Nota inicial: Decidi criar este tópico para continuar uma discussão uma série de conceitos explicados pelo JMendes no seu blogue, no artigo The Man In The Black Velvet Mask. Estes conceitos abordam as Autoridades que cada jogador (GM inclusive) tem sobre o resultado da resolução de uma acção.
Pessoalmente, acho estes conceitos são extremamente importantes para organizar as responsabilidades e direitos que cada um tem para "fazer coisas" num determinado jogo.
Nota importante: O objectivo deste tópico não é provar ou não a validade desta organização e divisão, se tal conversa vier ao de cima agradecia que fosse movida para outro tópico com esse objectivo.
Autoridades (agradeço a quem arranjar uma melhor tradução)
No sua essência as Autoridades determinam a liberdade que cada um tem para intervir no universo de jogo quando faz um role para resolver uma tarefa/conflito/o que for, ou seja, a esfera que cada um pode influenciar quando descreve o resultado ditado pelo sistema de resolução (dados, cartas, moedas, etc.).
(isto vai ser uma tradução do que o JMendes escreveu)
Autoridade sobre Conteúdo - a habilidade que cada um tem para determinar factos relevantes sobre o mundo de jogo (Localizações, NPCs com respectivas intenções e motivações);
Autoridade sobre Cenas - a habilidade que cada um tem para criar "cenas" em jogo e os elementos que quer ver inseridos nela (em inglês Scene Framing);
Autoridade sobre Acções (o JMendes chamou-lhe Continuity, mas acho que em português fica melhor assim [isto é discutível]) - a habilidade que cada um tem para descrever o que é que está a acontecer em tempo real durante acção que está em curso;
Autoridade sobre o Plot (pensei traduzir para "história" mas isso iria originar todo o tipo de mal entendidos, por isso até uma tradução decente fica assim) - a habilidade que cada um tem para criar eventos que alteram o conhecimento do personagem, relação entre personagens (NPCs/PCs), as motivações dos personagens (NPCs/PCs).
Em The Shadow Of Yesterday
Considerando os conceitos descritos em cima, tentei estabelecer como é que a crónica de TSoY em que estou a ser GM cai dentro destes conceitos. Depois de um post inicial sobre este assunto que foi respondido pelo JMendes no seu blogue, vou colocar aqui a minha resposta.[quote=JMendes]TSoY: Well, that's not how we play it. Reading your post, I get the feeling that you may have misunderstood my (Ron's) definitions of the four authorities, but rather than just state that out loud, I'm going to simply assume you play it differently than us![/quote]É provável que seja um misto entre os dois, eu jogar de uma maneira diferente e ainda não perceber bem os conceitos das Autoridades, especialmente Contéudo e Plot.[quote=JMendes]So, how do we play it?Content Authority is strictly the realm of the GM. He's the one that creates game world locations, NPCs, their intents and motivations, and their relationships to each other and to the PCs. Sometimes, at specific moments, the GM yields Content Authority to a specific player, but yielding is not the same as sharing. In order to yield something, it has to be yours to begin with.[/quote]Isto fez-me muito mais sentido e vou explicar como é que eu encaro isto no nosso jogo: embora tenha NPCs e locais "preparados" e da minha autoria, contudo há muita coisa em aberto que foi introduzido pelos jogadores ou utilizando os Stakes Negotiation.
Exemplos:
O Ricardo, um espião, quis rolar para não ser descoberto quando falava com a sua chefe, ele perdeu o role e por causa disso passou a existir um outro espião na casa Dubois, que nem eu nem mais ninguém sabe quem é ou para quem trabalha apenas apareceu porque ele perdeu o role.
Na última sessão os jogadores estavam a falar com um NPC sobre como entrar numa mansão, ao que eu perguntei "alguém tem ideias" e responderam "Sim, existe uma passagem secreta debaixo do rio", e a partir dai passou a existir tal passagem. Caso eu tivesse algo planeado faria a pergunta na mesma e apresentava a minha sugestão, e daí víamos o que era mais apelativo.
Concedo contudo que isto pode ser mais uma grande disponibilidade da minha parte para disponibilizar esta autoridade aos jogadores do que propriamente partilhar.
Existe apenas uma situação onde eu acho que os jogadores não devem ter Autoridade de Conteúdo, quando encontram um NPC pela primeira vez não podem definir a sua relação com ele, isso iria inutilizar o Secret Of Contacts.[quote=JMendes]Plot Authority is equally shared by the whole table, and it ultimately rests on the resolution system (the dice), through the process of stakes negotiation. I tell the game master what I want to have happen, thus creating one potential plot event, and the Game Master tells me what may happen instead, thus creating another. We tweak until we're satisfied, and then the dice make the choice between the two.[/quote]Concordo plenamente e é isto que quero implementar no meu jogo (se já não estiver).
Quanto às restantes autoridades estamos iguais em termos da sua implementação e compreensão.