Rubrica do Cantinho dos Jogos a Solo - "Solo Games on my Shelf"

Esta é uma rúbrica para a malta partilhar fotos das suas coleções e partilhar um pouco da sua experiência com os jogos que tem.



Cada um pode partilhar como entender, e editar quando achar necessário fazer um update.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parte 1 - Armario grande







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui vai uma pequena análise dos jogos solo que tenho no armário:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entre os Favoritos:

  • This War of Mine + Expansão
  • Arraial
  • Roll Player + Expansão Minions
  • Mage Knight + Todas Expansões
  • Freedom Underground Railroad
  • Robinson Crusoe + Expansão Darwin
  • Race for the Galaxy + Gathering Storm
  • Viticulture + Tuscany
  • Leaving Earth + Outer Planets + Stations
  • Baseball Highlights 2045 + 7 Expansões

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gosto Bastante:
  • Everdell
  • The Networks
  • Pandemic + In the Lab
  • Pandemic The Cure
  • Renegade + 2 Booster Packs
  • Elder Sign + 2 Expansões
  • After the Virus
  • Hostage Negotiator + Todas Expansões
  • Agricola + Farmers Moor
  • Dark Souls Card Game + Expansão
  • Shadowrun Crossfire
  • Imperial Settlers + 1 Expansão
  • Clank in Space
  • Flashpoint Fire Rescue

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bons mas nada de especial:

    - Xenoshyft Dreadmire + 2 Expansões
  • Legends of Andor
  • K2
  • Genial
  • Colorpop

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Preciso de jogar mais umas vezes para fundamentar opinião:

    - Lord of the Rings Card Game + 10 Expansões
  • Fields of Arle
  • The colonists
  • Scythe (já joguei várias vezes multiplayer, mas joguei o solo poucas vezes) + 3 Expansões
  • Gears of War
  • Days of Ire

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Por estrear:

    - Mistfall
  • 1066 Tears to many Mothers
  • Le Havre
  • Startrek Frontiers
  • Euphoria + Ignorance is a Bliss
  • Forge War
  • Eldritch Horror
  • Merchants & Marauders (variante solo)
  • Fallout

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Variantes solo que experimentei:

    - Carcassonne
  • Troyes
  • Trajan

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Parte 2 - Armário dos jogos mais pequenos







    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Aqui vai uma pequena análise dos jogos solo que tenho no armário dos jogos pequenos:


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Entre os Favoritos:

    - Oniverse (Castellion, Urbion, Onirim, Nautilion, Sylvion)

    - Friday
  • Herbaceous
  • Deep Space D6 + Expansão
  • Airborne Commander
  • Hero Realms + 8 Expansões
  • Star Realms\Colony Wars\Frontiers + Várias Expansões 

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gosto Bastante:

    - The Grizzled + Expansão
  • Palm Island
  • Tiny Epic Galaxies
  • Tiny Epic Quest
  • Chrononauts
  • Space Hulk Death Angel + 4 Expansões
  • Castles Burgundy Card Game
  • Superhot Card Game
  • Port Royal + 2 Expansões
  • Arkham Noir Case 1

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bons mas nada de especial:

    - Crypt
  • Bandido
  • Tiny Epic Defenders
  • Godforsaken Scavengers

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Preciso de jogar mais umas vezes para fundamentar opinião:

    - Mint Delivery
  • Tiny Epic Zombies

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Por estrear:

    - Tiny Epic Western
  • Multiuniversum + Expansão
  • Bottom of the 9th

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Parte 3 - Armário 2 "escondido"

     

     


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Aqui vai uma pequena análise dos jogos solo que tenho no armário 2:


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Entre os Favoritos:

    - Gaia Project
  • Arkham Horror Card Game + Todas Expansões
  • SpaceCorp
  • Warfighter + 5 Expansões
  • Nemo's War + Expansão
  • Space Empires 4X + Replicators
  • Healthy Heart Hospital

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gosto Bastante:

    - D-Day Dice
  • FUSE
  • Field Commander Napoleon e Alexander
  • Dawn of the Zeds + Expansão
  • Silent Victory
  • Infection Humanity's Last Gasp
  • Bloody Inn
  • Patchwork
  • The Lost Expedition + Expansão
  • Caverna Cave vs Cave
  • 7 Wonders Duel (Variante Solo)

