Ontem tive o "privilégio" de jogar Risco. Uma amiga minha que trabalha na Casa de Juventude de Gondomar convidou-me para explicar o jogo, pois tinham miúdos que o queriam jogar e ninguém o sabia explicar.
A minha ideia era levar alguns jogos por a malta a experimentar coisas novas e entretanto ia ler as regras.
Não tenho memórias de jogar o jogo de tabuleiro Risco (embora tenha jogado em jogo de computador até algumas vezes), tal como também não tenho memórias de jogar Monopólio (embora tenha ideias de que alguma vez tenha jogado ao contrário do Risco).
Quando cheguei as pessoas estavam ocupadas e pus-me a ler as regras do jogo, dado a familiaridade com jogos facilmente percebi as regras do mesmo.
Tive também um grande espanto pois além de jogos comerciais encontrei na Casa da Juventude, o Game of Thrones, o Lord of The Rings (cooperativo) e o Catan.
Já tinha acontecido algo semelhante numa Associação onde fizemos umas demonstrações que também tinham jogos que nunca iriam ser jogados ali.
Imaginei que nunca tivessem sido jogados e que ninguém os soubesse explicar, a directora da Casa da Juventude disse que já jogaram e que sabiam as regras (duvido que as correctas)…
Depois expliquei as regras do Risco e fomos jogar, eramos só 3 e a ideia era fazer uns turnos só para entenderem bem as regras e poderem depois explicar quando lá voltassem as pessoas que queriam jogar o jogo.
Eu fiquei como "general" a pessoa que basicamente dá as cartas e pouco mais.
Na colocação das tropas deu para perceber muito facilmente os objectivos de todos e também se percebeu que apenas pensavamos em nós e não em evitar o jogo dos outros.
O 1º jogador tem uma vantagem logo na abertura do jogo com os reforços, todos os outros teoricamente perdem territórios até chegar o turno deles e por isso obterão menos reforços. O último que por acaso era eu, seria atacado por dois jogadores antes e claro que iria perder territórios.
A questão dos dados e dos limites de tropas enviados é, pelo menos para quem já conhece muitos jogos, completamente estupido.
Consegui ganhar o jogo no 1º turno, sendo que tinha como objectivo a América do Norte onde tinha bastantes territórios e a Austrália onde só tinha um território.
Nem tive muita sorte nos dados mas como mais ninguém estava interessado nestes territórios só algumas batalhas na América do Norte.
Sei que o Risco tem lançado alguns novos jogos e um dos quais está até bastante bem classificado no BGG, mas a verdade é que continua a vender e temos de ser nós a mostrar que existem outras opções e sem qualquer dúvida bem melhores.
Acabei por depois mostrar o Dobble, o Fantasma Blitz, o Coloretto e o Dixit.
Brilhante!
É realmente um jogo bastante fraquinho, o Risco. Mas deve ter valido a pena ver-te jogar… Nem que fosse por este pequeno choradinho:
[quote=joao104]O último que por acaso era eu, seria atacado por dois jogadores antes e claro que iria perder territórios.[/quote]
Hehe…
Mas tens razão. É preciso aproveitar estas oportunidades para mostrar coisas melhores.
Numa onda semelhante ao Risco, mas bem melhor, talvez levasse o Nexus Ops. É de porrada com dados também mas funciona bem melhor.
Scott Nicholson, uma referencia na divulgaçao do hobby, acaba de criar um fantastico gateway.
(Particularmente a variante "Escolha as suas proprias regras!!")
Ele explica o jogo e seus objectivos bem melhor do que eu, por isso, o melhor é ver o video AQUI.
Quer o post, quer a mini crítica ao Risco,quero mini choradinho e melhor ainda a divulgação do hobby!
É bom saber que as Associações tem uma ludoteca com títulos fora do mainstream e que, a acreditar na directora, não ficam a apanhar pó nas estantes apenas!
Parabéns pelo post