Santiago - Muito mais do que um jogo de subornos e leilões

SANTIAGO (2003 - Claudia Hely e Roman Pelek)

Eu gosto de leilões. Tenho que admitir que gosto dum jogo que meta leilões. Apimentam a coisa...

Existem jogos que usam o leilão como uma mecânica adicional para o melhorar, como é o caso de POWER GRID, PRINCES OF FLORENCE ou AMUN-RE. Outros existem que fazem do leilão o seu leit-motiv como o MODERN ART, o MEDICI ou o FOR SALE. E depois há SANTIAGO...

AMBIENTE - Em SANTIAGO (SANTY para os amigos) cada jogador é um latifundiário que procura adquirir para si as melhores plantações, aglomerá-las de forma a aumentar a sua capacidade produtiva e irrigá-las para que não sequem.
Um minimalista tabuleiro castanho, serve de base para toda esta operação. A qualidade dos componentes é razoável destacando-se a utilização de cores poucos habituais como o beje e o lilás para compôr a estética dos meeples. Três palmeiras de plástico e tiles de um bom cartão juntam-se à festa. Só o dinheiro é que destoa. São Escudos e parecem saídos de uma edição barata do MONOPÓLIO. Tudo bem acondicionado numa grande e bonita caixa da Amigo Spiele.
Mas no plano geral, o jogo escapa com nota positiva na apresentação.

ESTRUTURA - À vez cada jogador faz uma oferta pelo display de tiles disponíveis. Esse display compõe-se por um número de tiles igual ao número de jogadores em jogo. No início de cada turno, vira-se um determinado número de tiles que podem representar até 5 tipos de plantações (Batata, Feijão, Cana-de-Açucar, Piri-Piri e Banana) e toda a gente oferece um valor. O jogador que bidar mais alto, escolhe primeiro e assim sucessivamente até todos terem um tile na mão. Cada jogador pode optar por passar em vez de bidar e o primeiro a fazê-lo vai ser o último a escolher, mas em contrapartida será nesse turno o Chanel Overseer (aguadeiro, para os amigos). Adquiridas as plantações, e por ordem da bid anterior todos colocam as plantações no tabuleiro mais os respectivos trabalhadores (que podem ser 1 ou 2, dependendo do ícone gráfico inscrito no próprio tile). Colocadas as plantações, toda a gente faz uma proposta em dinheiro ao aguadeiro, para que ele faça a àgua passar pelas zonas que mais lhes convém. Basicamente, trata-se de uma fase de suborno (como em CAYLUS) onde se negoceia e alicia de forma a sermos beneficiados no trajecto da àgua. E isto é importante, porque cada plantação que no final do seu turno não tenha conseguido ser irrigada, perderá um trabalhador por turno. E quando já não houver trabalhadores e se persistir a seca a plantação secará, transformando-se num deserto que desvalorizará todas as outras plantações adjacentes.

Neste jogo o dinheiro é escasso e obriga os jogadores a terem que passar num ou noutro bid, por forma a poderem vir a beneficiar da fase de suborno.

No fim do jogo valorizam-se as plantações em dinheiro, soma-se ao que ficou em carteira e o gajo com mais graveto é o vencedor.

O jogo é bastante fluído e interactivo. Quer os leilões quer os subornos apimentam o jogo e depois ainda há a colocação das plantações que exige perspicácia e inteligência. O sistema de pontuação final pode deixar em alguns jogadores um amargo de boca, ou porque sabe a pouco ou porque nem sempre é fácil de perceber quem vai ser o latifundiário-mor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS - SANTIAGO é muito bom. Não tenho dúvidas. É um jogo relativamente rápido (60 a 75 minutos), para 3, 4 ou 5 jogadores, com regras simples e lineares e, ainda assim, suficientemente profundo e estratégico para gamers da pesada. Podendo, por outro lado, também ser jogado com casual gamers ou mesmo non-gamers. O que contribui ainda mais para a importância deste jogo em qualquer colecção.

Eu tinha uma grande fezada neste jogo e ele não me desilidiu. Viva SANTIAGO!!

NOTA: 8
postado em https://oblogdocosta.blogspot.com

Viva malta do vício.

Informo Vossas Excelências que está criado um jogo de SANTIAGO para tugas em www.spielbyweb.com .

O nome do jogo é "tugas em santiago" e a password é "portugal".

Inté
Tongue out

https://oblogdocosta.blogspot.com

Já me adicionei ao jogo! Ficam a faltar 2! :stuck_out_tongue:

&#%#&%$@ Já não bastavam as cores ditas normais?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

É um dos boardgames no meu must-buy list já há bastante tempo.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

mas parece que não é fácil de encontrar…

[quote=helioa]mas parece que não é fácil de encontrar...
[/quote]

Olha que eu comprei o meu no e-bay por um preço jeitoso sem grande dificuldade!...

Andei meses à procura deste jogo, até que encontrei um site espanhol https://www.lapcra.com onde pude comprá-lo. Devo dizer que para espanhóis não são nada maus. A entrega foi feita em menos de 24h. Simplesmente fantástico.

https://oblogdocosta.blogspot.com