Já lá vão mais de dois meses (xiça!) desde a minha última entrada neste blogue, de modo que vou fazer um série de apanhados do que tenho andado a fazer. Este aqui é só sobre jogos de tabuleiro porque se é verdade que não tenho dado muitas notícias, também é verdade que pelo menos em termos de jogos de tabuleiro dá para ver boa parte do que tenho jogado nas galerias de fotos do site.
[acidfree:590 style=image align=right]Começo por dizer que recentemente eu e a Irina (bom, na realidade foi ela quem os convenceu a vir jogar e lhes criou o bichinho) introduzimos um casal amigo ao Betrayal at House on the Hill e numa semana devemos ter jogado uns sete ou oito jogos daquilo; eles andam agora de olho nos boardgames que encontram por essas lojas fora, e estão interessadíssimos eu experimentar mais jogos. Entretanto até já descobriram um conhecido que possui alguns boardgames e no outro dia a Irina foi juntar-se a eles para um jogo de Warcraft - The Boardgame. Eu? Eu fiquei em casa, a descansar com a nossa filhota Diana. Zzzzz...
[acidfree:663 style=image align=left]Olhando para a minha bola de cristal, prevejo um futuro recheado de boardgames. Já esta semana, eu e a Raquel deveremos ter nas mãos uma cópia do fabuloso Formula Dé, com uma selecção jeitosa de pistas. A Raquel já tem estado a viciar mais pessoal com a versão para PC do jogo, e está cada vez mais entusiasmada, de modo que prevejo que em breve vai ser organizado um pequeno campeonato entre o pessoal. Eu não tenho é treinado nada, enquanto a Raquel & Cia passam a vida a jogar aquilo, mas pronto... vamos ver se consigo fazer boa figura. Pois é, vem aí a FDéMania, e a culpa é toda dessa pessoa genial que é o Manuel "Firepigeon" Pombeiro.
Mais, junto com os exemplares de F-Dé vem uma cópia do Twilight Imperium 3a Edição, um monstruoso (em tamanho!) jogo com algum renome de construção de impérios galácticos que eu espero poder jogar com alguém ainda antes de morrer... acho que estou com saudades de jogar Master of Orion no PC, daí a compra, eheh. De resto, também está a caminho uma cópia do Runebound, um boardgame de fantasia com um cheirinho de RPG à mistura que, esse sim, me parece que vai fazer as delícias de toda malta.
Depois disso, a meio de Dezembro, vão regressar dos EUA os meus irmãos, e vêm carregadinhos de boardgames novos comprados ao preço da chuva; nessa altura, e já a gozar umas merecidas férias, é que vai ser jogar! Aqui está a minha lista de aquisições... se o tamanho parece enorme é porque são o resultado acumulado de múltiplas compras feitas ao longo de quase seis meses, e também porque tenho de aproveitar o facto de os meus irmãos só virem a casa duas vezes por ano.
- Vanished Planet (outra dica do Manuel, que possui o jogo; por mero acaso vi na semana passada um anúncio ao jogo, que o autor vende no seu site a um preço íncrível, de modo que não resisti)
- Ticket To Ride Europe (se pudesse voltar atrás, acho que não o comprava agora que já comprei e experimentei o Ticket to Ride original, uma vez que este último não me atraiu tanto como isso)
- Robo Rally (experimentei há tempos uma edição antiga em casa do Rogério e pareceu-me extremamente divertido!)
- HeroScape: Rise of the Valkyrie (este comprei mais para ver se entusiamo o meu sobrinho de seis anos; aposto que vai adorar guerrear com as miniaturas!)
- Battlestations & Battlestations: Galactic Civil War (RPG/Boardgame no espaço; parece divertido e intrigante. O Manuel já possui um exemplar do jogo e da expansão e também ele jura que deve ser muito divertido!)
- Mare Nostrum & Mare Nostrum - Mythology Expansion (um jogo de construção de impérios - tipo Civilization, mas diferente, talvez mais soft - que parece estar a ter boas críticas; há algum tempo que queria experimentar algo assim! Saudades de jogar Civilization no computador, talvez?)
- Serenissima (idem, mas um jogo mais virado para aspectos comerciais, penso eu de que)
- Tigris & Euphrates (um grande clássico que tenho mesmo de experimentar!)
- Ra (outro clássico, com mecânicas de "leilão", que é algo que me intriga e que me parece fascinante... era comprar este ou o Modern Art, mas acabei por escolher este que parece ter mais substância)
- A Game of Thrones Board Game (reinos em luta, baseado na obra homónima de George R. R. Martin; dizem muito, muito bem deste jogo! infelizmente a expansão estava out-of-stock, mas essa posso comprar depois já aqui na Europa)
- Carcassonne & Count of Carcassonne & Carcassonne: Inns and Cathedrals & Carcassonne: King & Scout & Carcassonne: The Princess & the Dragon & Carcassonne: Traders and Builders (o Carcassone é outro clássico, que me parece que vai fazer sucesso entre os meus companheiros do costume; quanto às expansões, ei, eu sei que exagerei na quantidade mas cada uma custava meia-dúzia de dólares, portanto não resisti)
- Puerto Rico & Puerto Rico Expansion (outro grande clássico, já louvado de passagem aqui pelo nosso guru João "MGBM" Marum)
Querem saber uma coisa engraçada? É que só agora, que estava a compilar esta esta lista, é que me dei conta de que já comprei duas cópias do Tigris & Euphrates em lojas diferentes, em alturas diferentes, e as mandei para irmãos diferentes. Duh! A vontade de experimentar o jogo devia ser tanta que deu nisto. Bom, ao menos não me parece que seja difícil recuperar o dinheiro que paguei pela cópia a mais. Algum dos nossos boardgamers fanáticos está interessado numa cópia selada e por estrear do jogo por €27,50? Cá em Portugal, infelizmente, acho que só podem encontrá-lo ao dobro desse preço ou bem pior.