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bons mas nada de especial:

    - Skyline
  • Legends of Andor Chada&Thorn

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Preciso de jogar mais umas vezes para fundamentar opinião:

    - Darkest Night + 1 Expansão
  • Astra Titanus

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Por estrear:

    - Greenland
  • Neanderthal
  • Thunderbolt Apache Leader
  • Sherman Leader
  • High Frontier 3rd Edt
  • Field Commander Rommel
  • Navajo Wars
  • Labyrinth + Expansão
  • Churchill
  • Fire in the Lake
  • Distant Plain

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Parte 4 - Cantinho "escondido"

     

     


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Aqui vai uma pequena análise dos jogos solo que tenho no cantinho:


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Entre os Favoritos:

    - Mansions Madness 2nd Edition
  • Sentinels Multiverse + 14 expansões
  • Wingspan
  • Legendary Encounters Alien
  • Nations
  • Mechs Vs Minions
  • Conflict of Heroes + Eastern Front
  • Lisboa

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gosto Bastante:

    - Forbidden Island
  • Forbidden Desert
  • Warhammer Quest Adventure Card Game
  • NMBR9
  • Oh my Goods + 2 Expansões
  • Harry Potter Hogwarts Battle
  • Jump Drive

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bons mas nada de especial:

    - Escape of the Cursed Temple Big Box
  • Town Center

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Por estrear:

    - Gloomhaven

    - PhalanXX
  • Pandemic Legacy Season 1
  • Galaxy Defenders
  • Shadows of Brimstone Swamps of Death

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Parte 5 - Jogos das míudas e Print & Play

     



    Desta parte é só para dizer que experimentei a solo o Super Rhino, só por diversão, e que a minha filha mais velha gosta de jogar alguns destes a solo também quando está com vontade de jogar mas que por alguma razão não tem ninguém para jogar.



    O meus Print&Play são bastantes mais de 400, e dos quais por volta de 240 dão para jogar solo, desses 240 joguei à volta de 50 deles. Se quiserem ver mais ao pormenor a coleção, tenho nesta GEEKLIST.




    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oi André,



Gostei muito do post, até porque dá oportunidade para discutirmos alguns jogos solo com mais tempo.



Não me consigo alongar muito neste momento, pelo que vou guardar a publicação de uma lista similar para mais tarde.



Mas vou já dar duas ou três indicações.


  1. Antes de mais obrigado pela sugestão do automa do Gaia Project. Estava na dúvida sobre o jogo, principalmente por ter jogado o terra mystica no ipad e ter achado… um bocadinho chato. Mas de facto o automa do gaia project é formidável e o próprio GP é muito bom. Neste momento tornou-se dos jogos que gosto mais porque dá uma sensação de poderes ter um jogo multiplayer mas sozinho. Aliás à conta disso comprei o Scythe. A expansão grande do Fenris é mesmo muito boa, por isso aconselho vivamente. A app tb é fixe até para jogar com mais do que um automa.


  2. O Forge War, como acho que falámos na LeiriaCon, é um jogo que gosto bastante, mas que não é do agrado de todos. Para mim só começou a funcionar bem com uma vaiante do bgg que simplifica em muito a "primeira parte" das minas e da obtenção de recursos. Não gostei do que eles fizeram para isso no solo (acho que demora muito tempo e a pessoa tem de pensar demasiado sobre como colocar os adversários de IA). O jogo em multiplayer ou sem aquela variante solo é demasiado longo. Mas com aquela variante consegui fazer um jogo completo em cerca de 2 horas e 30mins.


  3. Mistfall. Para quem gosta de sentinels of the multiverse, acho que este é ainda melhor. Eu tenho quase tudo do "universo" do mistfall. O Valskyrr é uma expansãozinha muito boa que dá o modo campanha e a segunda caixa (estilo stand alone expansion) resolve alguns problemazinhos de regras e aumenta a rejogabilidade. Gosto muito do jogo e dos combos que se consegue fazer. Eu fartei-me do Sentinels, mas ainda não me fartei do Mistfall e creio que é pela variabilidade que este último tem e que no primeiro fica um bocadinho pelo caminho (sim, temos vários bosses, heróis e ambientes para misturar, mas fica-se por aí). Uma chamada de atenção para dois jogos do universo Mistfall que são mais "pequenos", mas que eu gosto mais que do Mistfall base, um é o shadowscape e outro é o chronicles of frost. O primeiro éuma espécie de dungeon crawler de cartas, com acções limitadas, o segundo é um deckbuilder de Mistfall (com expansão que tem campanha).



