataforma de rede social gratuita, de código aberto, que permita a funcionalidades fundamentais para esta nossa comunidade:


  • Eventos (preferencialmente recorrentes e com fácil configuração / criação)
  • Notícias
  • Artigos de utilizadores
  • Blogs de utilizador



    Uma mais valia será sem dúvida a possibilidade de adaptar os módulos que foram desenvolvidos para o AoJ, especialmente os de ligação ao BGG. Não penso que seja obrigatório optar por uma plataforma em PHP (linguagem base do AoJ actual) mas será sem dúvida mais fácil adaptar para uma base na mesma linguagem.



    Nas pesquisas rápidas que efectuei, encontrei este artigo que poderá dar uma ajuda inicial:



    https://www.techdrivein.com/2012/09/5-best-opensource-social-networking-software.html



    Dêem uma vista de olhos e digam coisas!

    _

Deliberadamente não mandei mais postas de pescada para além de um ou dois parágrafos. Acho que antes de se atribuir funções a desempenhar ou de se escolher uma plataforma, as pessoas que vão ficar à frente do abreojogo devem poder decidir o que é que querem fazer com ele. Como não me vejo a assumir esse trabalho, deixo a iniciativa dessa discussão concreta para elas. As únicas duas ou três coisas que sugiro serem valorizadas são, conforme disse:


[quote]Para quem vier a seguir, acho que o abreojogo oferece um domínio com sólido search ranking na Google e um histórico de muitas e diversas iniciativas comunitárias. Penso que a "filosofia" Abre o Jogo tem tudo para continuar a levar jogos que vale a pena conhecer a quem ainda não os conhece (ofereço o slogan :P).[/quote]



Por outras palavras, só acho que:

  • abreojogo.com deve continuar a apontar para alguma coisa
  • o historial desta comunidade merece ser preservado de alguma forma
  • "abre o jogo" deve continuar a ter o mesmo significado de promoção abrangente dos jogos



Acho que a solução de seguir por um caminho próximo ao de Rede Social é a melhor.

Desses modelos open-source que são mencionados no artigo, não tendo conhecimentos técnicos para os analizar, não saberei muito bem escolher qual o melhor. No entanto atrevo-me a dizer que Dolphin e Buddy Press me parecem os mais interessantes.



Quanto ao que diz o RickDanger, eu percebo a tua opinião e em grande medida até concordo com ela, só acho é que não faz mal nenhum assegurarmos nós esta transição garantindo que o rumo que o AoJ vai tomar é aquele que todos nós desejamos. A ideia é traçarmos um objetivo e um caminho, meter gente nova ao barulho e compromete-los com os mesmos principios que nós aqui sempre tentámos defender. Claro que há livre arbitrio e que podem opinar e as suas opiniões serão importantes e podem até em ultima instancia alterar aquilo que agora pensamos ser o melhor. Mas esse processo acontecerá porque todos estão comprometidos com o mesmo ideal. Por isso não vejo mal nenhum em tomarmos agora decisões sobre o futuro do AoJ, e procurarmos gente nova, motivada e capaz, que nos ajudará a seguir o rumo traçado.



Seria bom que os demais admins se juntassem á festa e partilhassem as suas ideias e pontos de vista para que possamos começar a delinear metas e objectivos.



Voltando um pouco atrás. Pedro, dos custos de alojamento e domínio que pagaste, quanto é que te devemos?

Voltando à vaca fria, eu julgo que em Janeiro, alguns de nós admins deverão ir à LeiriaCON, por isso, se houver concordância e quorum, propunha fazermos lá uma pequena reunião de trabalho para falarmos sobre o estado do AoJ e o seu futuro. Quem pensa ir? Estão de acordo ou nem por isso?


… Mas ainda não sei se vou… :confused:

Vou a Leiria mas ainda não sei se chegarei na 6ª feira de manhã ou ao final do dia.

Estou de acordo com a reunião.

 Sim também estarei por lá.

Também ainda não sei se só estou por lá na sexta à noite ou todo o dia

Ainda não reservei o quarto mas estarei por lá. Devo ir logo na sexta de manhã e fico até domingo.



Acho bem que nos reunamos durante um pouco para falar até porque a renovação do domínio está aí à porta e convém decidir como se vai pagar isso.



Abraços e até lá!

_

Sempre se combina a reunião? Eu só estou lá a partir da sexta à noite

[quote=joao104]Sempre se combina a reunião? Eu só estou lá a partir da sexta à noite[/quote]

 

Também só vou 6ª feira ao final do dia. Por mim julgo que se deveria fazer esta reunião.

Sim. Acho que devemos reunir.

Estaremos todos para o jantar de sexta? Podíamos fazer a reunião ao jantar. Eu devo ir logo de manhã e já almoçar por lá na sexta e só venho domingo à noite.



Já agora, andei a dar uma vista de olhos no Elgg e creio que veleria a pena espreitar como possível plataforma de base ao novo AoJ… É uma plataforma de rede social open source, gratuita.



Abraço.

_

Por mim pode ser :slight_smile:

… não estarei, e ainda não sei se vou ao evento sequer fighting

Devo sair do Porto às 19, por isso se for por volta das 21 estarei aí.