Após muitos anos a pensar nisso comecei finalmente a jogar rpg com os meus filhos. No meu blog vou registar a forma como o jogo for decorrendo.
Antes de mais, os jogadores, M de 10 anos, V de 6 e J de 4. V é o único rapaz. J praticamente não jogou pois é demasiado pequena para ter uma participação activa.
O jogo decorre num contexto de fantasia standard, até porque lhes estou a ler há semanas o Hobbit, umas páginas de cada vez. Para me poupar trabalho limitei-me a seleccionar cenários na minha biblioteca de rpgs, tirando partido em particular da minha colecção de revistas Casus Belli (que pena ela ter acabado).
Como contexto básico recorri a um antigo livro da Midkemia, Tulan of the Isles. Esse livrinho detalha uma pequena cidade (cerca de 1000 habitantes), uma aldeia próxima e o que fica pelo meio. No meu jogo aumentei a escala geográfica mas mantive a dimensão das localidades. Quer dizer, a aldeia de Huxley passa a estar a 3 dias de Tulan e não 1. De caminho introduzi duas outras aldeias entre estas duas localidades. Além disso aportuguesei os nomes das localidades - Tulan passou a Tulana e Huxley a Ussela.
O jogo começou em Pomarçã, uma aldeia situada a 2 dias de Tulana e a 1 de Ussela. Pomarçã é uma adaptação da aldeia de Apple Lane, o velhinho cenário de introdução de RuneQuest 2. É habitada por humanos e fica na estrada à beira de uma floresta. Nesta vivem os anaios, um povo de pequenos humanos magros e feios (por padrões humanos) que mantêm uma relação conflituosa com os humanos.
Definido este contexto, tenho um conjunto de cenários para jogar por ordem. São eles:
Jeux d'enfants, um cenário retirado de uma Casus Belli.
Gringle Pawnshop, de Apple Lane.
The Rainbow Mounds, de Apple Lane.
The Silent Village, de Tulan of the Isles.
La peau, da Casus Belli.
Este primeiro ciclo de cenários vai permitir aos jogadores definirem os personagens e compreenderem o funcionamento do jogo. Os primeiros três centram-se em Pomarçã e os seus arredores. O 4º vai levá-los a Ussela. O 5º leva-os até Tulana. Depois de acabado este ciclo inicial passarei a um segundo ciclo centrado no contexto mais vasto e complexo de Tulana.
E quanto a sistema de jogo? Estou a utilizar o meu sistema de criação de personagens, bastante simples, por sinal. Depois poderei explicar o mesmo. Muito menos precisas são as mecânicas. Ainda não me decidi por umas mecânicas certas. Provavelmente vou utilizar uma variante sobre o RQ em que tenho andado a trabalhar. A ver vamos.