Lembrei-me que seria engraçado no final do ano eu e uns amigos juntarno-nos á mesa no dia 31 e fazermos uma sessão de rpg, no entanto neinguém do grupo tem experiência para o fazer.
Por isso lembrei-me de vos perguntar se podem ajudar-me a encontrar ou a ter ideias para um potencial rpg para iniciados.
Nota que vais encontrar outros jogos com temas mais contemporâneos e de ficção científica, eu foquei-me nos que mais gosto.
Sérgio Mascarenhas
PS Se gostares dos jogos manda uma mensagem ao Olivier Legrand. É um bom amigo e muito aberto. Se tiveres dúvidas, é a melhor pessoa para as esclarecer.
Se quiseres algo gratuito em português sobre animé/manga shonen e videogames beat’em ups japoneses, tens o 3D&T Alpha de que já falei aqui um pouco. Só peca por não ter uma estória já pronta a jogar. No entanto se o estilo animé for do teu agrado não me parece que seja muito difícil criar uma pequena estória inspirada na tua série ou género favorito. Ou sempre podes jogar Naruto!
Outra alternativa em PT, num ambiente mais gótico de horror conspiratório com vampios, é o Vampiro: o Réquiem que tem uma versão de introdução que inclui regras mais simples, estória de introdução e personagens pré-feitas prontas a jogar. Ah, ia-me esquecendo, se quiseres antes jogar um jogo de horror selvagem, com lobisomens vigilantes de um mundo dos espíritos perigoso e predatorial podes sempre sacar a <a href=https://www.devir.com.br/rpg/downloads/MdT_LoD_intro.pdf">versão introdutória do Lobisomem: os Destituídos.
Em inglês existem mais alternativas e talvez bastante mais introdutórias que as anteriores.
Tens por exemplo o Inspectres, onde os jogadores são uma mistura de equipa caça-fantasmas com um negócio de franchising, com toda a loucura sobrenatural que daí possa advir. Este tem um pormenor delicioso pois a qualquer altura, para a resolução de uma situação difícil, um jogador pode pedir “tempo de antena” e narrar o que realmente aconteceu numa confissão posterior à lá reality show “big brotheresco”. Podes sacar a a versão de demonstração <a href=https://www.memento-mori.com/inspectres/inspectres_startup.pdf">aqui. Aconselho vivamente qye faças uma estória alusiva à passagem de ano com caretos possuídos pelo deus Janus das duas cabeças ou sobre o ente gasoso maléfico escondido nas borbulhas daquele stock específico de champanhe amaldiçoado.
Agora também depende dos vossos gostos e do tempo disponível. O primeiro três que referi demoram um pouco a jogar sendo que o primeiro como não tem estória pronta pode ser customizado à vossa medida e os outros dois se seguires as estórias já feitas demora mais do que 2 horas. Podes sempre arriscar e cortares alguma coisa de cada estória. O Inspectres é um jogo rápido e alucinante demorando pouco tempo, dependendo claro das embrulhadas que os personagens se metem!
Que tipo de jogos ou séries/filmes/BD é que o pessoal com quem vais jogar, gosta? É que talvez por aí possa ser mais fácil indicar qualquer coisa. Além disso, quanto tempo tens para jogar e/ou preparar a sessão de jogo?
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim /ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG! / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Este link dá-te acesso às Test Drive rules de Savage Worlds onde tudo é fast, furious e fun. Experimenta-as. Logo em baixo tens uma lista infindável de one-sheet adventures que demoram, se tanto, 10 minutos a preparar, um pouco de todos os géneros: fantasia, histórico, western, terror, sci-fi, etc. Nada bate SW em termos de rapidez de preparação e rapidez de resolução de tarefas (exceptuando talvez CoC, mas esse não entra em grandes regras de combate). Já agora, o Sérgio sugeriu, e bem, lá em cima falou em Solomon Kane que usa as regras de Savage Worlds.
“You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"
Correcção: A minha sugestão de Solomon Kane não foi a da versão Savage Words, foi a do jogo, bastante mais sucinto e simples, do Olivier Legrand. E gratuito. Bem melhor como jogo de iniciação, na minha opinião.
Parece parvo mas dependendo dos tipos de dados que tens alguma sugestões são difíceis de ser levadas a bom termo.
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim /ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG! / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
O pessoal preferiu aderir aos jogos de tabuleiro. Fluxx, Tsuro, Hei Thats my fish!, Carcassone, Guillotine e Samurai foram os companheiros da noite até às 5 e tal da manhã :)
Acho que vou ter que jogar mesmo um rpg com alguém primeiro para perceber a dinâmica disto :)