[RPGénesis 2011] Prelúdio 2: Contagem Decrescente Para o Desastre

Aqui estou eu, a menos de 1 hora do início do evento, e já estou a passar-me porque, pela primeira vez (bom, okay, só houve uma outra vez, mas prontos) vou entrar no RPGénesis sem ideia do que vou fazer.

No RPGénesis 2010, eu tinha ideia do que queria. Sim, acabei por deitar quase tudo que tinha escrito para a versão 1.0 do Academia RPG (depois renomeado para Drama Gakuen), mas tinha um rumo, um objectivo. Sabia quais eram os comportamentos que queria recompensar, como queria fazer o sistema, e tinha algumas ideias do que funcionava ou não (alfa testing com o Rick Danger).

Agora, tenho trinta ideias, e nenhuma certeza. Vou às cegas e puristamente, fazer do zero o jogo para o RPGénesis -- sem preparação, vai ser uma loucura.

Bom, de todas as formas, aqui fica um rol de bons conselhos que tenho que aproveitar (e lembrar-me) durante este evento. Para aqueles que não ouviram o podcast do Jogador-Sonhador, foram algumas das coisas que mencionei:

- Não existe writer's block. Existe tentar escrever E editar ao mesmo tempo, o que é impossível para um cérebro humano. Escrever, escrever, escrever, é o que importa!

- Gravar o documento constantemente. Gravar a cada 5 minutos se possível. Gravar em diferentes aparelhos.

- Parar para ir fazer outra coisa se estivermos emperrados. Lavar a cozinha\casa de banho é sempre uma boa ideia, e dá graxa à mulher\namorada\mãe. Não escrever liberta a mente. Se a Agatha Christie lavava a louça para ter ideias para as novelas, nós também o podemos fazer.

- A polícia do RPG não vem atrás de mim se o meu jogo for uma porcaria.

- Tenho 7 dias. É muito tempo.

- Desligar a internet. Desligar o telefone e o telemóvel se possível. Distrações custam tempo.

- Quando não souber o que fazer? Escrever. Não importa o quê.

- Pensar quais são os comportamentos que quero recompensar nos jogadores (ie, o que quero ver a acontecer) no jogo

- Quando em dúvida PÂNICO AJUDA!!!!! AaaaaaaHHHHH!

Boa escrita!!!