"RPG Rendez-vous 2009" - Concurso de Criação de RPGs

Bem, a ideia era essa mesmo.
A apresentação na LisboaCon é opcional.
Eu estava a pensar em qualquer pessoa sugerir opções neste próprio thread e eu ia actualizando. Já pus algumas do Rui por exemplo.
Podemos criar um grupo ou usar o grupo dos designers. Este thread gostava que se mantivesse público.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Nunca pensei pôr a “divulgação” na LisboaCon atrás da “arte”. Esta ideia é bem experimental e portanto com fortes probabilidades de não gerar algo concreto.

O pré-encontro antes do encontro é uma ideia! Mas se nem confirmações ainda temos da localização da LisboaCon quanto mais de um pré-encontro, eh eh!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

A ideia de um gimmick anda demasiado à volta do juízo pessoal do valor de uma mecânica. Não me parece que seja muito objectivo.
A ideia de “permutações” é existirem variantes de uma mecânica base, é isso?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Não duvido que gente “criativa” não consiga arranjar maneira de apurar projectos mesmo dentro das regras do concurso! Especialmente se sugerirem pontos de interesse que lhes são queridos. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Quanto ao período a concurso nada está definido. Sugestões?
A minha ideia era que não fossem sugestões passíveis de serem ignoradas: devem ser incluídas no design final.

Contudo estes não são componentes exclusivos e únicos pois podes adicionar o quem bem quiseres à volta deles. Se por exemplo nenhuma mecânica te interessa porque não apenas usares pontos das outras categorias (mesmo que sejam apenas frases ou ideias incluídas de passagem no texto) como a Universo e Frases?

Quanto à questão da originalidade o exemplo que destes é perfeitamente admissível desde que não refiras no texto a concurso o seguinte: “Este jogo precisa do Gentlemen Explorers para ser jogado”.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Não percebo se estás com uma dúvida real ou se estás a insistir para que toda a gente perceba… é que já falámos sobre isto no msn!, quando te disse que estava farto deste tipo de jogos, lembras-te?

De qualquer maneira, vou tentar explicar novamente:

Gimmick/one trick pony: o jogo revolve apenas e só à volta daquilo, não se espera, nem se quer, que faça mais, mas mesmo assim o jogo tem muita jogabilidade.

The Mountain Witch, um jogo brilhante sobre samurais que sobem a uma montanha para matar o bruxo que está no topo. Jogadores não habituados a este tipo de jogo iriam às vilas vizinhas procurar informações sobre o bruxo, sobre a montanha, sobre os monstros que encontrarão, etc, quando na verdade não interessam os monstros, nem sequer o bruxo, mas sim as relações entre os personagens, porque cada um deles tem um motivo diferente para lá estar, e muitas vezes esse motivo entra em conflicto com os motivos dos outros.

Permutações: pretende-se que o jogo seja o mais aberto possível, permitindo fazer tudo, desde resolver conflictos emocionais entre o personagem e um npc, até investigar e recolher pistas sobre um assassinato, passando por batalhas de larga escala e viagens a outros mundos. Às vezes o jogo nem se define e o jogador não sabe exactamente o que fazer, casos do Wraith (morreste e deixaste para trás coisas por fazer, no entanto o jogo revolve a 90% à volta de uma sociedade meio gótica de fantasmas) e do Changeling (oh meu deus por onde começar?) do oWoD.

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar.

Foi numa das revistas Bang! iniciais; eu estava convencido que estavam todas disponíveis para download, mas pelos vistos só as mais recentes:

https://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Books.BookList&genre=29

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

Qualquer um dos jogos a concurso pode-se revelar a posteriori como contendo um desses pontos de interesse, principalmente o tal one-trick-pony que advém do julgamento de valor de quem o lê. Eu por exemplo nunca considerei nenhum desses jogos que mencionas como tendo um gimmick cuja utilidade é inversamente proporcional à sua novidade.

Quanto ao segundo, ainda hoje à discussões quanto à abordagem mais funcional a alguns jogos de que falaste e existem pessoas para quem o atractivo é mesmo esse ou que afirmam que já a encontraram.

De qualquer modo não me parece que sejam pontos de interesses bem concretos para o concurso.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Ia a dizer que aceitam-se sugestões até esta sexta-feira mas reparei que ninguém ainda disse que ia participar. :slight_smile:

Esperamos um pouco mais?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Eu não vou participar; estou a 110% no da rpg.net e não tenho assim tanto suco criativo dentro de mim. Pareço também ter atingido uma parede cá no burgo: contra mim falo, mas somos tão poucos, cada um com a sua quinta, e todas se detestam sem saberem porquê.

Por isso lamento, mas não contem comigo. Talvez para juíz, se conseguir ter tempo, mas nem isso garanto.

Obviamente, desejo as melhores das sortes aos participantes, e pode ser que seja desta que daqui saia o primeiríssimo roleplay português!

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

É uma pena então! :frowning:

Quanto à primeira razão é compreensível apesar de que este concurso é para daqui a algum tempo.

A segunda não percebo mas espero que se houver um problema tão sério assim este seja resolvido.

Mais ninguém se mostra interessado em participar no concurso? :expressionless:

Alguém quer sugerir/organizar um modelo diferente de concurso?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Queria organizar um RPG Workshop no InvictaCon para a gente fazer um mostra-e-conta das nossas ideias. Pode servir muito bem para preparar material para o concurso, sejam quais forem os moldes em que este se vier a processar. Quem aparece?

[quote=Rick Danger]Queria organizar um RPG Workshop no InvictaCon para a gente fazer um mostra-e-conta das nossas ideias. Pode servir muito bem para preparar material para o concurso, sejam quais forem os moldes em que este se vier a processar. Quem aparece?

[/quote]Pensando noutra iniciativa, também comecei um concurso através do podcast - oiçam o episódio 2 que tem toda a informação. Desculpem estar a descarrilar este tópico, mas julgo que tudo se insere dentro do mesmo propósito.

Fazes bem. O concurso das contra-capas é uma ideia interessante para consolidar as ideias de um jogo e “vendê-lo” a pontenciais jogadores/consumidores. Eu por mim vou ver se mando uns textos a concurso.

Esqueceste-te foi de anunciar uma data de fim do concurso e de um possível prémio. Porque toda a gente precisa de prémios… ;D

Acerca deste concurso declara-o oficialmente morto e acabado já que não se chegou a ter “massa crítica”. Amen. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br