[Revisão por Márcio Ferreira // goryon]

(offtopic) Esta é a minha primeira revisão que publico.
Não sou propriamente o jogador mais acérrimo que existe e estou longe de igualar o número de jogadas da maioria do pessoal que por aqui passeia. Jogo jogos de tabuleiro (nesta nova era dos jogos modernos) há cerca de 2-3 anos, gosto de jogar quase todo o tipo de jogos, e jogo sempre para ganhar, não que o consiga muitas vezes mas também não me dou por perdido quando sou derrotado! ;)
Introdução
O tema deste jogo é sermos comerciantes de especiarias (cubos coloridos) que temos de colher/transformar/produzir para as vender em determinadas quantidades e combinações (demanda) para obter pontos de vitória.

Setup Inicial
1. Duas fileiras de cartas: 5x Demanda (trocar especiarias por Pontos de Vitória) e 6x Mercado (permitem adquirir ou transformar especiarias), seguidas dos seus respectivos baralhos com as restantes cartas;2. Junto à 1ª e 2ª cartas de Demanda colocam-se as moedas de ouro e prata, respectivamente;
3. Agrupam-se as especiarias (cubos) por ordem de valor Gengibre (Amarelo), Açafrão (Vermelho), Cardamomo (Verde) e Canela (Castanho)
4. Cada jogador recebe especiarias sende que do 2ª em diante recebem mais;
5. Cada jogador recebe 2 cartas inicias, predefinidas e iguais entre todos.
Jogando
Na sua vez o jogador pode fazer uma de 4 acções possíveis:- Pegar numa carta de Mercado para a mão
- Jogar uma carta de mercado que tenha na mão, realizando o seu efeito - as cartas jogadas ficam na mesa.
- Trocar especiarias por uma carta de Demanda (e ganhar os VPs)
- Descansar (pegar todas as cartas que jogou, de volta para a mão)
E isto desenrola-se até que algum jogador tenha 5 cartas de Demanda (VPs). Termina-se a ronda e contam-se os pontos.
Twist: Ao pegar as cartas das fileiras são beneficiadas as que estão em primeiro na fila, no caso das cartas VP, há umas moedinhas (Ouro/Prata) que valem +3/+1 VP no final, e no caso do Mercado tem que se colocar 1 cubo de especiaria em cada carta anterior aquela que se vai pegar. Isto valoriza as cartas que estão em jogo há mais tempo.
Dados técnicos:
Jogadores: | 2 - 5 |
Tempo de jogo: | 30 - 45 min |
Complexidade: | Média-Baixa |
Ano de Lançamento: | 2017 |
Opinião
É um jogo fácil de ensinar/aprender, consegue ser um "brain burner" se for para “jogar a sério”; joga-se rapidinho (~20 min) e há pouco tempo morto pois cada jogador tem poucas opções que já podem estar planeadas quando chega a nossa vez. Há uma boa dose de interacção entre jogadores, mesmo quando vamos pegar a primeira carta de demanda e receber 3VP extra acontece que a carta seguinte vai ocupar essa posição e fica agora mais apetitosa para os outros jogadores.O tema é algo que a dada altura no abstraimos, pois facilmente começamos a tratar de transformar e vender cubinhos sem sequer pensar que são especiarias. Tanto é que foi lançado o mesmo jogo mas com um tema diferente em que muda apenas o grafismo e os cubos são substituídos por gemas/cristais... (esta era segundo li, de facto a sua versão original).
Ainda assim é um jogo que vou manter cá por casa pois como é rápido a ensinar e jogar vai bem à mesa. Além disso está prevista uma trilogia nesta séria em que os jogo podem ser combinados para aumentar a complexidade e variedade.
SPLENDOR^3 (*Splendor ao cubo) - Opinião Extra
Este jogo tem sido muito comparado ao Splendor, honestamente acho que a única semelhança é o desperdício de espaço na caixa, (ou melhor mais Ar sem custo extra), as cartas em tamanho Tarot são fixes, mas... a informação é iconográfica e usa apenas cerca de 2cm no canto esquerdo o resto é paisagem – se bem algumas são bonitas, sim a arte/design do jogo é top.As mecânicas de transformação de recursos são completamente diferentes (do Splendor), já que aqui (no Century:TSR) vamos fazendo deck-building, em vez de irmos aumentando a produção de turno para turno com a aquisição das cartas de minas (no Splendor). Ainda comparando com o Splendor, eu acho que o Splendor cativou muita gente pelos componentes, jogar com fichas de póquer é fixe, cubinhos... são cubinhos. E como o Splendor se posicionou no lugar em que está será muito difícil este contestar o seu espaço, até porque com o passar do tempo as espectativas do pessoal vão sempre aumentando, quer em termos de jogabilidade/mecanismos como em termos de componentes.
Um abraço, e grandes jogatinas,
Márcio