Num evento que rivala qualquer Spiel Des Jahres, que enfrenta nos olhos um Jogo do Ano, que incha o peito ao Deutsche Spiele Preis, permitam-me que vos apresente em primeirissima mão os resultados para o projecto liderado por PedroS.
Ele pediu, vocês votaram e aqui estão - 76 listas e 374 votos -provas científicas de que o vosso jogo é muita bom e os outros são todos uma ganda m****.
Mas chega de empatar! Sem mais afazeres, ei-los!
10
Gaia Project
6 votos
9
Gloomhaven
6 votos
8
The Voyages of Marco Polo
6 votos
7
Concordia
7 votos
6
Great Western Trail
8 votos
5
Through the Ages: A New Story of Civilization
8 votos
4
The Castles of Burgundy
10 votos
Bravo aos melhores dos perdedores. Uma salva de palmas para eles. Para quebrar desempates, contem o vosso dinheiro, quem tiver mais, ganha.
Mas vamos ao que interessa, a glória do triunvirato lúdico, em todo o seu esplendor:
Parabéns a todos os candidatos, e também a vocês gatunos que nem um voto deram a Food Chain Magnate. Tá bonito, tá.
ficou lindo ainda bem que decidi não meter só 10 linhas com o nome do jogo e respectivo nº de votos
acrescento apenas que se quiserem ver os dados em bruto (p.ex. para ver se mais alguem deu 1 voto ao tal jogo que apenas vocês gostam) podem faze-lo neste link
ps: se por acaso forem ver alguns IDs metam lá o nome ao lado, eu apenas vi para os que tinham 4+ votos
pps: estou bastante desiludido com o AoJ em geral por o Imperial apenas ter o meu voto, e em particular com o lemon por não ter dado o tal voto e pela falta de citrinos em todas as imagens (eu jogo "sempre" de laranja
ppps: na 1ª volta o Agricola estava a dar uma cabazada, provavelmente a malta que gosta do jogo anda pelo forum enquanto o resto esta ocupado a jogar TFMars ahahah, joking, adoro o Agricola apesar de não ter chegado ao top5 porque há 1 jogo com 2 regras chamado Hex que é ******
Boas. Não sabia desta votação, senão também tinha votado. Fui ver se o meu jogo favorito (El Grande) tinha algum voto e por surpresa minha ficou em 11°. Não esperava mas ainda bem
Gostos não se discutem. No entanto, para mim, o top está bastante interessante (não necessariamente por essa ordem). Do top 10, nunca joguei o Gloomhaven e o The Voyages of Marco Polo joguei uma vez e não me fascinou (não achei mau mas, uma vez mais, para mim, não estaria perto do top 10).
Seria bom voltar a haver o ranking dos jogos com as votações dos utilizadores do AOJ no BGG (e não só)
graças ao mega trabaho do Tiago no grupo Lx podemos tentar ver se estes são dos jogos mais jogados à escala de Lx (infelizmente não há dados para outros eventos, ou há?
Considerando apenas as partidas deste ano:
O TFMars foi mais jogado do que qualquer outro jogo que não seja:
a) um filler
b) um cardgame em que se fazem multiplas partidas, tipo magic ou netrunner, lotr, etc
TFMars, 14 partidas,
Gaia Project 9
Gloomhaven 8
Agricola 6
Concordia 5
Marco Polo 5
Castles of Burgundy 4
Scythe 4
O Great Western e o TTAges foram jogados 1x ou menos (não confirmei, mas 2 não tem
Claro que tal como na votação isto vale o que vale, porque claramente alguns jogos são mais propicios para ser jogados em eventos do que outros
Acho que o Brass merece 1 destaque porque entre a versão Lancaster e Birmingham recebeu 8 votos, o que o colocaria ali no 5º/6º lugar
Ninguém votou nos 2, presumo porque consideram que é mais ou menos o mesmo jogo, eu certamente não votaria nos 2 numa votação destas, nem p.ex. em Steam vs Age of Steam
Já num Gaia Project vs Terra Mystica acho que já são diferentes o suficiente para merecer 2 menções se fosse o caso
Já agora, seria interessante ver os resultados não assim, com os votos em bruto, mas por posição (com um esquema de 5,4,3,2,1 pontos para a 1ª,2ª,3ª,4ª,5ª escolha), a ver se seria muito diferente. Será que dá para fazer isso? Pessoalmente fiz as minhas escolhas assim, prefiro a minha primeira escolha à segunda, etc., mas não havendo essa distinção à priori, pergunto-me se outros o terão feito.
temos os resultados em bruto com essa distinção, só dá um bocadinho de trabalho
mas eu p. acaso disse no topic da votação que a ordem não ia ser considerada, para facilitar a coisa, e porque esses pontos tb não são óbvios (podia ser p.ex. 8-5-3-2-1
e algumas pessoas podem efectivamente não ter essa distinção
uma coisa possível era dar a possibilidade de cada um dar o peso a cada jogo, com 1 pergunta complementar a cada Bgg ID, mas acho que já era complicar muito
Dito isto, uma possibilidade que foi dada é votar em menos do que 5 jogos, o que pode ser equiparado a dar mais peso aos que escolheste (algumas pessoas apenas escolheram 3
pessoalmente escolhi 5, e acho que os meti ± pela ordem intuitiva, sem pensar muito nisso, e presumo que a maior parte das pessoas deve ter feito o mesmo
Faço minhas as palavras do Tiago, considero este um top muito respeitável, aliás, inclui os meus nº 3, 9, 10, 12, 20, 21…
Foi uma pena, de facto, o Brass não ter entrado, em somatório de ambas as suas versões.
Gloomhaven também nunca joguei, mas admito que seja bom (dentro do género), e também acho apenas que "The Voyages of Marco Polo" está um bocado "out of it´s league".
estava a pensar se o teu alerta de magic te vinha trazer até aqui
eu de facto não estava a querer mete-los no mesmo saco eheh, mas sim agrupar apenas aqueles em que tipicamente se fazem multiplas partidas (tipo 3 ou 4 em 1h se for preciso
e que por isso não é possível comparar o nº de partidas jogadas com as de outros jogos que demoram várias horas
p.ex. o teu lotr cooperativo acho que não está claramente nessa categoria (pelo menos da unica vez que joguei parece que demorou umas 6 horas ahah, joking, mas sério, sei que é ai 1 horinha no minimo ^^