RP dos ablity scores

Coloco a jogar D&D, com muita frequência, pessoas que não conhecem os RPGs.

Na senda de preparar material para melhor poder fazer essas sessões de inciação, vou pedir-vos ajuda em vários topicos, para criar ferramentas que facilitem a integração de novos jogadores.

Uso a caixa base de 3.0 para o efeito. Na primeira sessão não há qualquer preocupação com RP de ability scores, mas na segunda ja introduzo conceitos de Role Play e gostava de ter um domcumento que ajudasse as pessoas a perceber o que seria mais "natural" um personagem com determinados ability scores fazer ou dizer.

Assim sendo, gostava de tentar elaborar uma tabela com os scores possiveis de Inteligencia, Sabedoria e Carisma, e com as características mais provaveis de personagens com cada um desses scores.

INT - 6 :

Não sabe ler nem escrever;

Fala muito mal, dizendo mal as palavras e não conjugando tempos verbais (ex.: Mim matur kubuld);

Não entende conceitos abstractos (ex.: não sabe o que é Democracia, não sabe o conceito de Omnipresente);

Apenas compreende instruções simples, não compreendendo a mairo parte do que lhe dizem (ex.: ?);

Retira satisfação de tarefas monótonas (ex.: Afiar a espada);

Nunca pensa a longo prazo (ex.: É melhor fazer "isto" para depois poder acontecer "aquilo";

So resolve problemas se não tiver que raciocinar (ex.: Em situação de combate não prevê as acções do adversário);

Consegue racionalizar acontecimentos, mas chega a conclusões erradas (ex.: Escolhe muitas vezes uma acção que não seria a mais benéfica para a situação em que se encontra);

INT - 8 :

Não sabe ler nem escrever;

Diz mal algumas palavras, não conhece (não diz nem entende) palavras "caras";

Não entende conceitos abstractos (ex.: não sabe o que é Democracia, não sabe o conceito de Omnipresente);

Tem dificuldade em compreender algumas coisas que lhe dizem (ex.: ?);

Retira alguma satisfação de tarefas monótonas(ex.: Afiar a espada);

Tem dificuldades em pensar no longo prazo (ex.: É melhor fazer "isto" para depois poder acontecer "aquilo";

Aprende a resolver problemas sem raciocinar (ex.: Em situação de combate não prevê as acções do adversário);

Demora consideravelmente a adaptar-se a novas situações;

Consegue racionalizar acontecimentos, mas chega a conclusões erradas (ex.: Escolhe muitas vezes uma acção que não seria a mais benéfica para a situação em que se encontra);

INT - 10 :

INT - 12 :

INT - 14 :

INT - 16 :

INT - 18 :

WIS - 8 :

WIS - 10 :

WIS - 12 :

WIS - 14 :

WIS - 16 :

WIS - 18 :

CHA - 6 :

CHA - 8 :

CHA - 10 :

CHA - 12 :

CHA - 14 :

CHA - 16 :

CHA - 18 :

Agradecia que deixassem as vossas sugestões sobre o Role Play de um ou varios destes scores e que comentasse ou acrescentassem as opiniões que forem aparecendo.

Eu vou fazendo a síntese e copiando o que for consensual para o primeiro post.

Obrigado a todos!

[quote=Feldon Harmafara]INT - 6 : Não sabe ler; fala muito mal, não conjugando tempo verbais; apenas compreende instruções simples; em situação de combate não prevê as acções do adversário; escolhe muitas vezes uma acção que não seria a mais benéfica para a situação em que se encontra. [/quote]

INT - 8: Não entende conceitos abstractos; tem dificuldades em pensar no longo prazo; retira satisfação de tarefas monótonas; aprende a resolver problemas sem raciocinar; demora consideravelmente a adaptar-se a novas situações; consegue racionalizar acontecimentos, mas chega a conclusões erradas.

Achas que deve saber ler?

Achas que INT 8 deve falar correctamente, ou engana-se nalgumas palavras e não sabe palavras "caras" ?

Consegues definir "melhor", ou dar um exemplo que ilustre o que queres dizer com conceitos abstratos?

Quais dessas preciosas características achas que também se aplicam ao INT 6 ?

Abraço a todos!

