Proponho este thread para deixarmos aqui todas as regras que nos possamos lembrar na sua parte que tenha unicamente a ver com a resolução de conflitos, aquilo que é o núcleo de qualquer sistema. Para ser mais restrito, vamos listar apenas aqueles em que se usam números e que se usam dados. Mesmo assim, a variedade é imensa. Sugiro que cada conjunto de regras seja descrito de acordo com a sua:
Aprendizagem
Visto do ponto de vista de quem nunca jogou um RPG ou boardgame quanto tempo é que demora a dominar estas regras? São fáceis de ensinar? São divertidas de aprender e usar?
Rapidez
Quantas operações matemáticas/lógias são necessárias para determinar o resultado do conflito? Quantos dados são rolados e de quantas faces? A resolução implica tomar algumas opções ou é só rolar?
Significado
Ui, esta é que é difícil! :) Pensando num sistema o mais integrado possível com o jogo, que tipo de tema as regras vos sugerem? Rola-se contra alguma coisa, acima de alguma coisa ou abaixo? Ou igual? Resolver o conflito envolve quantos participantes? Se as regras sugerem um determinado tipo de comportamentos e de ambiente à mesa de jogo, estas regras favorecem o quê?
Permitam-me avançar com um exemplo. Deixem-me pegar em BRP, o Basic Roleplay de Call of Cthulhu:
BRP funciona com uma listagem extensa de skills às quais está atribuída uma percentagem. O jogador lança um d100 (dois dados de dez) para calcular o resultado e compará-lo à skill. Se lançar por baixo ou igual, tem sucesso. Se lançar por cima, falha. O valor que sair dentro de cada um destes intervalos é indiferente. A própria skill é que pode fazer diferença, mas só em contested rolls.
Aprendizagem
Uau. "Lança estes dois dados, lê o valor e compara a este que o mestre-jogo te diz. Se for acima, falhaste." A assimilação do sistem não é propriamente divertida, mas poucas regras conseguem põr alguém a jogar roleplay tão depressa como BRP.
Rapidez
Existe uma operação de leitura e outra de lógica. Dois dados de 10s lêem-se facilmente. O jogador não toma nenhuma opção que influencie o lançamento, sujeita-se ao que sair. O mestre-jogo pode aplicar algumas penalidades/bónus mas é pouco frequente.
Significado
BRP tem regras que se jogam a elas próprias, basicamente. Os jogadores, tal como as personagens de Call of Cthulhu, não podem fazer muito para mudar o seu destino. O uso de uma lista extensa de skills deixa sempre alguns valores mais altos e outros quase a zero, o que dá uma ideia da imensidão de coisas que a personagem não sabe e que, se calhar, nunca vai saber. Estas regras favorecem um ambiente de tensão, pois a probabilidade de falhar é relevante e não consegue ser afectada.