RPG Português - calling all tugas!

Nesta altura em que vários projectos de RPGs portugueses podem brotar deste nosso forum, gostava saber da disponibilidade do pessoal para ajudar no que for preciso - sendo que há muitas coisas diferentes para fazer, devendo cada um contribuir a seu gosto. Por exemplo:

ler e corrigir textos
comentar e dar ideias
experimentar criação de personagem
dar exemplos para histórias
experimentar regras
experimentar jogar
escrever textos, ambiente, histórias
recolher biografia, referências
criar imagens, desenhos, fotografias
fazer paginação, formatação, arranjar fontes, criar PDFs
discutir e dar a conhecer o jogo
criar outros jogos que façam o que o outro não consegue fazer
convencer mestres-jogos a mestrar
convencer jogadores a jogar
criar folhas de personagem
fazer sites
acrescentar a esta lista do que se pode fazer
dar dinheiro :slight_smile: lol

Isto, suponho eu, com o objectivo primeiramente mais exequível de ter um belíssimo PDF pronto, para distribuir livremente. A partir daí, quem sabe, uma versão em papel.

No caso do meu mais recente projecto, acho que ele precisava agora principalmente de:

feedback do máximo de gente possível
experimentação com a criação de personagens
experimentação com a criação de histórias
playtesting dos Trunfos em acção
sugestões para um nome melhor :slight_smile:

https://www.abreojogo.com/imperio

Já discuti outras ideias com Lady Entropy, talvez ainda pegue noutro projecto, mas para já, vejo este mais rapidamente a concretizar-se na minha cabeça.

Obrigado!

Em primeiro lugar confesso que ainda não tive tempo para ler (e muito menos digerir) os detalhes sobre o Império, mas desde já queria manifestar a minha disponibilidade para:

[list]
[]ler e corrigir textos
[
]experimentar criação de personagem
[]experimentar jogar (se alguém se aventurar a mestrar aqui com o grupo de Porto Salvo)
[
]fazer paginação, formatação, arranjar fontes, criar PDFs
[/list]

Sendo que, no que toca ao último ponto eu não estou habituada a fazer arranjos gráficos de textos e portanto deve haver aí muita gente bem mais talentosa do que eu.

Ah, e devo acrescentar também que quando chegar aí a época de exames eu andarei atrapalhada na faculdade e não vou poder dar atenção a isto, mas tirando isso contem comigo.

Teria o maior orgulho em fazer parte de um projecto destes nem que fosse só a corrigir textos :wink:


A Mestrar: Amber Diceless
A Jogar: Vampire: the Masquerade (PBEM e Tabletop), PTA (Dirtside)

Bem, eu para ser honesto custa-me participar com algum grau de envolvimento em projectos cujos resultados não me vejo a usar. Ou seja, não me sinto atraido para projectos de criação de jogos de rpg que à partida não estou interessado em jogar.

Dito isso, não como uma critica aos projectos mas é como eu funciono, totalmente com base nos meus gostos e interesses!
Dito isso, estou disposto a ir participando irregularmente, daí que não contem comigo como um colaborador efectivo. Comentários e ideias que possam surgir é mais ou menos tudo o que posso prometer neste momento. Algo mais aparecerá ou não conforme o interesse que o projecto me crie ou até conforme o tempo disponivel!


[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!

Da minha parte, agradeço já a pronta disponibilidade da Eowyn.
Já agora, ponho aqui o meu mail, just in case
[email protected]

Eowyn, sugiro então que dês uma espreitadela ao thread em desenvolvimento e que experimentes, sei lá, fazer uma personagem? Diz o que é que achas e pergunta quaisquer dúvidas.

Borg, parece-me muito bem que só participes em projectos que te entusiasmem, ninguém está aqui a trabalhar, ninguém nos paga. Podias era, já agora, no caso de haver eventualmente algum projecto que te interesse, referir o que é que estarias disposto a fazer.

Olá. Eu alinho!

O que eu sei fazer melhor é ajudar no trabalho de desenvolvimento e edição, essencialmente rever e discutir ideias (o q tenho feito :slight_smile:

Como a Eowyn, alinho em experimentar o jogo se a malta de Porto Salvo alinhar e se eu n for o GM (hint para o Ricmadeira :P) Vou ver se os outros grupos com quem jogo alinham nisto, também.

Também alinho em escrever textos sobre o “background” e a recolher a bibliografia quando tu tiveres propostas concretas. Por exemplo, se disseres: “queria um texto sobre agências secretas na 2ª Guerra Mundial, outro sobre operações secretas, outro com casos famosos, outro sobre personalidades”, eu alinho em escolher um e desenvolvê-lo.

Finalmente, tenho alguma experiência sobre o processo de escrever livros de role-play num ambiente online cooperativo, porque faço isso para ShadowRun. Se precisares de ideias sobre como é que se organiza um esforço desses, manda-me um mail. Por exemplo, posso-te explicar como é q a FanPro organiza o esforço para tu veres se gostas do método deles e o queres adaptar a isto.

Excelente ideia!

JP

E obrigado também ao jpn pelo apoio desde a primeira hora.

Espero que, além de mim, haja mais pessoal a pegar em ideias e a tentar desenvolvê-las. Penso que é melhor, em vez de tentarmos escolher qual é o RPG que podemos todos ajudar a criar - o que é um consenso praticamente impossível - ir cada um chegando-se à frente com o seu pet-project. Há quem diga que, no fundo, o acto de criação é um acto solitário.

Da minha parte, não me posso comprometer a ajudar outros colegas nos seus projectos, mas estarei atento ao que se passa. Não havia aí qualquer coisa sobre desejos e moedas? :wink:

Entretanto, jpn, gostava de saber da tua opinião sobre o example of play de Império. Eu fi-lo principalmente para tentar ter uma ideia mais precisa da premissa do jogo. Talvez o esforço de incutir um espírito português no jogo esteja a contaminá-lo com a mesma falta de afirmação da qual os portugas costumam sofrer :slight_smile:

Help me, RPG Portugal. You’re my only hope. ^^

Oi!

Só para dizer que, apesar de ainda não ter dito nada sobre este projecto, o apoio completamente e espero levá-lo para umas voltinhas um dia!

Por agora o meu tempo livre não abunda, por isso vou ter de continuar a manter-me nas sombras. Mas tudo o que precisem em termos de apoio técnico ou para criar um site, é só pedirem!

Já agora, uma coisa que ando para perguntam à uns tempos. Atenção que eu sou o gajo que se queixou de não haver RPGs sobre pessoas normais, ok? Mas não estão a pensar dar alguma componente sobrenatural ao jogo, nem que seja como um elemento de background (que pode até nem ser real)? É só mesmo uma questão de apelar à juventude por aí… um pouco de fantástico ajuda sempre. Perguntem ao Harry Potter! :wink:


“You can choose just who you are.”

Hmmm, eu usaria o “example of play” para dar uma ideia melhor da mecânica (e isso não está lá). Para explorar a premissa do jogo, acho que os exemplos de criação de personagens estão porreiros :slight_smile:

Já agora, o que queres dizer por espírito Português? (Será a million dollar queston? :wink:

JP