RPG introdutório nacional

Enquanto ajudava a explicar o que era o 3D&T (um jogo introdutório de RPG Brasileiro) a um membro do site lembrei-me de que seria bem interessante a criação de um sistema introdutório de RPG para se alguém algum dia quisesse explicar na prática a algum novato (ou jogador mais novo) o que era e como se joga e que o podesse fazer num instante. Algo em PDF com poucas páginas e genérico o quanto bastasse. Algo que desse para imprimir num instante mas tivesse uma boa capacidade de emulação de géneros. Um sistema/jogo que precisasse de pouco para jogar e cujos os geradores de resultados aleatórios fossem acessíveis (cartas, d6, moedas).

Algo que talvez podesse até ser publicado aqui no site ou numa página associada? E que até podesse ser usado em projectos paralelos, trabalho de universidade e estudos académicos? Ou até em projectos educativos.

Podíamos traduzir e fazer uma versão do Fudge RPG, um sistema genérico de RPG muito giro, simples e gratuito; penso que a licença de uso do jogo nos deve permitir fazer isso e disponibilizar o resultado gratuitamente sem problema.

Depois podemos ir lançando vários livros de setting e/ou aventuras. Eu, aliás, tenho aqui na lista de posts que preciso fazer para o site um que lança justamente o desafio/jogo da criação de um setting partilhado, mais ou menos nestes moldes aqui. O resultado final é bem capaz de ser muito interessante, dado todos os grandes criativos que temos aqui no site. Depois é só compilá-lo, meter umas regras adicionais (que podem fazer também parte do jogo de criação do setting), e disponibilizá-lo gratuitamente em PDF aqui no site. :)

[quote=ricmadeira]

Podíamos traduzir e fazer uma versão do Fudge RPG, um sistema genérico de RPG muito giro, simples e gratuito; penso que a licença de uso do jogo nos deve permitir fazer isso e disponibilizar o resultado gratuitamente sem problema.

Depois podemos ir lançando vários livros de setting e/ou aventuras. Eu, aliás, tenho aqui na lista de posts que preciso fazer para o site um que lança justamente o desafio/jogo da criação de um setting partilhado, mais ou menos nestes moldes aqui. O resultado final é bem capaz de ser muito interessante, dado todos os grandes criativos que temos aqui no site. Depois é só compilá-lo, meter umas regras adicionais (que podem fazer também parte do jogo de criação do setting), e disponibilizá-lo gratuitamente em PDF aqui no site. :)

[/quote]

Epá realmente o FUDGE é uma boa escolha, o sistema é escalável e usa d6 (ou aqueles dados estranhos com + e -) e a licença é muito acessível. Não gosto muito do nome mas enfim nada que não se possa resolver. Tem um problema que é dar um pocado trabalho aos jogadores na questão de definirem o setting e os traits. Existe uma variação chamada FATE que parecer propor umas inovações interessantes.

Por acaso estava a pensar em algo mesmo nacional que não tivesse associações exteriores. Algo que desse orgulho aos seus criadores e associados promover. Contudo isso implica tempo e investimento.

O Lexicon RPG é uma ideia excelente para nos manter a todos (os membros com pretensões a serem criativos)  ocupados durante meses. Eu alinhava, eh eh…

Recomendo o The Window, acessível aqui:

https://www.mimgames.com/window/

[quote=Rui]

Recomendo o The Window, acessível aqui:

https://www.mimgames.com/window/

[/quote]

O The Windom também porreiro o único senão é usar demasiado tipos de dados! :expressionless:

[quote=jrmariano]Tem um problema que é dar um pocado trabalho aos jogadores na questão de definirem o setting e os traits. Existe uma variação chamada FATE que parecer propor umas inovações interessantes.[/quote]

O FATE deve ser mais engraçado, sim. De qualquer maneira, o setting e os traits podem ir pré-definidos e associados aos settings criados aqui no site que forem oferecidos.

[quote=jrmariano]Por acaso estava a pensar em algo mesmo nacional que não tivesse associações exteriores. Algo que desse orgulho aos seus criadores e associados promover. Contudo isso implica tempo e investimento.[/quote]

Bom, a menos que seja design por comité em que toda a gente dá uma mão (correndo-se o risco de ninguém ficar especialmente orgulhoso ou entusiasmado com o resultado), na prática o resultado final vai ser o mesmo: o pessoal vai estar a promover o jogo de outra pessoa. A mim, pessoalmente, não me faz diferença se a pessoa é Portuguesa ou estrangeira.

De resto, o principal problema é estar a reinventar a roda. Será que o mundo precisa de mais um jogo com atributos, habilidades, task-resolution, etc.?  É mais ou menos do como apontas aqui; se não tivermos nenhuma visão especial para oferecer, e é quase tudo mais do mesmo, mais vale pegar em algo já feito e, se necessário, adaptá-lo um nadinha.

Pois é, usa aqueles dados todos... o que dá muita piada, ainda me lembro dos meus tempos do D&D da caixa vermelha em que o pessoal estava todo fascinado por ver tantos dados diferentes, mas pronto, não é muito prático (para um iniciante que não mora ao pé de um local onde possa comprar esses dados) e não dá para descarregar e começar a jogar.

Mas foi muito bem lembrado, Rui!!

E que tal este: https://www.randomordercreations.com/thepool.htm?

É uma criação gratuita, simples e com d6. É totalmente escalável e rápido. ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa