Sê queimado pelo calor da fé do deserto com Jihad: Burning Sands

Capa Jihad: Burning SandsFoi finalmente publicado em versão papel, o suplemento que muitos jogadores de RPG e fãs do Universo Conhecido de Dune, a obra aclamada de Frank Herbert, esperavam ansiosamente. Está já disponível através da Indie Press Revolution e da Key 20 o Jihad: Burning Sands, o jogo de RPG que nos traz até nós todo este mundo envolvente de ficção científica através de uma adaptação das regras do jogo de fantasia, onde as crenças e a dedicação fazem mudar o mundo, Burning Wheel de Luke Crane.


Vencedor do Prémio de Melhor Suplemento Indie de RPG de 2005, este jogo leva-nos a escolher entre dois lados de um conflito épico entre facções: lutar ao lado dos guerreiros religiosamente fanáticos do Imperador-Mahdi de modo a que este molde o universo à sua imagem a partir da argamassa de cinzas e sangue de biliões de almas ou empunhar armas em defesa da ancestral e gloriosa nobreza das Casas Imperiais que têm governado o universo desde que a terra se perdeu?
Escolhe agora e sê queimado e transformado para sempre.


Jihad: The Burning Sands é uma homenagem ao universo de Dune com os nomes trocados por uma questão de direitos de autor: a Especiaria torna-se Sal, os Fremen tornam-se Fellahin, a Guilda o Sindicato. Contudo a mecânica elegante do jogo original baseada em apenas dados de seis faces e o seu sistema dramático de resolução de tarefas, progresso, testes de convicções e de zelo, combate social incisivo, feitiçaria da Irmandade, fé presciente e de combate com Escudos Pessoais de revolver as tripas, nunca esteve tão perto de fazer justiça ao Universo de Dune.
O livro de tamanho A5 e a preto e branco, de cerca de 88 páginas promove também a criação conjunta do planeta onde este conflito tomará lugar, levando a que as decisões tomadas pelos jogadores em prole de cada facção conduzam a história apoiadas pelo sistema de jogo. As suas escolhas afectarão profundamente cada consequência, desde uma vitória gloriosa a uma derrota infame.

Como adepto incondicional de Luke Crane e companhia, já mandei vir esta versão em papel (parece que é uma edição de tiragem limitada), embora o ficheiro em pdf da Jihad esteja acessível de graça (ou á borla) na internet.

Para o fã de Frank Herbert e do universo Dune, atrevo-me a dizer que que esta implementação em RPG é a que melhor captura o espírito das séries (a situação cronológica baseia-se nos acontecimentos ocorridos após o fim do filme/primeiro livro) .

A Jihad necessita, no entanto, das regras de Burning Wheel para ser jogável.

Numa altura em que os jogos chamados "independentes" estão a ter um sucesso brutal, a nível mundial e mesmo aqui em Portugal, está na altura de o jogo indie mais bem sucedido no mundo chegar às mesas de jogo do país, e este suplemento é uma boa oportunidade para chamar a atenção para tal!