    E por último, a expansão do Euphoria com automa está muito próxima.

Pedro, sim tenho na minha lista de espera para jogar ainda em 2019, o Rise of Fenris, Mistfall e o Euphoria. O Forge War vamos ver se é este ano ainda.



Mas os prioritários para aprender neste momento são o Euphoria, Gloomhaven e talvez um COIN ou o Labyrinth.

Bem, este é um post que penso que pode dar pano para mangas. Pessoalmente tenho tantas perguntas para fazer sobre os jogos que mostras que penso que iria ser um chato :slight_smile:



Para manter uma conversa mais linear vou começar por apenas um, o Living Earth. 



O tema do jogo desperta mesmo a minha atenção, no entanto ainda não consegui ver vídeos para ver se é um jogo que depois realmente fosse jogar. Podes dar-me a tua opinião para eu começar a formar a minha? :slight_smile:

O Leaving Earth é um dos meus jogos favoritos para jogar solo, tem imensa rejogabilidade, é super temático, imersivo e bastante desafiante. Apesar de ainda não ter explorado a nova expansão stations muito, posso dizer que a expansão Outer Planets é quase obrigatória porque proporciona explorar o resto do sistema solar, apesar de achar que torna o jogo um pouco mais fácil, porque por vezes consegues vencer o jogo sem ter de utilizar missões com astronautas, que são bem mais dificeis. A expansão Stations, acima de tudo dá-te mais variabilidade na construção dos foguetões e umas novas missões.

Não recomendaria o Leaving Earth como um jogo multiplayer, é um jogo completamente diferente, torna-se uma corrida e eu pessoalmente não gosto do jogo assim. Como jogo solitário é fantástico, requer um bom planeamento ainda antes da 1ªjogada, porque as primeiras decisões que tomas vão ser vitais para o sucesso. As mecânicas são simples e a matemática não é assim tão complicada, depois de ultrapassar a barreira da simbologia para as transições entre localizações, o jogo é bastante linear. Permite ser criativo na forma como se constroi os foguetões e não existe apenas uma fórmula para o sucesso.



Pessoal, toca a por fotos das vossas coleções que eu estou curioso de ver. 

Obrigado pela resposta. Ainda despertaste mais a curiosidade pelo jogo. 

Vai para a wishlist, mas para já vou ainda tenho outras prioridades :slight_smile:



Quanto a mostrar fotografias da minha pequena coleção, pretendo-o fazer algures na próxima semana. Tenho os jogos em dois baús e tenho que os tirar todos para fora para conseguir tirar uma foto de jeito :slight_smile:

Aqui fica as minhas estantes. Não irei fazer muitos comentários agora, prefiro depois fazer à medida que jogar os jogos.







Começando de cima para baixo:

