RiaCON 2012 - 19 e 20 de maio

Desde já muito obrigado a todas e todos aqueles que nos presentearam com a sua presença. Muito obrigado por nos terem visitado e o que mais desejamos é que tenha sido tão bom para vós como foi para nós!

Um obrigado muito especial a todos os nossos partners, mesmo àqueles que não conseguiram estar presentes, mas que nos apoiaram, e sem os quais não teria sido possível pagar as despesas inerentes à organização deste evento.

De uma maneira geral sentimos que conseguimos alcançar os nossos objetivos, que se traduziam em congregar pessoas de vários géneros e idades e sobretudo trazer as famílias para a mesa de jogo.

Os números de participantes aproximaram-se dos 150 no total dos 2 dias, o que é muito bom, se atendermos que a grande "massa" de boardgamers portugueses "organizados" está a sul, e que, por uma ou outra razão, não poderam deslocar-se cá mais para norte, talvez para o ano, quem sabe... a propósito contem que teremos RiaCON em maio de 2013 nos dias 18 e 19 de maio (ainda pendente de confirmação), assim, com um ano de antecedência talvez seja mais fácil de conciliar os encontros de uns e de outros para que não haja "desencontros". :)

Bom, mas em relação à RiaCON e para concluir, dizer que teve os seus sorteio com mais de 15 jogos na mesa de prémios, teve torneios (Dalhekudedo, Jungle Speed, Endless Days, Mölkky), todos eles oferecendo um jogo como prémio aos participantes e ainda contámos com uma sui generis prova de Come t'a peça, dinamizada pelos nossos amigos da Ludin de Águeda, com quem podemos confraternizar e jogos um "sangrento" Lobisomem.

Quem também este entre nós foi a Criações a Solo que uma vez mais nos trouxeram uma novidade, chamada Tenis, que para lá a já caraterística estética assombrosa, se revelou um filler altamente viciante! Além do Tenis, as criações de Rui Alípio e da Luísa trouxeram-nos também o maravilhoso Trench (este jogo vai mesmo dar muito que falar...) e ainda do não menos frenético jogo infantil Covert!

Outro amigo que nos trouxe um jogo novinho em folha foi mais recente Boardgame designer Paulo Casimiro que vai continuando a demonstrar os seu Endless Days. As críticas ao jogo foram muito positivas e o Paulo saiu da RiaCON com muito ânimo para poder continuar a apresentar a sua criação. Parabéns a todos pela presença!

Bom resta-me concluir, dizendo que as fotos estarão para breve, mas entretanto deixem-nos recuperar o folgo! hehe

Ludicamente,

Carlos Abrunhosa

...pela presença.

Mallgur obrigado pelos comentários, ainda bem que gostaste de nos visitar.

É sempre bom e útil receber o feedback dos participantes.

Os elogios são logicamente bem recebidos e deixam-nos orgulhosos - é o nosso principal objectivo: que gostem do que preparámos e passem momentos agradáveis em confraternização!

As críticas são igualmente sempre bem acolhidas - não é por acaso que se fazem alterações de ano para ano.

Portanto, mandem com força os vosso "bitaites" sobre a RiaCON deste ano.

See you next year!

cheeky

PS: mas antes, quiçá numa CON...perto de si!

por Aveiro.

Foi a 3ºano seguido que fomos a Aveiro, mais uma vez foi um óptimo fim de semana, muitos jogos novos, sempre os agradaveis torneios (no qual eu fui campeão do Molkky, ganda sorte...).

É sempre bem rever caras conhecidas, e contem connosco para o ano, tenho de defender o titulo no ano que vem.

Em relação à comida, gostei muito da solução com a venda ao público de bolos, sandes e bebidas, foi uma boa ideia, para continuar.

Parabéns a organização e espero que continuem com o mesmo entusiasmo.

Pedro e Judith

Gostaria de agradecer a forma como (mais uma vez) fomos recebidos em Aveiro. Este ano já pela 3.ª vez consecutiva. Ir a Aveiro é, sempre, uma experiência muito positiva e da qual ganha quem vai.

Consegui experimentar 6 jogos que nunca tinha experimentado e a ludoteca estava bastante bem composta. Só tive pena de não ter mais tempo para experimentar mais alguns jogos. Joguei alguns com pessoal que não de Lisboa, porque também é essa uma oportunidade única que as Cons nos oferecem.

Gostei de ver 2 criadores de jogos em Aveiro. Paulo Casimiro com "Endless Days" e Rui Monteiro com o novíssimo "Ténis"(?) a demonstrarem os seus jogos. Sinal que começa a surgir massa cinzenta nacional a publicar produtos com qualidade.

O que mudou este ano? A alteração para dois dias foi muito acertada. Apenas um dia sabia a pouco e dois dias já será o "normal". Também foi acertada a não "obrigatoriedade" de almoçar na Con. Consegui um gasto por pessoa/refeição de cerca de 6 euros a almoçar nos restaurantes da zona. O que, nos dias que correm, é muito bom. Também o facto de existir café e um minibar na Con, com preços muito razoáveis, foi uma opção acertada.

O que me surpreendeu? A quantidade de pessoas da região que apareceram, principalmente no Sábado à tarde, talvez fruto de um trabalho feito ao longo do ano. O que vem desmistificar um pouco o mito de que as convenções vivem muito da migração dos restantes grupos. Pelas minhas contas, entre pessoal de Lisboa, Porto e Bragança estariam no máximo 30 pessoas. O que para um total de 150 faz uma grande diferença.

O que é que eu gostaria de ver para o ano? Podem aumentar a mesa de prémios (ganhar 3 jogos nas rifas é sempre motivadorwink). A nível da ludoteca talvez fosse bom terem uma listagem de quem poderia explicar (ou ajudar em) cada jogo. Quanto ao resto, continuem a evoluir, como têm feito até aqui.

Já verifiquei que a RiaCon 2013 já tem data marcada. Para o ano conto poder voltar e divertir-me como fiz este ano. Como disse no início: ganha quem vai.

Um muito obrigado a toda a organização e parabéns a todos aqueles que colaboraram.

...Pedro (fr...."ai que letra!" :-) )

3 jogos no sorteio é obra!

Prometo que pro ano a RiaCON terá mais novidades e melhorará bastante no que respeita à explicação de jogos!

É um compromisso que vamos assumir!

Abraço

Pedro Chuva