Viva,
já cá não venho há bastante tempo, principalmente por razões profissionais que me têm tirado o tempo para me dedicar aos jogos. Mas recentemente, um amigo meu desafiou-me para um projecto que é, essencialmente, transferir um jogo de RPG para um palco, com algumas pessoas a ver.
A ideia é um pouco mais vasta, mas ainda não sabemos o que vai ser exactamente, pois estamos na fase de conceber o modelo, afinal. Mas para isso, gostava de ter opiniões de gente com mais experiência nestas lides do que eu.
O objectivo é ter um grupo de pessoas sem experiência nenhuma ou contacto prévio com RPGs a jogar um jogo em cima de um palco e ao mesmo tempo tornar isto atraente para um público possivelmente tão ignorante como os jogadores. Há desde logo uma série de coisas que me preocupam:
- existe algum sistema de regras suficientemente simples e genérico que se possa explicar em poucos minutos e que sirva para contar uma história desta forma?
- que tipo de escolhas é que se deve dar aos jogadores? estou a apontar para sessões de 3h, com hipóteses de fazer uma aventura (as personagens serão pré-geradas). Parece-me que se der a latitude toda aos jogadores, podemos chegar ao ponto em que a sessão estagna e o público não vai achar piada (a não ser que eventualmente possa participar também com ideias). Por outro lado, não me apetece resumir a sessão a um jogo de Aventuras Fantásticas.
- como tornar o jogo interessante para o público? Qual deverá ser a proporção de narração, desafios, combate, armadilhas/resolução de puzzles? De certa forma, imagino isto como ver um concurso de televisão, em que o aliciante é saber se os concorrentes chegam a ganhar o último prémio ou não.
Acho que algumas destas perguntas são pertinentes por exemplo para os jogos em convenções, e por outro lado imagino que alguns de vocês já tenham passado por situações semelhantes. Será que me podem dar algumas dicas, algumas linhas de orientação que pudessem ser úteis?
'brigado!
Alex