Resultado da Votação: Jogos Preferidos do AoJ

Num evento que rivala qualquer Spiel Des Jahres, que enfrenta nos olhos um Jogo do Ano, que incha o peito ao Deutsche Spiele Preis, permitam-me que vos apresente em primeirissima mão os resultados para o projecto liderado por PedroS.
Ele pediu, vocês votaram e aqui estão - 76 listas e 374 votos -provas científicas de que o vosso jogo é muita bom e os outros são todos uma ganda m****.

Mas chega de empatar! Sem mais afazeres, ei-los!

10 Gaia Project 6 votos
9 Gloomhaven 6 votos
8 The Voyages of Marco Polo 6 votos
7 Concordia 7 votos
6 Great Western Trail 8 votos
5 Through the Ages: A New Story of Civilization 8 votos
4 The Castles of Burgundy 10 votos

Bravo aos melhores dos perdedores. Uma salva de palmas para eles. Para quebrar desempates, contem o vosso dinheiro, quem tiver mais, ganha.

Mas vamos ao que interessa, a glória do triunvirato lúdico, em todo o seu esplendor:

Parabéns
a todos os candidatos, e também a vocês gatunos que nem um voto deram a Food Chain Magnate. Tá bonito, tá. 

(...e a mim que desta vez não parti o AoJ...)
1 Curtiu

ficou lindo :smiley: ainda bem que decidi não meter só 10 linhas com o nome do jogo e respectivo nº de votos

acrescento apenas que se quiserem ver os dados em bruto (p.ex. para ver se mais alguem deu 1 voto ao tal jogo que apenas vocês gostam) podem faze-lo neste link

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1jIVv25SccyxitPAjiSJFvWvLcQXsyDVUtOhJuhZIvM4/edit?usp=sharing

ps: se por acaso forem ver alguns IDs metam lá o nome ao lado, eu apenas vi para os que tinham 4+ votos

pps: estou bastante desiludido com o AoJ em geral por o Imperial apenas ter o meu voto, e em particular com o lemon por não ter dado o tal voto e pela falta de citrinos em todas as imagens (eu jogo "sempre" de laranja

ppps: na 1ª volta o Agricola estava a dar uma cabazada, provavelmente a malta que gosta do jogo anda pelo forum enquanto o resto esta ocupado a jogar TFMars ahahah, joking, adoro o Agricola apesar de não ter chegado ao top5 porque há 1 jogo com 2 regras chamado Hex que é ******

Está porreiro. Os jogos que eu votei, mais ng votou. Todos eles. Por isso eu pouco acerto naquilo que os outros elogiam. Hehehe

[quote=máquina]Os jogos que eu votei, mais ng votou. Todos eles.[/quote]

Same.

Boas. Não sabia desta votação, senão também tinha votado. Fui ver se o meu jogo favorito (El Grande) tinha algum voto e por surpresa minha ficou em 11°. Não esperava mas ainda bem :slight_smile:

Excelente trabalho!

Entretanto tive a oportunidade de jogar o TM. Apesar de não ter votado nele (joguei apenas 1x), compreendo porque está no topo. 

Gostos não se discutem. No entanto, para mim, o top está bastante interessante (não necessariamente por essa ordem). Do top 10, nunca joguei o Gloomhaven e o The Voyages of Marco Polo joguei uma vez e não me fascinou (não achei mau mas, uma vez mais, para mim, não estaria perto do top 10).

Seria bom voltar a haver o ranking dos jogos com as votações dos utilizadores do AOJ no BGG (e não só) indecision

Obrigado pela iniciativa.

Como seria de esperar, nenhum do meu top 5 figura na lista do Top 10. Possivelmente, nenhum do meu top 10 estaria aí :smiley:

Tenho apenas 1 dos meus 5 no Top 10, outro com 4 votos, e no resto fui o único que votei. :) 

graças ao mega trabaho do Tiago no grupo Lx podemos tentar ver se estes são dos jogos mais jogados à escala de Lx (infelizmente não há dados para outros eventos, ou há? :smiley:

Considerando apenas as partidas deste ano:

O TFMars foi mais jogado do que qualquer outro jogo que não seja:

a) um filler

b) um cardgame em que se fazem multiplas partidas, tipo magic ou netrunner, lotr, etc