  1. O lugar para jogos do Vital Lacerda. Gosto bastante destes, principalmente o Kanban e o Gallerist. O CO2 ainda não joguei. O Kanban jogo solo com um variante que encontrei no BGG
  2. Mansions of Madness é o meu jogo favorito por isso adoro jogar. Ainda não tenho tudo mas está quase. Estou também à espera da caixa de madeira da Deadalus Productions para ficar com uma prateleira apenas para ele (os minis estão em caixas noutra estante e alguns no mostrador que podem ver). Descent e Zombicide também gosto muito (ainda tenho que pintar os minis do Zombicide e alguns minis do Descent que faltam). Tirei uma variante solo para o Pulsar (adoro o jogo) mas ainda não experimentei.
  3. Gosto do Imperial Assault mas apenas fico com ele porque é Star Wars. Gosto normalmente mais das historias (da app) no Descent do que no IA. Architects of the West Kingdom e Raiders of the North Sea são dos meus jogos favoritos solo. O Explorers ainda não experimentei desde que o troquei no LeiriaCon. Podem também ver minis do Descent, Blood Rage, Arcadia Quest e Mansions of Madness.
  4. Experimentei recentemente o modo solo do Euphoria e gostei bastante e pelo menos permite-me tirar o jogo mais vezes da prateleira. :) Scythe é um jogo que gosto muito mas ainda o joguei pouco a solo. O Pandemic the Cure gosto de o ter para levar em viagens pois ocupa pouco espaço. Gostos do Sagrada embora tenha menos piada a Solo. Imperial Settlers é engraçado mas já o joguei bastante e está em descanço :) O Clank é muito bom e tenho pena de não o tirar mais vezes a solo e com outro malta.
  5. Magic Maze experimentei solo recentemente e achei MUITO dificil. Já vi algumas variantes mais acessiveis e irei experimentar também. Agricola nunca o joguei (eu sei... eu sei... Shame!!). At the Gates of Loyang é muito bom e infelizmente não o jogo a algum tempo (fora de vez em quando online). Os restantes não jogo muito fora o Fuse quando só quero algo muito rapido. Ouvi recentemente falar de uma variante Solo do Century e queria ver se experimentava.




Daqui gosto muito do Ganz Schon Clever, sendo o meu Roll and Write favorite de longe (o novo também é engraçado mas apenas o joguei online). Também gosto do Kokoro sendo bastante interessante o "mind set" que tens de ter para este.



Aqui tenho os livros Captive e Loup Garou. O primeiro já acabei (gostei muito) mas o segundo ainda não lhe peguei. O Guerra do Anel é daquele jogos que nunca o joguei mas como sou fã de LOTR nunca vai sair da colecção (principalmente depois de o pintar) :) Podem ver ali as caixas com minis pintados.

coleção, só faltam uns joguinhos da GMT

Nunca puxam muito sinceramente. Algum que tenha tido algum interesse em jogar é o Dominant Species ou o Thunder Alley.

Para a tua coleção sugeria no mínimo um space empires 4x


Como tinha dito anteriormente, tenho os meus jogos em dois baús portanto tive que os tirar para fora para poder fotografar. De notar que não fotografei os jogos que não jogo a solo e faltam na fotografia três. Mechs vs Minions, 

Noch Mal! e Doppelt So Clever!



Nunca joguei a solo A Ilha Proibida, o Mechs vs Minions e o First Martians (este último nunca joguei de todo).



O Civilization a New Dawn experimentei uma vez uma variante a solo que até achei interessante. Foi a única vez que joguei uma variante de um jogo.



Gosto de todos os jogos mas a nomear, a título de exemplo, os 5 mais preferidos para jogar a solo ficaria com esta lista:

Terraforming Mars

Clank! A Deck-Building Adventure

Railroad Ink

Doppelt So Clever!

7th Continent



Claro que é uma lista muito orgánica e tudo indica que iria mudar um ou outro título todos os meses :slight_smile:



ps. Ahh, e amanhã chegam o Imperial Settlers e o Spirit Island

[quote=AndrePOR]

(…)

Gosto Bastante:

- Forbidden Island

(…)

[/quote]



Este foi o primeiro jogo que comprei e depois de o jogar várias vezes, essencialmente com familiares, foi ficando esquecido.

No outro dia voltei a pegar nele, desta vez para jogá-lo sozinho mas com duas personagens. Fiquei admirado por o jogo até ser relativamente interessante e agradável a solo. Joguei várias vezes e ainda conto pegar nele mais um par de vezes antes de arrumá-lo à espera que o ciclo passe.



Existe alguma forma de pontuação no jogo? Como não encontrei nada no manual, inventei uma minha que é basicamente o nº de terrenos não afundados (alagados ou não) vezes o nível de dificuldade. Mas provavelmente existe alguma forma mais correcta de o fazer.


nunca usei nenhuma forma de pontuação a não ser  o nível de dificuldade em que se joga. Eu jogo sempre com 2 personagens. Por acaso já não jogo à bastante tempo.

Ok, obrigado.

A questão da pontuação é mesmo mais um preciosismo para comparar as minhas prestações no jogo :slight_smile: