[quote=Rui]
1-O jogo é sobre o quê, mesmo?
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O jogo é sobre aquisição, manuntenção e perda do poder e suas adjuntas responsabilidades por parte de um líder político, militar ou comunitário num mundo de fantasia e as consequências heróicas e trágicas que daí advém.
[quote=Rui]
2-Como é que o jogo faz isso?
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O jogo por si só não o faz mas dá alguns instrumentos e ferramentas aos jogadores para o fazerem. :P O sistema das Companhias permite aos jogadores controlarem, através dos seus personagens, grupos de pessoas com objectivos diferentes tais como os enunciados anteriormente. Cada Companhia (quer seja uma Nação, um Guilda ou um grupo de Piratas) tem um conjunto de Qualidades (Tesouro, Território, Soberania, etc.) que as definem e que são usadas como características (representadas por pools de dados de 1 a 5) que se opôem entre si. Estas acções colectivas podem levar à conquista de uma outra Companhia levando à que vencedora cresça exponencialmente por exemplo. Existem também acções de espionagem, policiamento, melhoria de cultura ou guerra não convencional e outras mais.
As acções individuais dos personagens adicionam dados a essas características levando a que estas acções colectivas das Companhias tenham mais probabilidade de ter sucesso. Cada personagem pode também através de gasto dos seus pontos de experiência aumentar uma Qualidade da sua Companhia (a que todos os jogadores pertencem) criando um razão no universo de jogo para que tal aconteça.
Cada personagem pode ser construída através de Características, Habilidades, Vantagens e Problemas, Técnicas Marciais e Disciplinas Esotéricas dando ao jogador uma grande possibilidade de especular e experienciar o efeito que essas singularidades têm sobre um mundo de fantasia. Existe até a hipótese de se construir aleatoriamente a personagem deixando o acaso escolher-nos um conjunto de detalhes interessantes para o personagem que nunca o escolheríamos de nossa vontade mas que nos dão uma experiência de jogo nova e refrescante.
As tais consequências trágicas e heróica advém não só da escala gigantesca das Companhias mas também das Paixões. As Paixões são os desejos, objectivos ou códigos morais que movem o personagem a fazer o que faz e a fazer que tal aconteça tal como ele ambiciona. Sempre que este tentar realizar algo que esteja de acordo com as suas Paixões ganha dados para que essa acção tenha mais probabilidades de ter sucesso. Se fizer algo que esteja contra o personagem perde dados.
O jogo tem também um sistema de resolução de acções rápido sem perder detalhe onde se lançam dados de 10 lados e que num só roll se vê não só a qualidade da acção como também a sua rapidez.
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3 - Que comportamentos é que o jogo recompensa?
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Ao se poder criar uma Companhia de raíz que tem os personagens como foco o jogo recompensa acções arriscadas para a melhoria da situação desse colectivo no universo de fantasia. Os jogadores tentarão o máximo possível causar o máximo possível de situações que melhorem a situação da companhia e resolvê-las não só para que as façam cresçer em poder (influência, tesouro, território, etc.) mas para que possam crescer e melhorar a nível individual. Ao crescerem a nível individual garantem que a Companhia tenha mais sucesso e o efeito bola-de-neve leva a que os personagens se tornem eventualmente personalidades capazes de mudar o mundo. O jogo também recompensa a criatividade fora e dentro da sessão de jogo, incentivando os jogadores a criarem detalhes para o universo de jogo e para a trama da história (e inclusive alterarem completamente a direcção da trama!). O jogo recpmpensa também a inclusão dos defeitos e pecados dos personagens na trama de modo a que esta se torne mais memorável e trágica para o agrado dos jogadores.
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4 - Porque é que isso é divertido?
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Depende do gosto de cada uma mas...
A possibilidade de se ter uma personagem criado por nós, cheio de defeitos e qualidades, e ver esses traços de personalidade e "calcanhares de Aquiles" demonstrados, reforçados e negados ao longo de toda a sua subida ao poder de uma Igreja, Exército ou Nação, num mundo de fantasia onde a magia e o sobrenatural, e "outras estranhas formas de vida" que nos dão uma perspectiva fresca sobre todo este crescimento do personagem parece-me ser bem divertido...
Mas não sei... Ainda nem acabei de ler o livro. ;)
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa