[RPGénesis] Meia-Noite na Academia do Bem e do Mal - Dia 1

https://www.abreojogo.com/files/Genesis2010.jpg

Diga-se de passagem que por ser um bocado distraída, não reparei que o RPGénesis já tinha começado. Habituada ao Nanowrimo e a começar a escrever à meia noite de Sábado para Domingo, fui alegremente para a praia, convencida que o jogo só começava à meia noite. Valeu-me o Rick Danger que me deu dois safanões depois de ter acabado com o seu jogo de Dark Sun. Fomos jantar fora e marchamos para casa dele onde estivemos a escrever até às 3 da matina.

Por um lado, conseguir as 700 palavras por dia para obter a victória é canja - quando fui nanar, já tinha o dobro do mínimo diário.

Por outro lado, apercebi-me que 700 palavras por dia não chega para obter uma victória total. Vou ter que trabalhar por objectivos. Olhando para o Lay-Out que, graças a Deus, já tinha feito, vejo que tenho 4 partes mais um apêndice. Para poder ter victória total, vou ter que conseguir escrever uma parte por dia, deixando os dois últimos dias para artwork, maquetação, revisão e escrita de exemplos.

Falhei um pouco no primeiro dia, porque só acabei metade da secção 2 (Criação de Personagem), mas tenho esperança que hoje consiga compensar (se bem que vai ser complicado porque temos a primeira sessão de Dresden Files. Viva). Mas tenciono passar os próximos dias feita reclusa para compensar.

Hoje não tenho tempo para considerações sobre o sistema, por isso deixo aqui alguns conselhos para os novatos que nunca se meteram a escrever novelas num mês -- coisas que aprendi e que podem dar jeito:

1- Desliguem o vosso editor interior.

Eu sei que dá vontade de escrever e reescrever coisas até soarem bem, especialmente em português, mas a vossa prioridade nos primeiros dias é escrever, escrever, escrever. Por no papel INFORMAÇÃO. O aspecto e a correcção gramatical vem depois.

2 - O lay-out é vosso amigo.

O lay-out é óptimo para vos ajudar a começar, porque pode ser feito rapidamente, e torna-se uma mistura de guidelines, lista de objectivos, e esboço do que está para vir. Graças ao lay-out, conseguem identificar o que precisam de fazer, o que deve ser feito primeiro, e que coisas estão em falta e que vão ter que pensar.

3 - Não parem.

Eu sei que a inspiração ás vezes falha, e que não conseguimos encontrar palavras para dizer o que temos na cabeça -- refiram-se à regra 1. Se mesmo assim não conseguirem continuar, saltem e sigam em frente. Comecem a escrever outra das secções que ainda estão por escrever. Não é obrigatório escrever o RPG pela ordem do Lay-out. Mantenham um documento individual para cada secção, e se um não está a sair do lugar, abram outro e comecem a trabalhar nele. Escrevam umas tantas palavras a indicar o que precisam de fazer ali (Meter Personagens Exemplo, Definir O que Faz Cada Caracteristica) e ponham as letras a vermelho para poderem encontrar o que está em falta mais rapidamente.

4 - Crunch First, Explain Later

Eu sei que se calhar o vosso jogo tem coisas dificeis de explicar, que vão ser precisos muitos exemplos de jogo para que os jogadores percebam o que se está a passar. Mas nesta altura do campeonato, devem escrever para VOCÊS primeiro. Exemplos de jogo são palha, útil mas não vital. Escrevam regras, mecânicas, sistemas, seguidos de descrição de setting, e só depois se preocupem nas coisas para os leitores.

5 - Salvem o trabalho frequentemente.

Eu sei que a tendência é pensar "Isto só acontece aos outros", mas o Seguro morreu de velho. Salvem frequentemente, e mantenham duas cópias actualizadas do vosso trabalho em lugares diferentes (uma pen drive ou até um telemóvel que consiga transportar dados é o ideal para a cópia secundária).

Por agora é tudo.

Boa escrita!