RPGs, Convenções, Teatro e outras misturadas

Viva,

já cá não venho há bastante tempo, principalmente por razões profissionais que me têm tirado o tempo para me dedicar aos jogos. Mas recentemente, um amigo meu desafiou-me para um projecto que é, essencialmente, transferir um jogo de RPG para um palco, com algumas pessoas a ver.

A ideia é um pouco mais vasta, mas ainda não sabemos o que vai ser exactamente, pois estamos na fase de conceber o modelo, afinal. Mas para isso, gostava de ter opiniões de gente com mais experiência nestas lides do que eu.

O objectivo é ter um grupo de pessoas sem experiência nenhuma ou contacto prévio com RPGs a jogar um jogo em cima de um palco e ao mesmo tempo tornar isto atraente para um público possivelmente tão ignorante como os jogadores. Há desde logo uma série de coisas que me preocupam:

- existe algum sistema de regras suficientemente simples e genérico que se possa explicar em poucos minutos e que sirva para contar uma história desta forma?

- que tipo de escolhas é que se deve dar aos jogadores? estou a apontar para sessões de 3h, com hipóteses de fazer uma aventura (as personagens serão pré-geradas). Parece-me que se der a latitude toda aos jogadores, podemos chegar ao ponto em que a sessão estagna e o público não vai achar piada (a não ser que eventualmente possa participar também com ideias). Por outro lado, não me apetece resumir a sessão a um jogo de Aventuras Fantásticas.

- como tornar o jogo interessante para o público? Qual deverá ser a proporção de narração, desafios, combate, armadilhas/resolução de puzzles? De certa forma, imagino isto como ver um concurso de televisão, em que o aliciante é saber se os concorrentes chegam a ganhar o último prémio ou não.

Acho que algumas destas perguntas são pertinentes por exemplo para os jogos em convenções, e por outro lado imagino que alguns de vocês já tenham passado por situações semelhantes. Será que me podem dar algumas dicas, algumas linhas de orientação que pudessem ser úteis?

'brigado!

Alex

Que tal experimentarem um jeepform (https://jeepen.org/dict/). O jeepform é uma espécie de LARP criado pelos nórdicos mais estruturado com umas mecânicas mais pensadas para se jogar de um modo mais realista e portanto sem grandes adereços.

Experimenta sacar o Upgrade (https://jeepen.org/games/upgrade/) que é um jeepform que teve sucesso e ensina algumas dessas mecânicas. Mas também tens mais jogos aqui: https://jeepen.org/games/

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

De facto, e como diz o João, faz mais sentido procurares do lado dos LARPs do que dos rpgs de mesa. A dificuldade, ou melhor, o desafio que estás a introduzir é o do jogo perante um público. Não tenho qualquer experiência de LARP e menos ainda de jogo perante público mas o senso talvez bom diz-me que:

Sistemas de deicsão baseados em mecânicas formais dificilmente funcionarão, a não ser que sejam explícitas e feitas parte do cenário.

O facto de os jogadores terem de se preocupar com o jogo e com o público torna as coisas mais complexas e mais exigentes.

Para que as coisas sejam interessantes a escolha do cenário é essencial. Suspeito que a melhor defesa é ires para um cenário clássico de suspense: Casablanca, O Falcão Dourado, A Corda, enfim, os clássicos do filme negro com histórias em espaços fechados.

E já agora, em que contexto é que vais fazer a experiência? Já tens espaço? Vai envolver actores ou neófitos completos?

Eu afino pelo mesmo diapasão, e acrescento aqui um jogo, que, não sendo gratuito, me parece o mais parecido com uma peça de teatro, pela sua sua componente cénica.

https://www.white-wolf.com/llk/





A planear: D&D 4th Dark Sun

Bem, eu já joguei o LLK e pareceu-me que a parte do Live-action era um pouco superficial mas pode ser uma maneira de se levar a jogar um jogo de diplomacia e estratégia com uma certa dose de encenação.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Acho que o improv é um bom ponto-de-partida que os teus actores devem reconhecer, aliás o teatro de improvisação tem muitos jogos que só estão fora do domínio dos RPGs por serem sempre uma performance para o público.

