Sci-fi, confronto e negociação - WTF?!?

Vivam!

Um amigo perguntou-se se não havia um jogo para começar a jogar com os garotos dele (14 - 16 anos) que envolvesse (e estão a ler bem) confronto de combate, negociação e tivesse um tema de sci-fi.
A questão é que confesso que não conheço nada disso, quanto mais não seja porque o nosso grupo evita esse tipo de jogo.

Têm alguma recomendação?

Não jogamos grande coisa que corresponda a essas características mas que tenha gostado sugeria espreitar se o Scythe, Firefly, Xia ou Eclipse lhe poderiam interessar.

Depois tens coisas que nunca joguei mas que devem andar lá perto como o Twilight Imperium, o Dune e por aí… :woman_shrugging:

1 Curtiu

Pensei no Dia Xia mas não sei se é fácil arranjar nem se é barato.
Twilight Imperium ou Dune talvez sejam demais e julgo que funcionam melhor com um player count mais alto, não?

É complicado, eu sei. Foi logo o que lhe disse.

Querias dizer Xia? :yum: não é propriamente barato, vai para os 3 dígitos. Mas pelas características que pede não me parece que vá encontrar algum “barato”… Quanto ao Twilight Imperium e Dune não posso comentar o player count de 3 porque nunca os joguei.

1 Curtiu

Nunca joguei, mas o Cosmic Encounter poderia ser boa opção, pelo menos se arranjarem mais alguém :sweat_smile:

O mesmo para o “remake” do Dune, que o torna mais acessível e rápido.

No Quantum a negociação não está explícita nas regras, nem há troca de bens, mas há definitivamente conluios para lixar terceiros.

O Imperius é parco na negociação e o combate é mais abstracto, mas também navega nesse espírito.

Sem combate (acho) há o Moonrakers.

E sem Sci-Fi há o Root :joy:

…só porque aproveito sempre para recomendar Root, a negociação mais uma vez não é explícita.

Espero que encontrem algo que funcione, bela maneira de se começar nisto :grin:

1 Curtiu

Sim, claro. Escrevi no telemóvel e corrigiu logo. :angry:

Do que fui lendo por aqui, o Dune: Imperium parece-me o mais próximo.

A negociação não é muita, embora os jogadores possam aliar-se/trair-se se entenderem fazê-lo.

Pelos vistos, o Dark Matter que ainda estará para sair parece ser um encaixe perfeito, mas ainda se sabe pouco…

O Last Light parece ser também dentro do género.

Não é um pedido simples, embora pareça o contrário…

3 Curtiram

Cosmic Encounter checks all the boxes. Mas a 3 jogadores não é capaz de ser grande espingarda. 4 seria ideal.

O Inis no espaço (Galactic Renaissance) esteve recentemente em kickstarter. Também parece checkar todas as boxes.

Vai sair um COIN no espaço que pode encaixar perfeitamente: Red Dust Rebellion. Mas ainda vai demorar.

Nunca joguei mas talvez Pax Transhumanity?

Há sempre as space operas, mas são caros e beneficiam de mais jogadores (TI4, Eclipse, Xia, Dune, etc).

E depois há imensos jogos sci-fi mas que ou têm a negociação sem combate ou vice versa (apesar de que qualquer jogo de conflito com mais de dois jogadores tem sempre um elemento de negociação diplomática - mas não necessariamente negociação económica, que foi o que interpretei do OP.)

Por exemplo: Space Empires 4x, Dawn for the Galaxy, Talon, Cry Havoc - todos têm combate e sci-fi. Não sei quanto à negociação.

1 Curtiu