[quote=Feldon Harmafara]Achas que deve saber ler? Achas que INT 8 deve falar correctamente, ou engana-se nalgumas palavras e não sabe palavras "caras" ?[/quote]Para mim, ler e escrever é como se fosse uma ability, por isso até pode saber ou não, tendo sempre dificuldades - ou seja, consegue ler as palavras, mas dificilmente lhes tira o sentido.

[quote]Consegues definir "melhor", ou dar um exemplo que ilustre o que queres dizer com conceitos abstratos?[/quote]"Democracia" é um conceito abstracto, bem como "omnipresente" ou "paradoxal".

[quote]Quais dessas preciosas características achas que também se aplicam ao INT 6 ?[/quote]Err… todas? :slight_smile: Só que com ainda mais gravidade.

Nessa escala, qual seria o valor standard?

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

[quote=Feldon Harmafara]

em situação de combate não prevê as acções do adversário; escolhe muitas vezes uma acção que não seria a mais benéfica para a situação em que se encontra.[/quote]

Penso que essas duas situações se conjugam na não adaptação e dificuldade de criar novas estratégias. O resultado seria que esse personagem estaria constantemente a escolher a mesma acção (ou um conjunto reduzido de acções), aquela(s) que conhece. Por vezes funcionariam, por vezes seria um desastre.

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

[quote=FNunes]

Nessa escala, qual seria o valor standard?

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

[/quote]

Creio que o valor standard faria sentido ser o 10, mas no 10 o bonus é zero, logo tb não é bom na ability que tiver 10…

Acham que o standard deveria ser o 12? Porque aí ele ja tinham um "mínimo de qualquer coisa dessa cbility" (como eu me explico mal… damm, a minha INT 10 não me deixa fazer melhor =:-) )

 

 

 

Quando me explicaram o sistema disseram-me que o normal para alguém completamente comum é 10-12. A 18 é-se um génio nessa pontuação, campeão nessas modalidades, e abaixo de 6 é-se incrivelmente fraco no que toca a esse atributo.
Não me parece necessário descrever estes atributos assim tão bem como tu queres, 3 pontos de comparação devem chegar. Descrever pontuação 6, 10 e 18 devem dar uma boa ideia do grau de desenvolvimento de alguém com essa pontuação. O que falta adapta-se do que já se tem.

INT 6 - Não sabe ler nem escrever, é só capaz de pensamentos simples.
INT 10/12 - Sabe ler e escrever mas com alguma dificuldade, tem alguma flexibilidade nos pensamentos
INT 18 - Domina leitura e escrita com mestria, é capaz de pensamentos e raciocínios complexos.



Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Thanks!

Eu percebo a tua preferência por um sistema mais minimalista no que toca á descrição do que representam os ability scores, mas eu quero entregar a cada jogador uma "ficha" com as características de cada score dele, logo nada como ter as coisas ja definidas por ability score e não apenas uma ideia geral do que são. É uma opção minha, apenas.

Obrigado.

Atendendo a que este tipo de ferramenta não deve ser do interesse de todos, gostaria de saber se alguem ésta interessado em continuar este projecto comigo, em grupo fechado. Estou a pensar criar ferramentas em 3 campos diferentes:

A. Criar varios "quadros" ou questionários para ajudar os iniciados de Dungeons&Dragons em questões como: Descrição de cada classe para mais fácil escolha, comportamentos típicos de cada classe, comportamentos típicos para cada ability score, alignment para o personagem, etc.

B. Quadros ou listas para a construção de uma campaign (qualquer campaign): Comportamentos típicos de NPCs, listas de possíveis backgrounds para NPCs, listas de possíveis plots para criar ou integrar dungeons, listas de possíveis plots para role play de outras situações que não dungeon adventuring, listas de possíveis "historias ou plots" de locais, etc.

C. Criar ou compilar, se ja existirem, listas de material de apoio ao mestre (listas de spells, de feats, de equipamento, etc.).

Alguem está interessado em integrar um grupo fechado, que se dedique a construção destes materiais, ou de outros do vosso interesse?

Obrigado.

 

Pessoalmente não considero o ponto A como algo relevante ou muito útil para D&D, mas as alíneas B e C atraiem-me bastante, embora ainda seja um GM iniciante e neste momento não ter muito tempo para participar continuamente em discussões (embora ande a jogar muito hehe), podes contar comigo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"