Depois, em termos de LARP com regras fáceis e interessantes de seguir em palco, sugiro o Blood & Tears.

Obrigado a todas as respostas. O tempo continua pouco e ainda não pude ler os links que me deram. Em relação às vossas perguntas, o cenário está mais ou menos decidido: quero fazer alguma coisa no Portugal do século XII, baseado em factos reais mas podendo eventualmente suar alguma fantasia. Quanto a cenário, ainda não há nada decidido.

A história terá de ser feita, e neste momento considero duas hipóteses: a realização sempre da mesma situação em diferentes sessões, com diferentes jogadores; ou a sequência de vários episódios da mesma história. Neste caso, pode haver várias tentativas com um mesmo episódio até ele ser realizado ou apenas uma vez, e assume-se uma solução canónica se o grupo responsável não o conseguir resolver.

Problema principal que eu vejo aqui: adequar a aventura a uma sessão curta, de 3h, ainda com interesse visual.

Vou tentar ver as referências que foram dadas acima e ver o que posso tirar delas.

Olá a todos,

Eu também ando à procura de informação sobre RPGs à escala humana em Portugal. Vivi algum tempo na Suécia e reparei que lá é bastante conhecido. Mas não cheguei a experimentar. Sei que há alguma informação na net sobre como montar o jogo mas ainda não li com atenção.

Tenho alguns contactos que nos poderão esclarecer um pouco acerca deste tema. Assim que souber algo, digo-vos.

Abraço

[quote=caximcaxim]Olá a todos,

Eu também ando à procura de informação sobre RPGs à escala humana em Portugal. Vivi algum tempo na Suécia e reparei que lá é bastante conhecido.[/quote]Olá, caximcaxim. Não preencheste nada no teu perfil de registo, mas suponho que és do Porto e, se estás interessado em RPGs, aproveita então para entrares no grupo Roleplayers - Porto e aparecer nos nossos encontros. Tens também este vídeo de apresentação do site para roleplayers.

Não sei exactamente sobre o que procuras informação, mas suponho que te estás a referir ao já bastante conhecido LARP: Live-Action-Roleplay. Certamente que na net encontrarás todo o tipo de informação sobre os mais diferentes eventos de LARP. Alguns de nós aqui também temos a experiência de jogar ou organizar uma sessão de Live Action mas, em relação a este tópico, acho que não é exactamente isso que o aileigc pretende fazer.

Olá Rick,

Muito obrigado pela tua ajuda. Era mesmo os LARP que procurava!. Conheces algum grupo em Portugal que faça isto e com quem possa contactar?

Assim que possa actualizo o meu perfil. Sou de Águeda.

Abraço

[quote=caximcaxim]Conheces algum grupo em Portugal que faça isto e com quem possa contactar?[/quote]Nunca conheci nenhum grupo regular de LARPers, se bem que eu já fui mestre-jogo numa ou noutra sessão e, ao longo dos anos, tenho ouvido falar desta ou daquela pessoa interessada em organizar qualquer coisa. Como imaginas, este é um tipo de jogo que necessita de um número considerável de participantes (no mínimo 8?), várias pessoas disponíveis para o organizar, um espaço onde as pessoas se sintam à vontade e ainda algumas horas nas quais toda esta gente tenha a possibilidade de estar presente.

Claro que, noutros países, há dinheiro e gente suficiente para grandes grupos jogarem regularmente ou mesmo para fazerem uma épica sessão que dura uma semana e se joga dentro de uma zona geográfica escolhida e preparada para o efeito (ex: um cenário de guerra).

Ah compreendo. É uma boa oportunidade para os poucos que conhecem e gostam começar a mostrar os LARP aos outros. Vou tentar saber onde é que isto acontece, mesmo que seja noutros países.

Obrigado, Rick.