TFMars, 14 partidas,

Gaia Project 9

Gloomhaven 8

Agricola 6

Concordia 5

Marco Polo 5

Castles of Burgundy 4

Scythe 4

O Great Western e o TTAges foram jogados 1x ou menos (não confirmei, mas 2 não tem

Claro que tal como na votação isto vale o que vale, porque claramente alguns jogos são mais propicios para ser jogados em eventos do que outros :stuck_out_tongue:

Acho que o Brass merece 1 destaque porque entre a versão Lancaster e Birmingham recebeu 8 votos, o que o colocaria ali no 5º/6º lugar

Ninguém votou nos 2, presumo porque consideram que é mais ou menos o mesmo jogo, eu certamente não votaria nos 2 numa votação destas, nem p.ex. em Steam vs Age of Steam

Já num Gaia Project vs Terra Mystica acho que já são diferentes o suficiente para merecer 2 menções se fosse o caso

Já agora, seria interessante ver os resultados não assim, com os votos em bruto, mas por posição (com um esquema de 5,4,3,2,1 pontos para a 1ª,2ª,3ª,4ª,5ª escolha), a ver se seria muito diferente. Será que dá para fazer isso? Pessoalmente fiz as minhas escolhas assim, prefiro a minha primeira escolha à segunda, etc., mas não havendo essa distinção à priori, pergunto-me se outros o terão feito. 

A isso chama-se voto preferencial e acho uma belíssima ideia.

temos os resultados em bruto com essa distinção, só dá um bocadinho de trabalho

mas eu p. acaso disse no topic da votação que a ordem não ia ser considerada, para facilitar a coisa, e porque esses pontos tb não são óbvios (podia ser p.ex. 8-5-3-2-1

e algumas pessoas podem efectivamente não ter essa distinção

uma coisa possível era dar a possibilidade de cada um dar o peso a cada jogo, com 1 pergunta complementar a cada Bgg ID, mas acho que já era complicar muito

Dito isto, uma possibilidade que foi dada é votar em menos do que 5 jogos, o que pode ser equiparado a dar mais peso aos que escolheste (algumas pessoas apenas escolheram 3

pessoalmente escolhi 5, e acho que os meti ± pela ordem intuitiva, sem pensar muito nisso, e presumo que a maior parte das pessoas deve ter feito o mesmo

Faço minhas as palavras do Tiago, considero este um top muito respeitável, aliás, inclui os meus nº 3, 9, 10, 12, 20, 21…

Foi uma pena, de facto, o Brass não ter entrado, em somatório de ambas as suas versões.

Gloomhaven também nunca joguei, mas admito que seja bom (dentro do género), e também acho apenas que "The Voyages of Marco Polo" está um bocado "out of it´s league".

[quote=PedroS]

b) um cardgame em que se fazem multiplas partidas, tipo magic ou netrunner, lotr, etc

[/quote]

Sempre a meterem todos os cardgames no mesmo saco… evilgrin passam-se anos e anos, e o "mito" que é tudo igual continua na mesma! frown

Aqui pelo Porto registam-se as partidas dos encontros do grupo.

Em Julho fiz um breve resumo dos primeiros 6 meses de 2018 aqui.

No cabeçalho desse tópico está um top 10 que não sofreu alterações desde então.

Se alargar até agora, jogos de algum peso serão:

Tichu com 12 partidas

Brass: Birmingham com 11

Lords of Waterdeep com 8

Terraforming Mars com 7

Catan, London, Spirit Island, Tikal e Stone Age com 5

_

estava a pensar se o teu alerta de magic te vinha trazer até aqui :stuck_out_tongue:

eu de facto não estava a querer mete-los no mesmo saco eheh, mas sim agrupar apenas aqueles em que tipicamente se fazem multiplas partidas (tipo 3 ou 4 em 1h se for preciso

e que por isso não é possível comparar o nº de partidas jogadas com as de outros jogos que demoram várias horas

p.ex. o teu lotr cooperativo acho que não está claramente nessa categoria (pelo menos da unica vez que joguei parece que demorou umas 6 horas ahah, joking, mas sério, sei que é ai 1 horinha no minimo ^^

não consegui abrir o link

ps: andam viciados no birmingham, nice! :smiley:

Já deve dar… Cena estranha com os grupos e afins…

_