Scott Nicholson em palestra sobre boardgames num curso do MIT

Boas;

Encontrei um par de vídeos de uma palestra do Scott Nicholson sobre os jogos de tabuleiro dada a uma turma de design de jogos no MIT.

A primeira parte é sobre a evolução dos jogos tanto do ponto de vista de design como do mercado, em particular o Americano.

MIT Tech TV

A segunda é sobre o processo de desenvolvimento de um jogo e especialmente sobre as possibilidades e formas de o tentar publicar.

MIT Tech TV

Os vídeos pareceram-me muito interessantes. Têm mais de 40 minutos cada mas vêm-se com muito agrado... pelo menos eu vi.

Espero que gostem!

Obrigado

Também achei.

Já agora, ao pedir a autorização para publicar aqui os vídeos foi-me pedido que desse algum feedback das reacções aos mesmos. Se viram, digam o que acharam... Eu depois transmito uma ideia geral.

Obrigado.

Gostei especialmente do primeiro vídeo. A discussão com a turma sobre a evolução do design e mecânicas utilizadas em jogos de tabuleiro está bastante bem conseguida, e documentada.

O segundo torna-se um pouco mais maçudo, apenas por discutir, e bem até, um tema um pouco mais..chato: os diferentes recursos que se podem utilizar na publicação de um jogo; análise de mercados, editoras, distribuidoras, lojas, margens de lucro etc.

Nem conhecia o senhor Scott Nicholson, mas deu a entender que é alguem bastante conhecido na cena de podcasts de jogos de tabuleiro e com boas capacidades de comunicação.

Uma outra discussão, bastante interessante, sobre a evolução dos jogos de tabuleiro, com direito a acordes de guitarra tocados pelo próprio podcaster - wink wink Rick Danger - pode ser ouvida aqui:
https://ryansturm.libsyn.com/episode-g-the-evolution-of-board-game-mechanics-with-geoff-englestein

Excelente. Dá uma ideia do trabalho que é fazer desembocar um projecto destes. Criatividade e saber fazer jogos não é tudo. Digamos que depois de ver os vídeos fiquei ainda mais certo de que a única forma de se conseguir fazer um jogo de sucesso é mesmo tendo perseverança e também alguma sorte.

Embora o Scott Nicholson esteja a falar para uma turma de alunos que se dedicam ao assunto, este vídeo não dá alas a optimismos, é bastante realista, ou seja, conseguir colocar um jogo de autor lá fora é tudo menos coisa fácil.

Quanto à última parte do filme em que ele fala do futuro dos jogos, bom, aí parece-me que existe um certo contra-senso. Por um lado, no início da palestra, diz que há quem prefira jogos de tabuleiro por estes serem duráveis e jogáveis em dez anos. Mas depois, aliando-os à tecnologia, não me parece possível que os mesmos boardgamers possam andar a brincar em touch screens.

Falo por mim, uma das razões que me levou a aproximar-me dos jogos de tabuleiro foi o facto de estar farto de vídeo jogos. Jogar Catan no ipad para mim não tem metade da piada. Mas cada um é como cada qual, e talvez ele até tenha razão... que há potencial para fazer mais dinheiro, talvez até haja.