Rettet Rapunzel

Sinopse:

Em Rettet Rapunzel a nossa Rapunzel está fechada no alto da sua torre e os jogadores vão salvá-la desmontando a torre pedra por pedra até que ela fica ao nível do solo e possa fugir.

Como se joga:

⇒ Setup

Empilham-se os 9 discos pretos formando uma torre de discos. No topo da pilha coloca-se o cesto e dentro dele a nossa linda Rapunzel (vermelha).

O jogador com o dedo indicador maior recebe o disco verde e é o primeiro jogador.

(o jogo trás um disco vermelho suplementar que foi produzido por engano, mas que a editora decidiu manter e que sugere que se use como um disco suplementar da torre ou como um disco extra para fazer o piparote)
 

⇒ Desenvolvimento

Cada partida tem tantas rondas quantas o número de jogadores, sendo que cada uma começa sempre com um jogador que ainda não tenha iniciado uma ronda anteriormente de forma a que todos tenham sido jogador inicial uma vez durante toda a partida.

O jogo é jogado por turnos no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogador com o disco verde vai dar um piparote no disco verde de forma a remover um disco da torre da Rapunzel. O jogador que dá o piparote escolha à distância que o quer fazer.

Se o piparote provocar a queda da torre, o turno do jogador acaba imediatamente, o jogador seguinte endireita a torre e depois dá início ao seu turno.

Se o piparote fizer sair o disco da base da torre sem a derrubar, o jogador pode optar por passar, ganhando o disco que tirou ou continuar a tentar tirar outro disco. Quando o jogador tenta novamente, o disco que tirou fica na posse do jogador cujo turno lhe suceda, porque caso ele falhe a nova tentativa, esse disco (ou discos) será novamente empilhado na torre.

Quando um jogador consegue remover o último disco da torre sem derrubar a Rapunzel, ganha o disco e também o marcador vermelho da Rapunzel. A ronda termina nesse momento.

Cada disco conta 1 pontos e a figura da Rapunzel conta 2 pontos. (O cesto não entra para contagem de pontos)

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando todos tiverem sido jogador inicial uma vez. No final dessa ronda somam-se os pontos de cada uma das rondas e ganha quem tiver mais pontos
 

Notas:

  • Quando um jogador falha por completo a torre na primeira tentativa, pode repetir. Se falhar uma segunda vez, o turno passa para o jogador seguinte.
  • Sempre que o piparote de um jogador não provocar o derrube da torre nem a remoção de um disco da torre, o jogador pode continuar a jogar.
  • Se o disco verde ficar preso na torre, o jogador pode tentar retirá-lo com as mãos. Se a torre cair o turno termina, se a torre se mantiver em pé o jogador pode continuar.
  • Sempre que a Rapunzel cai do cesto o turno acaba imediatamente qualquer que seja o cenário. Se a Rapunzel ficar tombada no cesto o jogador prossegue o seu turno normalmente.

Avaliação:

Rettet Rapunzel é uma criação de dois senhores com provas dadas, há muitos anos, na criação de bons jogos de destreza – Torsten Marold e Steffen Mühlhäuser (KippitKippX, Coppa ). Desta vez apresentam-nos uma ideia com um tema muito sugestivo e que se agarra bem à dinâmica do jogo – Salvar a Rapunzel – não pelo método tradicional, mas ao contrário, fazendo-a descer pela diminuição da altura da torre. Uma ideia bem clara, fresca e cheia de intenção.

Quem não gosta de um bom desafio de piparotes? Acho que até o mais casmurro dos gamers não diz que não. Este Rettet Rapunzel é pequenino, acessível e com a qualidade habitual a que a Steffen Spiele já nos habituou ao longo dos anos. Esta pequena editora alemã tem um catálogo de jogos repleto de ofertas, alguns deles fantásticos e verdadeiros objetos de desejo e culto para qualquer colecionador. A sua produção segue sempre padrões elevados de qualidade, com muitos componentes em madeira, agradável ao toque e com qualquer coisa de artesanal chic. Até o cheiro do interior das caixas é sublime!

Nesta pequena caixa a Steffen Spiele volta a repetir a receita e oferece-nos um jogo muito viciante, com regras simples e adequadíssimo para jogar num bar ou numa tarde entre amigos. Ao início a torre parece estar sempre a colapsar, mas com o evoluir das partidas o jogo vai “crescendo” e este é já daqueles jogos que entrou de caras nas minhas propostas de jogos de habilidade/destreza, não só por tudo o que já se disse mas também pela sua portabilidade e efeito aditivo!

Se gostam do género e gostam de ofertas com uma certa distinção, então este Rettet Rapunzel é para vós!