Rollecate


Sinopse:

Neste jogo os jogadores vão procurar receber a menor quantidade de cartas de penalidade, jogando de forma astuta as suas cartas de caminhos de ferro e fazendo avançar a carismática locomotiva Rollecate. Quem tiver menos pontos de penalidade depois do baralho se esgotar será o vencedor.

Como se joga:

⇒ Setup

No início retiram-se algumas cartas do baralho em função do número de jogadores:
 2 jogadores – 11 cartas
 3 jogadores – 9 cartas
 4 jogadores – 7 cartas

Com as cartas restantes forma-se um baralho de bisca de face oculta.

O jogador inicial começa por colocar uma carta sobre a mesa, depois o jogador seguinte continua e coloca mais uma carta para dar continuidade ao caminho e continua-se assim até que se coloquem 4 cartas. As cartas de caminho de ferro quebrado e cartas de caos não podem ser usadas para construir este caminho inicial. Em seguida coloca-se a locomotiva sobre a 3ª carta a contar da entrada.

⇒ Desenvolvimento

Os jogadores jogam por ordem de turno e no sentido dos ponteiros do relógio.

No seu turno cada jogador começa por biscar uma carta do baralho. Em seguida executa uma ação, das três seguintes:

  1. Passar
  2. Construir caminho
  3. Descartar cartas de caos
  1. Passar

O jogador pode optar por esta ação mesmo tendo cartas válidas disponíveis para jogar. Ao optar por esta ação começa por avançar a locomotiva 1 casa e depois retira a primeira carta do caminho de ferro (se possível), como penalidade e coloca-a no seu descarte (ver descarte mais abaixo).

Se a locomotiva já estiver na última carta não a avança e não se considera que esta tenha descarrilado (ter avanços para executar e não ter cartas de caminho para os fazer).

2. Construir caminho

Nesta opção o jogador poderá adicionar uma ou duas cartas de caminho de ferro, dando continuidade à linha. Para jogar duas cartas elas têm de ser do mesmo valor.

A diferença entre a última carta do caminho e as cartas jogadas nunca pode ser de 2, para isso, é possível ver qual o número de carta que não se pode jogar através de um ícone que assinala esse número com uma cruz vermelha por cima, no canto inferior esquerdo das cartas de caminho de ferro. Por exemplo, se a última carta do caminho de ferro é um 4, o jogador poderá jogar uma ou duas cartas de valor 1, 3 e 4.

Depois de jogar, lança tantos dados como o valor da(s) carta(s) jogada(s), isto é, se jogou uma carta de valor 3 lança três dados, se jogou duas cartas de valor 2 lança quatro dados (2+2). O valor de rodas obtido nos dados é o número de casas que terá de avançar com a locomotiva, por cada casa que não consiga avançar por já ter chegado ao fim do caminho (a locomotiva descarrila), recebe uma carta de penalidade. As cartas de penalidade tiram-se sempre primeiro do início do caminho.

Nota: Quando o total de dados a lançar é superior a quatro, lançam-se novamente os dados necessários para completar esse valor e só depois se adicionam todas as rodas obtidas nos dois lançamentos.

O jogador pode ainda receber cartas de penalidade quando a locomotiva passa por uma linha do caminho que esteja quebrada, no momento em que entra nessa seção do caminho recebe imediatamente uma carta de penalidade, resolve o descarte e depois prossegue com eventuais avanços que ainda lhe faltem fazer, de onde poderá ainda receber mais cartas de penalidade, no caso da locomotiva descarrilar.

3. Descartar cartas de caos

No seu turno, um jogador pode descartar uma ou mais cartas de caos. Neste caso a locomotiva não avança. As cartas de caos descartadas da mão podem ser emparelhadas no descarte como qualquer outra carta.

 Descarte – Emparelhar para eliminar

Sempre que se descarta uma carta de penalidade e a carta descartada tem o mesmo número da carta que está no topo do baralho de descarte, as duas são retiradas do jogo. O descarte é por isso um elemento fundamental no jogo, pois as cartas de penalidade podem não ser eliminadas se o jogador as jogar estrategicamente.

É possível eliminar mais que um par de cartas de penalidade no mesmo turno, por exemplo, se o jogador receber 3 cartas de penalidade com os valores 1, 2 e 2; e no seu descarte tiver um 1 no topo, o jogador pode descartar primeiro o seu 1 que emparelha com o 1 do topo do descarte, eliminando ambas do jogo. Em seguida fica um número 4 a ver-se no topo do descarte e o jogador joga o seu número 2, neste caso não é possível emparelhar o 2 com o 4, no entanto, o outro 2 que o jogador ainda tem na mão irá emparelhar com o que descartou e também essas duas cartas serão eliminadas ficando novamente o 4 no topo do descarte.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no final do turno do jogador que tiver retirado a última carta do baralho. Depois todos os jogadores adicionam ao seu descarte as cartas que ainda tiverem na mão. Nesta fase não se aplica a regra do descarte!

Depois todos somam os valor do seu descarte e quem tiver menos pontos de penalidade é o vencedor. Em caso de empate ganha quem tiver menos cartas de penalidade e em seguida, se persistir o empate, ganha quem tiver menos cartas de valor 4 ganha (seguindo-se as de 3, 2 e 1 se ainda for necessário desempatar). Se não se resolver o desempate por nenhuma destas formas, os empatados partilham a vitória.

Avaliação:

Rollecate é um simpático jogo de cartas muito bem apresentado num carta retangular de pequena dimensão, mas de boa qualidade.

Os componentes do jogo resumem-se à locomotiva em madeira com ligeiros detalhes em relevo, quatro dados e as 55 cartas. Tudo é de boa qualidade. As ilustrações são pitorescas e ajudam a criar um ambiente de jogo de comboios campestre e refrescante.

Depois de ter já várias partidas jogadas, sobretudo a 3 jogadores, posso afirmar que estou bastante surpreendido com este jogo. Nesta categoria de jogos com pouco material, para mim o essencial é ter “mordente”: um sistema de mecânicas bem integrado que nos faça esquecer que estamos a jogar um jogo, antes a viver uma experiência. O crescendo vivido ao jogar Rollecate trouxe-me essa sensação.

A argúcia que o jogo nos convida a ter na temporização dos momentos de construção da linha de comboio ou na opção de passar a vez, são tão subtis quanto geniais. O conhecimento das opções do adversário é outro aspeto interessantíssimo do jogo, uma vez que nos dá o poder de tomar decisões baseado nele. Quando precisamos daquela carta para descartar e reduzir o volume do nosso monte de descarte, aumentamos a linha ou passamos a vez? Arriscar o lançamento ou passamos para ganhar aquela carta número 3 que depois será descartada com a minha carta de caos? Enfim, bastantes opções que nos vão mantendo entretidos e a viver a experiência! Muito inteligente!

Talvez por não ter esperado muito do jogo, numa primeira leitura das regras, fiquei rendido com as suas subtilezas estratégicas e com as várias oportunidades táticas que nos abre.

Rollecate é no fim de contas um filler divertido, com uma generosa dose de desafio, que o torna numa boa alternativa para jogar na pausa entre jogos mais pesados, ou como jogo de viagem. Um belíssima e inesperada surpresa para mim.